Por que oferecer bolsas de estudo em sua escola?

bolsas de estudo

Sumário

As vantagens que as bolsas de estudo oferecem para pais e alunos de escolas particulares são mais do que conhecidas.

Através delas, famílias que passam por dificuldades financeiras podem dar uma educação de qualidade para seus filhos, além do aluno ter a oportunidade de iniciar sua vida acadêmica com o pé direito.

No entanto, se engana quem pensa que as escolas estão apenas exercitando sua generosidade e que não encontram benefícios nesta prática.

É hora de conhecermos as vantagens em oferecer bolsas de estudo em sua escola!

3 motivos para oferecer bolsas de estudo em sua escola

Segundo levantamento do site Melhor Escola, as 10 melhores escolas particulares do estado de São Paulo possuem programas de bolsas de estudo para seus alunos.

Neste caso, os descontos vão de 20% a 50%. Porém, as modalidades de bolsa de estudos são diversas e devem ser analisadas e oferecidas de acordo com os interesses da Instituição e as necessidades dos alunos.

Confira abaixo alguns dos motivos que levaram as principais escolas do maior estado do país a oferecer bolsas de estudo!

Atração de talentos

Pesquisas indicam que alunos que possuem bolsas de estudo tendem a se dedicar mais e obter melhores notas, tanto nas avaliações regulares quanto em exames como o ENEM.

Sendo assim, a oferta de bolsas de estudo em sua escola passa a ser uma estratégia para atrair os melhores alunos, mantê-los motivados e conseguir resultados que impactarão positivamente na reputação da Instituição.

Diálogo com a comunidade

A oferta de bolsas de estudo também passa uma imagem positiva da escola para a comunidade.

Portanto, é interessante que a Instituição mantenha um diálogo franco com as famílias e se mostre aberta a oferecer condições de desconto baseadas nas necessidades dos pais e no desempenho dos alunos.

Essa medida, além de melhorar a satisfação com a escola e aproximá-la da comunidade, ainda ajuda no marketing boca a boca.

Utilização da educação como ferramenta de transformação

Um dos princípios da educação é que ela deve ser um instrumento de transformação social.

Isso quer dizer que é obrigação daqueles que trabalham na área buscar ampliar o acesso à educação de qualidade, levando-a até o maior número de pessoas, inclusive aquelas que não teriam condições de arcar com a mensalidade integral.

Desta forma, oferecer bolsas de estudo em sua escola também pode ajudar a Instituição a cumprir sua função social, fomentar a inclusão e formar alunos mais preparados para conviver com a diversidade.

Falando na educação como instrumento de transformação: saiba mais sobre o papel do professor na formação do cidadão!

O que se atentar antes de oferecer bolsas de estudo em sua escola?

Além das vantagens, é importante estar ciente dos requisitos necessários para oferecer bolsas de estudo em sua escola.

Trata-se de um processo que exige planejamento, ações coordenadas e investimento em tecnologia para garantir os resultados desejados. Caso contrário, os benefícios citados no tópico anterior podem não ser atingidos.

Saiba a que se atentar e qual o passo a passo para que a sua oferta de bolsas de estudo seja um sucesso!

Conversa entre diretoria e mantenedores

Primeiramente, é necessário que todos os agentes do ambiente escolar estejam na mesma página sobre os objetivos, características e esforços necessários para o plano de bolsas de estudo.

Alguns pontos que devem ficar claros:

  • A situação financeira geral da escola, para saber se ela tem condições de investir em bolsas de estudo neste momento.
  • Listagem dos investimentos necessários para concessão e manutenção das bolsas de estudo (entre eles, gastos com divulgação e investimentos em tecnologia para aplicação de exames seletivos).
  • Fatores que serão levados em consideração na hora de conceder as bolsas (por exemplo, desempenho nas avaliações regulares, condição socioeconômica, tempo do aluno na escola).
  • Estabelecimento de metas e expectativas de retorno que o programa de bolsas de estudos trará para a Instituição (aumento no número de matrículas, redução da inadimplência, crescimento das receitas, melhora na repercussão da escola nas redes sociais, entre outras).

Estabelecimento das regras para o concurso de bolsas de estudo e para seus ganhadores

Caso a escola opte por realizar exames para a concessão de bolsa de estudos, eles devem possuir regras claras, iguais para todos e que sejam de conhecimento geral.

Entre os procedimentos que não podem faltar na hora de elaborar essas regras estão:

  • A criação de um edital ou documento que seja divulgado para toda a comunidade escolar e que contemple todas as informações relevantes sobre as bolsas.
  • Detalhamento de quem está apto a se candidatar, quais as porcentagens mínimas e máximas ofertadas e como as bolsas serão distribuídas.
  • Estabelecimento de prazos para correção e divulgação dos resultados, bem como informações sobre nota de corte, segunda chamada e lista de espera.

Divulgação

A divulgação é parte essencial caso você queira disponibilizar bolsas de estudo em sua escola, afinal de contas, as pessoas precisam conhecer o seu programa de bolsas e as vantagens que ele apresenta.

Sendo assim, é fundamental:

  • Programar uma divulgação intensa em todas as redes sociais.
  • Realizar interações online com alunos e responsáveis, incentivando-os a compartilhar suas experiências em seus perfis pessoais.
  • Inscrever a escola em feiras e eventos ao longo do ano para ajudar na divulgação dos programas de bolsas de estudo.

Adesão a um sistema de processo de seleção

Como vimos, se preocupar com as estratégias de divulgação e a elaboração do programa de bolsas de estudo já é uma tarefa que exige muito da escola e seus colaboradores.

Justamente por isso, é fundamental contar com a ajuda da tecnologia para cuidar do restante: a preparação, aplicação e correção dos exames de seleção.

Usando um Sistema de Gestão de Provas, a sua escola pode automatizar a preparação dos processos de seleção e divulgação dos resultados.

Algumas das vantagens deste investimento são:

  • Economia no tempo dos professores e demais profissionais pedagógicos, que ao invés de se preocuparem com questões como elaboração de provas e logística, poderão se concentrar em outras atividades.
  • Agilidade na divulgação dos resultados, melhorando a experiência dos candidatos.
  • Menor taxa de erros e, consequentemente, maior garantia de que as bolsas de estudo irão para quem realmente merece.
  • Exibição de um relatório completo sobre os erros e acertos de cada aluno, ajudando inclusive a avaliar se ele manterá o desempenho depois de conseguir a bolsa.

Leia mais sobre como fazer um processo de seleção seguro e automatizado do início ao fim!

Selecione os melhores candidatos com a Prova Fácil!

Uma das principais funcionalidades do Sistema de Gestão de Provas da Prova Fácil é a Prova Fácil Seleção!

Com ela, todo o processo de seleção para bolsa de estudos em sua escola passa a ser automatizado!

Desde a gestão de inscrições para o exame e gestão financeira, passando pela aplicação até finalizar com as estatísticas de erros e acertos de cada avaliação.

Desta forma, vocẽ garante um processo seguro, justo e assertivo, selecionando os melhores alunos para a sua Instituição e garantindo que as bolsas de estudo sirvam não apenas para fomentar a educação como também para projetar positivamente a imagem da escola.

Conheça essa e outras vantagens do Sistema de Gestão de Provas da Prova Fácil e revolucione a educação na sua escola!

Compartilhe este conteúdo:

Posts relacionados:

Processo seletivo humanizado

Processo Seletivo Humanizado

No competitivo mercado de trabalho atual, as empresas estão constantemente buscando maneiras inovadoras de atrair e reter os melhores talentos. Uma abordagem que tem ganhado

Leia mais

Inscreva-se em nossa Newsletter

Toda semana dicas e conteúdos educativos da Prova Fácil para você!