O maior legado de uma Instituição de Ensino é desenvolver para o mundo indivíduos com capacidade plena de pensar por si mesmos e atuar coletivamente para o bem comum. Por isso, a aprendizagem criativa vem ganhando força dentro das escolas.
Existem diversos fatores externos que influenciam o pensamento e o modo de ser de cada criança e jovem. Os alunos já chegam com uma postura diferente e vão se tornando cada vez mais, protagonistas do próprio aprendizado.
Pense no último projeto que você concluiu e quais caminhos percorreu para chegar até a solução. Buscar opções que ninguém pensou antes é ter domínio da sua criatividade. Isso traz algo fascinante: inovação.
O objetivo desse conteúdo é mostrar como é possível utilizar a aprendizagem criativa no ambiente escolar. Para isso vamos apresentar o seu conceito, como funciona e quais os benefícios desse método. Boa leitura!
O que é aprendizagem criativa?
A aprendizagem criativa, ou Learning Creative, é uma abordagem pedagógica que busca despertar o interesse dos alunos através do desenvolvimento de conexões pessoais, na qual o professor cria um ambiente propício ao estímulo da criatividade, imaginação e da colaboração.
Para utilizar a metodologia no ambiente escolar, é fundamental que a educação seja colaborativa e criativa, tornando o aprendizado interessante e participativo.
Esse é um método que se conecta à era digital em que vivemos. A Learning Creative não se prende apenas ao conteúdo, mas incentiva os alunos a colocar em prática as formas que imaginam para solucionar os problemas.
Como funciona a aprendizagem criativa?
A aprendizagem criativa pode ser aplicada por meio de atividades que envolvem arte, corpo e tecnologia, para desenvolver as competências socioemocionais.
Existem diversas ferramentas que podem ser usadas em sala de aula para favorecer a aprendizagem criativa. O importante é assumir a escola como um ambiente de reflexão, criação e desenvolvimento integral dos estudantes.
O processo educacional acontece de forma dinâmica. Essa trilha de aprendizagem tem um formato espiral, no qual retornamos a alguns pontos ao mesmo tempo em que seguimos em frente.
A Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC) diz que no espiral da Aprendizagem Criativa imaginamos o que queremos criar, construímos algo, brincamos com materiais e ideias neste processo, compartilhamos nossas criações e refletimos sobre como e o que aprendemos, voltando a imaginar novamente.
Quais seus benefícios?
Um dos principais benefícios dessa aprendizagem para crianças e educadores é a ênfase no presente, com certeza do quão benéfica será no futuro. Durante a prática, cada um tem a oportunidade de interagir consigo e com os outros. Veja os benefícios que esse método pode oferecer:
- Desenvolvimento de habilidades e competências;
- Autonomia de aprendizado;
- Liberdade de expressão e pensamento;
- Ambiente agradável e estimulante.
É possível implementar, desenvolver atividades e promover a aprendizagem criativa em diversos momentos: na faculdade para melhorar os projetos; no trabalho, para se tornar um profissional que tenha mais resultados e promova a inovação; na vida pessoal, ajudando a resolver desafios do dia a dia com mais facilidade.
De todas as maneiras, adotar a prática pode ser algo bastante positivo para a Instituição de Ensino, fortalecendo os resultados escolares e, melhorando o desempenho dos alunos, alcançando assim, impactos positivos no ambiente educacional.
Usar o processo criativo para aprender conteúdos diversos pode ser uma maneira de estimular os estudantes a serem mais ativos durante o processo educacional.
Os 4 P’s da aprendizagem criativa
Por meio da aprendizagem criativa fica claro que, quando criamos algo com que nos identificamos, que seja relevante para nós, o processo acontece de forma natural, divertida e inovadora.
Os 4P’s da aprendizagem criativa nos ajuda a entender isso. São eles: projetos, paixão, pares e pensar brincando.
Quando seguimos por esse caminho, nós exercitamos nossa capacidade de aprender e desenvolver projetos mais criativos. Muitas vezes, aplicamos esses pontos sem a consciência de estarmos fazendo.
Projetos
Trabalhar com projetos permite aos alunos mobilizarem diferentes áreas de conhecimento e interesses, exercitando habilidades que já possuem e desenvolvendo novas técnicas.
Paixão
Quando trabalhamos em projetos com os quais nos importamos, geralmente trabalhamos por mais tempo, com mais atenção e esforço. Além de aprendermos mais no processo e enfrentarmos desafios com mais dedicação.
Pares
Compartilhar ideias e projetos é essencial para que a Aprendizagem Criativa ocorra. Uma ideia ou experiência só se torna relevante quando é compartilhada com outras pessoas.
Pensar brincando
Usar experiências divertidas como testar coisas novas, experimentar materiais desconhecidos e assumir riscos geram ideias mais inovadoras e deixam os alunos mais envolvidos.
Algumas dicas para colocar a aprendizagem criativa na sua escola
A Instituição de ensino pode contribuir para o desenvolvimento criativo dos alunos de diversas formas. Confira algumas sugestões a seguir:
- Independente da disciplina, disponha de arte e música na sala de aula como aporte pedagógico e fontes complementares;
- Estimule o interesse dos alunos em trabalhos criativos com aulas de campo e, incentive os alunos a criarem projetos usando a tecnologia;
- Faça perguntas instigantes durante a aula;
- Permita falhas;
- Utilize outros ambientes da escola;
- Leve em consideração sugestões de abordagem dos alunos;
- Busque introduzir o cotidiano dos alunos em conversas ou até na abordagem pedagógica;
- Conduza a aula de forma que a curiosidade dos alunos seja endossada como uma atitude positiva.
A prática pode ir além do ambiente escolar e, para encorajar as famílias a adotarem essa filosofia em casa, os educadores podem apresentar a proposta da escola.
Para que os alunos consigam, de fato, mergulhar no processo de aprendizagem criativa, é fundamental que gestores, educadores e demais colaboradores da Instituição de Ensino promovam um ambiente escolar confortável e convidativo.
Conclusão
A criatividade permite que problemas sejam analisados por diferentes ângulos e para que haja soluções além das comuns. Por aqui, estamos sempre em busca de enxergar o mundo por meio de novas possibilidades, de forma mais criativa.
É válido considerar que nem sempre os familiares terão disponibilidade de auxiliar os pequenos. Portanto, o ideal é incentivar que haja envolvimento, mas não sugerir atividades que só possam ser feitas com acompanhamento.
Pensando na teoria dos 4Ps, a aprendizagem criativa planeja formar parcerias entre os alunos, propor, elaborar e desenvolver projetos, despertar a paixão durante o processo criativo e compartilhar as informações para um resultado bem-sucedido.
Se você gostou desse conteúdo e deseja nortear os trabalhos da sua escolha por essa e outras metodologias, inscreva-se na nossa newsletter no campo abaixo e receba as principais novidades no mundo da educação para garantir um ano letivo ainda mais alinhado às expectativas!