A importância do armazenamento de provas na nuvem

Sumário

A tecnologia está sempre procurando maneiras de melhorar a qualidade da educação e prevenir incidentes que coloquem em risco a experiência do aluno. Dentre as contribuições recentes da tecnologia no ambiente educacional está o armazenamento de provas na nuvem.

Através desse armazenamento, é possível acabar com uma imagem que é o pesadelo de todo professor: uma mochila pesada e cheia de provas para serem corrigidas.

Além do peso físico de ter que carregar algo tão desconfortável consigo, ainda existe o peso simbólico da responsabilidade de ter em suas mãos o destino acadêmico de tantos alunos armazenados em algo tão frágil como folhas de papel.

Mas, para entendermos os reais benefícios do armazenamento de provas na nuvem, precisamos começar do começo.

O que é armazenamento em nuvem?

O armazenamento em nuvem é uma tecnologia moderna que permite ao usuário guardar seus dados em servidores online, dispensando a necessidade de dispositivos de armazenamento físicos.

Desta forma, basta que o usuário tenha acesso a internet para visualizar, manipular, incluir e excluir suas informações de um serviço de nuvem. 

Atualmente, diversas empresas oferecem seus próprios provedores de nuvem, tanto para uso pessoal quanto empresarial. Algumas das mais famosas são a Google, a Microsoft e a Apple.

Benefícios do armazenamento em nuvem

Segundo previsão da Gartner, os gastos mundiais com armazenamento em nuvem atingirão US$500 bilhões ainda em 2022.

E não é à toa que esse é um dos mercados que mais cresce no mundo. Veja alguns dos seus benefícios:

  • Redução de custos e economia de espaço: ao utilizar a nuvem, o usuário não precisa mais comprar HDs para armazenar seus arquivos e nem ficar limitado ao espaço de memória de seus notebooks e computadores.
  • Mobilidade e praticidade: os arquivos na nuvem podem ser acessados de qualquer lugar ou dispositivo, basta possuir uma conexão com a internet.
  • Facilidade no compartilhamento: a nuvem permite que mais de uma pessoa acesse o mesmo arquivo ao mesmo tempo em dispositivos diferentes.
  • Variedade de recursos online: os provedores de nuvem possuem diversos recursos que se adequam às mais variadas necessidades, além disso a maioria dos seus softwares (sejam eles de edição de texto, planilhas, imagens, entre outros) não exigem instalação.
  • Segurança: ao colocar seus arquivos na nuvem, você terá a certeza de que eles estão seguros e que somente serão acessados por pessoas autorizadas, sendo que nem o próprio provedor tem acesso ao conteúdo dos arquivos.

Algumas situações que podem acontecer sem o armazenamento de provas na nuvem

Já que falamos em segurança, vamos voltar para o exemplo da “mochila cheia de provas” e pensar no que pode acontecer caso a Instituição não invista no armazenamento de provas na nuvem.

As avaliações podem ser facilmente danificadas, seja por imprevistos meteorológicos, como uma chuva inesperada, ou por acidentes do dia a dia, como a queda de algum líquido sobre os papéis.

Além disso, há sempre o risco de perda ou furto quando estamos lidando com cópias físicas. 

E mesmo que nada disso aconteça, somente o estresse de ter que carregar a mochila e pensar em todas essas situações já são suficientes para prejudicar a rotina do professor.

Sendo assim, a única maneira de ter segurança e tranquilidade é através da tecnologia.

Como um Sistema de Gestão de Provas pode te ajudar?

armazenamento de provas na nuvem

Uma das principais estratégias para potencializar a experiência de ensino dos alunos é o Sistema de Gestão de Provas, uma maneira de automatizar todo o processo avaliativo da sua instituição.

Veja algumas das principais vantagens deste modelo:

Tenha um armazenamento de provas na nuvem

Um dos pontos positivos é justamente o tema principal deste texto: o armazenamento de provas na nuvem.

Com o Sistema de Gestão de Provas, as avaliações ficam armazenadas indefinidamente, podendo ser acessadas ou recuperadas a qualquer momento.

Armazene também suas provas presenciais

O Sistema de Gestão de Provas permite o armazenamento de provas na nuvem, inclusive se a sua Instituição optar pelo modelo de avaliações presenciais realizadas manualmente.

Isso é possível pois toda a elaboração das avaliações é realizada dentro do sistema, sendo assim, o arquivo original da prova fica salvo na nuvem, mesmo após a impressão.

Mantenha o armazenamento inclusive de provas já aplicadas

Para explicarmos sobre o armazenamento de provas já aplicadas, precisamos falar de outra das vantagens de um Sistema de Gestão de Provas: a correção automatizada via Inteligência Artificial.

Nela, o cartão-resposta das provas será escaneado e a correção acontecerá de forma instantânea, poupando tempo do professor, evitando possíveis erros e guardando as provas já realizadas no sistema.

Analise recursos dos alunos com mais rapidez

Já que falamos sobre armazenar as provas já aplicadas, é interessante lembrar que, sobretudo no Ensino Superior, é comum que os alunos entrem com recursos pedindo a revisão de suas notas.

Graças ao Software de Gestão de Provas, o gabarito de cada aluno permanecerá armazenado na nuvem, podendo ser consultado a qualquer momento e de qualquer dispositivo.

Isso permite ao professor dar uma resposta rápida, melhorando a experiência do aluno.

Evite imprevistos nos seus processos avaliativos com a Prova Fácil

Como vimos, o armazenamento de provas na nuvem pode evitar diversos contratempos, assegurando a credibilidade dos processos avaliativos e facilitando a vida de alunos e professores.

Mas, para que esse armazenamento seja feito com a segurança necessária, é preciso o investimento em um Software de Gestão de Provas eficiente, que realmente compreenda as necessidades da Instituição: Essa ferramenta é a Prova Fácil!

Com o Software de Gestão de Provas da Prova Fácil, você não terá apenas o melhor serviço de armazenamento de provas na nuvem, como também encontrará suporte para todas as etapas do processo avaliativo.

A elaboração das provas será muito mais ágil e menos penosa para os professores, assim como a logística de aplicação, que também ficará por conta da ferramenta.

a correção será feita com o que há de mais moderno no mercado de Inteligência Artificial, e após ela, serão disponibilizados dados que auxiliarão na tomada de decisões da sua Instituição.

É a tecnologia, junto com a Prova Fácil, atuando em todas as frentes para levar a sua Instituição rumo à educação do futuro!

Compartilhe este conteúdo:

Posts relacionados:

Processo seletivo humanizado

Processo Seletivo Humanizado

No competitivo mercado de trabalho atual, as empresas estão constantemente buscando maneiras inovadoras de atrair e reter os melhores talentos. Uma abordagem que tem ganhado

Leia mais

Inscreva-se em nossa Newsletter

Toda semana dicas e conteúdos educativos da Prova Fácil para você!