Avaliação adaptativa: Conheça a Avaliação Inteligente

Avaliação adaptativa

As transformações na educação vêm para nos fazer questionar o modo como ensinamos, aprendemos e avaliamos.

Se antigamente a sala de aula era um espaço opressivo, onde o educador apenas falava e os educandos apenas ouviam, mudanças recentes transformaram esse processo em uma troca muito mais saudável e harmoniosa.

Na educação de 2023, o aluno é ouvido e tem suas necessidades individuais levadas em consideração. Da mesma forma, a preocupação com a formação cidadã torna-se tão importante quanto as notas do boletim.

Em meio a tantas mudanças, uma coisa ainda faltava ser ressignificada: o erro.

De que maneira uma resposta errada poderia representar não um fracasso do estudante, mas uma oportunidade para atingir o sucesso? É aí que entra a avaliação adaptativa.

O que é uma avaliação adaptativa?

A avaliação adaptativa é um recurso pedagógico que ressignifica o erro do aluno nas provas e o utiliza como ferramenta de aprendizado.

Ela derruba o mito de que a avaliação é a etapa final do aprendizado, passando a encarar o processo como algo contínuo, que nunca termina e sempre pode ser aperfeiçoado.

Através do modelo de avaliação adaptativa, após o aluno terminar a realização da prova, uma nova prova será formulada levando em conta somente as questões que ele errou.

Essa formulação é feita de forma automática, através de um software, não exigindo trabalho extra por parte do professor.

Como ela se relaciona com a aprendizagem adaptativa?

A avaliação adaptativa está diretamente ligada ao conceito de aprendizagem adaptativa.

Trata-se de um modelo de ensino que busca entender e se moldar às necessidades individuais de cada aluno, criando um ensino mais personalizado e com estratégias pedagógicas mais assertivas.

A aprendizagem adaptativa anda de mãos dadas com a tecnologia, já que é ela quem dará suporte para o professor obter os dados sobre o aprendizado de cada aluno e também fornecerá ferramentas modernas para trabalhar as necessidades de cada um deles.

Leia mais sobre como aplicar a aprendizagem adaptativa na sua escola!

Como a avaliação adaptativa contribui para a tão falada personalização do Ensino?

Como vimos anteriormente, tanto a aprendizagem adaptativa quanto a avaliação adaptativa estão intimamente ligadas com conceitos da educação moderna, ou educação 5.0.

A educação 5.0 tem como base utilizar os recursos tecnológicos para auxiliar na formação de indivíduos mais preparados, mentalmente saudáveis e socialmente responsáveis.

Esses objetivos estão ligados ao conceito de personalização do ensino, que passa a enxergar o aluno como um ser único, individual e protagonista da própria jornada de conhecimento.

Antigamente, a sala de aula era vista como uma coisa só, ignorando as particularidades, facilidades e dificuldades de cada indivíduo que a compunha.

Isso inevitavelmente gerava a divisão da classe entre os “inteligentes” e os “não inteligentes”, os “esforçados” e os “folgados” e colocava os alunos desde cedo em “caixinhas” que os acompanhariam pelo resto da vida.

Agora, a regra é outra: todo aluno importa.

E as razões pelas quais ele não apresenta um desempenho adequado devem ser cuidadosamente analisadas para que as soluções certas sejam encontradas.

E qual melhor forma de encontrar essas soluções, senão através da avaliação adaptativa?

Aproveitando: já que falamos da educação 5.0, baixe nosso infográfico e descubra como implantá-la na sua escola!

Avaliação Inteligente: Quais os benefícios da aplicação de uma avaliação adaptativa?

Avaliação adaptativa

A Prova Fácil também oferece seu próprio modelo de avaliação adaptativa: Trata-se da Avaliação Inteligente!

Com ela, você tem o suporte tecnológico da líder no mercado de gestão de provas na América Latina para identificar as necessidades dos seus alunos e traçar estratégias para supri-las.

Falaremos de algumas das vantagens de aderir à Avaliação Inteligente a seguir.

A prova vai além de uma nota ou uma entrega de resultados

Com a Avaliação Inteligente, a prova deixa de ser um mero instrumento de classificação e passa a desempenhar um papel mais ativo na construção do aprendizado.

Ela deixa de ser o ponto final, tornando-se mais uma etapa na jornada de conhecimento do aluno.

Ela também retira a sensação de “juízo final” da prova, tornando-a mais leve para o aluno.

Após um tempo realizando Avaliações Inteligentes, o aluno entenderá que a prova não existe para puni-lo caso erre alguma questão, mas para ajudá-lo a aprender cada vez mais.

Ajuda na absorção de conteúdo e na construção de conhecimento

Ao identificar o erro do aluno e focar especificamente nele na avaliação seguinte, você estará ajudando a fixar o aprendizado.

Depois de passar pelas duas avaliações, dificilmente o aluno esquecerá aquilo que errou da primeira vez.

Trata-se de um método bastante eficaz para a fixação de conteúdos com os quais o aluno tenha dificuldade, eliminando a antiga ideia de “decorar para a prova” e substituindo-a por “aprender com a prova”.

Ajuda a olhar para o processo de aprendizagem de forma individualizada

Como já dissemos, um dos pilares da educação moderna é olhar para as necessidades de cada aluno de forma individual.

Através da Avaliação Inteligente, professores e coordenadores poderão contar com a lente de aumento da tecnologia para comparar resultados, identificar gargalos e traçar as melhores estratégias para ajudar cada aluno.

Trata-se de oferecer um novo tipo de experiência ao estudante, que seria impossível sem a ajuda de um software moderno, produzido com tecnologia de ponta.

Como faço para ter a Avaliação Inteligente?

Você pode fazer parte do time de educadores que adquiriram a Avaliação Inteligente entrando em contato com um de nossos especialistas, no site da Prova Fácil!

Ele poderá te dar mais detalhes sobre as vantagens dessa funcionalidade, bem como de outros serviços ofertados pela Prova Fácil, como o Software de Gestão de Provas.

Entre as funcionalidades que as soluções Prova Fácil oferecem estão:

  • Planejamento do calendário de provas.
  • Organização e logística de aplicação de exames.
  • Formulação de provas através de um banco de questões editável 
  • Correção automática de avaliações.
  • Gestão estratégica de resultados.
  • Produção de avaliações inteligentes.

Não perca mais tempo e leve a tecnologia e a personalização do ensino para a sua Instituição com a Prova Fácil!

Posts relacionados:

Processo seletivo humanizado

Processo Seletivo Humanizado

No competitivo mercado de trabalho atual, as empresas estão constantemente buscando maneiras inovadoras de atrair e reter os melhores talentos. Uma abordagem que tem ganhado

Leia mais

Inscreva-se em nossa Newsletter

Toda semana dicas e conteúdos educativos da Prova Fácil para você!