A avaliação em modelo dinâmico facilita a rotina do professor ao oferecer uma prova que segue as diretrizes da instituição, ao mesmo tempo que atende aos requisitos de aprendizagem dos discentes.
Todas as instituições necessitam aplicar provas para medir os resultados de aprendizagem dos estudantes. Cada IES tem regras próprias e busca atender aos critérios próprios de cada faculdade.Nesse contexto, entra a avaliação em modelo dinâmico.
A avaliação em modelo dinâmico costuma ser mais adequada para universidades que atuam na Educação a Distância ou então que participam de uma rede de centros universitários.
A regra geral é precisar seguir um padrão avaliativo nos testes, ou seja, uma padronização.
Sendo assim, vale a pena entender como funciona esse modelo de aplicação, já que ele é tendência quando o assunto é a geração de provas automáticas conforme as regras de uma IES. Acompanhe o artigo!
O que é avaliação em modelo dinâmico?
Basicamente, a avaliação em modelo dinâmico acontece quando é possível gerar provas automáticas de acordo com as diretrizes pedagógicas de uma instituição de ensino.
Nesse modelo de teste avaliativo, o professor pode escolher o total de questões, os níveis de dificuldade, bem como se quer adicionar questões inéditas, entre outras possibilidades.
Assim, a seleção de perguntas ocorre de modo automático, porém isso não impede que o docente revise essas questões antes de aplicar o exame com os estudantes.
E ainda que o docente não possua total autonomia na seleção das questões, ele se beneficia pela padronização dos processos, aspecto essencial de provas em larga escala.
Quais as possibilidades de prova ao adotar a avaliação em modelo dinâmico?
Com a avaliação em modelo dinâmico, a qualidade das questões geradas se devem às diversas possibilidades desse recurso avaliativo, como os que falaremos a seguir.
Acesso ao histórico de uso das questões
Universidades e centros universitários que têm diferentes turmas de um mesmo curso precisam aferir a qualidade da aprendizagem dos alunos, de forma que também seja assegurada a qualidade das avaliações.
Aliás, imagine ter que fazer uma prova de substituição e não ter certeza se determinada questão já foi utilizada?
Pois então. É justamente isso que a avaliação em modelo dinâmico evita, já que o docente tem acesso ao histórico de perguntas já realizadas anteriormente.
Checagem de regra do modelo
Ao planejar as questões, é possível definir as regras de criação da prova dinâmica, como a quantidade de questões, o nível de dificuldade, o conteúdo abordado e se essas perguntas são discursivas ou objetivas.
Com essas determinações registradas no sistema, a tecnologia do sistema de geração de provas irá criar um teste padronizado de acordo com as características escolhidas.
Além disso, é possível atualizar o banco de questões regularmente a fim de ofertar ao aluno e a IES a quantidade de perguntas necessárias aos requisitos da faculdade.
Detalhamento das questões
Às vezes, pode acontecer de uma determinada questão ser cadastrada errada, o que demanda a sua retirada do sistema (por estar anulada).
Com isso, o professor não precisa se preocupar com a seleção desse tipo de assertiva, uma vez que o sistema irá notificar com detalhes se o item está disponível ou não para aplicação.
Também dá para saber se uma dada pergunta está inativada, pois a tecnologia indica se o item está indisponível para aplicação. Graças ao histórico de questões, dá para manter a questão na plataforma para consulta, mesmo que ela não seja utilizada.
Quais os benefícios?
O modelo dinâmico de avaliação dispõe de inúmeros benefícios, como vimos até aqui. Saiba mais vantagens de aderir a essa tecnologia para sua IES.
Provas originais
A avaliação em modelo dinâmico possui diversos diferenciais e uma delas é justamente a chance de trabalhar com questões dinâmicas, que nada mais é que a disposição de perguntas de maneira aleatória, através do banco de questões cadastrado no sistema.
Sendo assim, as questões são escolhidas seguindo os parâmetros próprios de cada instituição de ensino superior. Seguindo essa lógica, o conteúdo é o mesmo, só mudando a ordem.
Além disso, pode-se construir uma prova com perguntas e/ou alternativas em ordem diferentes, mas com o mesmo conteúdo, o que mantém uma avaliação justa e igualitária para todos.
Evita colas
Agora um ponto de excelente destaque do modelo dinâmico é sem dúvidas a prevenção de colas durante a realização de exames.
Afinal, ainda que o mesmo conteúdo esteja presente nas provas, esse material está em ordem diferente de alternativas e questões para cada discente.
Por meio da randomização, a prova fica pronta e disponível para aplicação. Além do mais, dá para criar grupos distintos de agendamento, podendo definir se as questões serão iguais ou diferentes conforme o público escolhido.
Priorização de questões
Que tal priorizar uma dada questão que não é muito utilizada mas que tem um alto percentual de aproveitamento? Essa é a outra possibilidade do modelo de avaliação dinâmico, a priorização de perguntas com pouco uso pelos docentes, uma prática que diversifica as avaliações e seleciona um teste mais interessante a todos.
Como a Prova Fácil pode te ajudar a aplicar essas avaliações?
Como pudemos ver, são inúmeros os benefícios de usar a avaliação em modelo dinâmico em uma instituição de educação superior. A praticidade e a padronização das questões são as palavras-chaves que definem esse modelo de prova, ideal para avaliações em larga escala.
A Prova Fácil possui variados recursos direcionados a criação de provas inteligentes e atuais. A avaliação em modelo dinâmico é uma delas, pois acreditamos na alta praticidade e ajuda que esse tipo de tecnologia pode oferecer aos docentes, discentes e da instituição.
Por isso, dispomos das ferramentas necessárias a adição desse tipo de avaliação na sua IES, com o intuito de que você, coordenador e/ou diretor de ensino, possa oferecer a melhor experiência ao seu corpo escolar.
Portanto, não espere mais e entre em contato com nossos especialistas e descubra como podemos te ajudar, independente do segmento ou porte da sua universidade!
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