Por que as avaliações são parte fundamental da gestão de um EaD?

Sumário

Parece simples, mas a aplicação de avaliações no EaD exige esforço e dedicação. Por ser uma modalidade diferenciada e que requer a intermediação de tecnologias, as provas devem fornecer uma percepção mais evidente do processo de ensino-aprendizagem. 

O objetivo é entender como está a construção do conhecimento e o envolvimento de alunos, professores e coordenadores. Sem efetivar essa interligação, torna-se mais difícil assegurar a qualidade da educação.

Esses aspectos demonstram parte da importância das avaliações. Ainda há mais o que considerar no EaD. É preciso saber como aplicá-las de maneira eficiente para surtirem efeitos positivos na sua instituição de ensino. Vamos apresentar essas questões neste post. Continue lendo!

A importância das avaliações no EaD

Garantir uma educação de qualidade é uma tarefa complexa. As avaliações ajudam a alcançar esse propósito, porque permitem investigar, analisar e tomar decisões relevantes sobre o processo de ensino-aprendizagem.

Dentro do contexto da educação a distância, a finalidade é igual, mas exige um cuidado ainda maior. Os processos de avaliação precisam ser mais eficientes e adequados ao cenário diferenciado. Somente dessa forma há validação do modelo de ensino.

É preciso entender que a avaliação deve guiar a aprendizagem. Ao considerar as provas como ferramentas de gestão, você visualiza mais do que as notas obtidas pelos estudantes e tem a chance de identificar dificuldades, gargalos, necessidades de revisão de assuntos e mais.

Por isso, o foco agora é a aprendizagem adaptativa. A proposta é considerar as demandas de cada indivíduo para explorar ao máximo seu potencial. No EaD é mais difícil alcançar esse patamar. Ainda assim, é possível por meio de um planejamento bem elaborado.

Nesse cenário, é preciso trabalhar quatro principais aspectos. Eles são:

  • abrangência, isto é, o processo de análise deve envolver diferentes elementos, como instituição, professores, materiais, estudantes e ambientes. Assim, há um alinhamento maior com relação aos objetivos de aprendizagem;
  • uso de ferramentas, a fim de atingir as metas educacionais, inclusive aquelas traçadas em âmbito nacional;
  • foco nas práticas realizadas em sala de aula para saber se o aluno realmente compreendeu o assunto e sua aplicação ao cotidiano;
  • centralização do estudante no processo de ensino-aprendizagem, com o objetivo de fazê-lo ser protagonista da construção do conhecimento. Nesse caso, a escola ou universidade tem o dever de fornecer os recursos apropriados para essa autonomia.

Atender a todos esses critérios depende da elaboração de avaliações eficazes. No ensino a distância, é ainda mais difícil devido às diferentes realidades dos estudantes. Cabe ao professor usar uma linguagem intermediária, nem tão fácil que torne o conteúdo desinteressante nem tão complexa para evitar o desestímulo.

Ao encontrar esse equilíbrio, o aprendizado é promovido, com o despertar de prazer e vontade de continuar obtendo resultados.

4 dicas para elaborar avaliações eficientes no EaD

As avaliações no EaD são ferramentas de gestão. Elas sinalizam o que deve ser melhorado na parte de coordenadoria pedagógica e indicam como os docentes precisam agir para atingirem os resultados esperados com os alunos.

Além disso, há quatro boas práticas que ajudam a chegar lá. Quer saber quais são elas? Listamos abaixo!

1. Tenha um banco de questões robusto e parametrizado

O processo de elaboração das questões de prova é maçante e toma horas de trabalho do professor. Por isso, é uma prática comum aplicar os mesmos exames anos a fio, o que facilita  a “cola” dos alunos. Para evitar essas situações, o ideal é ter um banco de questões inteligente.

Isso significa que ele deve ser robusto e parametrizado de acordo com a matriz de conteúdo da instituição. A melhor forma de fazer isso é com um software de gestão de provas, que ainda deve oferecer níveis de dificuldade. 

Assim, as questões são selecionadas de maneira automática e as provas são geradas em poucos segundos. O professor tem o trabalho apenas de verificar se todas as perguntas estão condizentes com o esperado e aprová-las..

Como resultado, todos os docentes da instituição trabalham de forma padronizada, mesmo que as disciplinas ministradas sejam diferentes. Os parâmetros seguidos são iguais e garantem transparência ao processo — medida que evita pedidos de revisão da correção e reclamações.

Mais além, a padronização ajuda a identificar problemas específicos de um aluno ou de uma turma. Ao fazer comparações com outros exames aplicados com o mesmo nível de dificuldade, é possível verificar se o problema está no ensino ou se é necessário oferecer um acompanhamento mais personalizado a um indivíduo ou grupo de pessoas.

2. Estabeleça um workflow de aprovação e revisão das questões

As questões da prova precisam ser bem analisadas para garantir a eficiência das avaliações no EaD. Ao estabelecer um fluxo de revisão, os coordenadores analisam os exames e asseguram que está de acordo com a matriz de conteúdo da instituição.

Além disso, o próprio software de gestão de provas realiza o workflow a partir de diferentes categorias, como: validação técnica, validação de conteúdo, revisão ortográfica e mais. Basta colocar a avaliação na lista de conferência e ela será avaliada. Em seguida, ela segue para aprovação.

Os trâmites são armazenados no sistema para consulta posterior por meio de relatórios. Isso facilita o processo de elaboração das provas e elas podem ser aplicadas com mais frequência. É o que ocorre na Faculdade de Medicina do Hospital Israelita Albert Einstein.

A instituição utiliza a metodologia Team Based Learning (TBL), que prevê avaliações ao final de todas as aulas. Com a ajuda do software de gestão de provas, os exames são gerados de forma automática e dinâmica, o que faz os estudantes identificarem suas dificuldades de aprendizado. 

Aos docentes, é a oportunidade de verificar gargalos e necessidades de melhorias logo após o conteúdo ser ministrado. Dessa forma, eles podem adequar o ensino conforme ele é aplicado. Ainda que esse exemplo ocorra em âmbito presencial, ele é aplicável ao EaD, da mesma maneira como ocorre no Hospital.

3. Conte com um bom sistema de avaliação online

A complexidade do processo de elaboração de avaliações requer uma tecnologia apropriada. É o sistema de avaliações online — ou software de gestão de provas — que permite gerar questões de forma randômica, elaborar provas diferentes por aluno, classificar as perguntas por nível de dificuldade e mais, conforme destacamos.

Mais que isso, uma solução adequada permite travar o browser para evitar a cola dos alunos. Isso acontece por meio de uma ferramenta, que impede o acesso a recursos do computador não autorizados para uso durante a prova.

Outra funcionalidade relevante é o reconhecimento facial. Com a ajuda dessa tecnologia inovadora, o estudante consegue realizar os exames a distância, sem ocorrência de fraudes e com a possibilidade de atingir resultados mais rápidos.

4. Tenha um sistema que permita a correção automática e online de questões objetivas e dissertativas

A correção automática das avaliações é outro requisito fundamental para a aplicação de provas no EaD. O sistema online realiza essa atividade tanto de questões objetivas quanto discursivas. O processo ocorre da seguinte forma:

  • as perguntas objetivas têm seu gabarito gerado durante a elaboração da avaliação. O sistema faz a leitura automática e identifica aquelas que estão certas e as erradas;
  • as questões discursivas são escaneadas e corrigidas na tela , com indicação de links para complementação das leituras e melhor entendimento das respostas corretas.

Três exemplos de uso desse recurso são a Universidade Tiradentes (UNIT), o Centro Paula Souza e a Universidade Cruzeiro do Sul. A primeira é uma das principais instituições privadas do Nordeste, com mais de 26 mil estudantes. Com cursos EaD e presenciais, são geradas mais de 100 mil provas , sempre de acordo com os parâmetros da instituição.

Os resultados foram a redução de 35% nos custos operacionais no setor de avaliações, redução dos pedidos de revisão de provas e maior dedicação dos professores à elaboração de aulas, que se tornam mais completas. O case de sucesso foi registrado em um vídeo do YouTube, assista:

Já o Centro Paula Souza é uma das maiores instituições de ensino profissional da América Latina. Com presença em mais de 300 municípios do estado de São Paulo, o software de gestão de provas, com a elaboração e a correção automáticas de avaliações, trouxe mais facilidade e praticidade à rotina docente – antes as avaliações eram enviadas pelos Correios!.

O responsável pela aplicação das provas no curso de Formação de Docentes, professor Artur Jovanelli, ainda destaca: “com a avaliação online, temos o resultado imediato e as discursivas são corrigidas com mais facilidade pelos professores”. Isso trouxe ganhos financeiros, porque o processo automatizado deixou de ser feito em planilhas para ser redimensionado.

Por fim, a Universidade Cruzeiro do Sul, que tem o maior EaD do Brasil, aplicou mais de 150 mil provas online. Como? Pelo software de gestão de provas, que padronizou as atividades e trouxe eficiência.

Todos esses casos evidenciam por que as avaliações no EaD são importantes. Agora que você também entenda da relevância, basta aplicar essas práticas na sua instituição de ensino.

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Como acontece a geração de provas e correção automática-01

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