ChatGPT: como usar essa tecnologia a favor da sua Instituição?

chatgpt

Sumário

O ChatGPT chegou para abalar as estruturas do mundo digital em todos os seus aspectos.

Em apenas dois meses de existência, a ferramenta alcançou a marca de 100 milhões de usuários, tornando-se a aplicação mais rápida a alcançar esta marca.

A título de comparação: o TikTok, o último coqueluche entre os aplicativos, demorou nove meses para chegar ao mesmo número de usuários.

Esse sucesso estrondoso é apenas um dos reflexos do impacto dessa ferramenta, e ajuda a explicar a razão da preocupação que ela vem gerando, principalmente no meio educacional.

Mas, para além das teorias da conspiração e do pânico coletivo, qual o real impacto que o ChatGPT pode trazer para a educação? Será que a definição da positividade ou negatividade deste impacto não está em nossas mãos?

Por que a discussão sobre ChatGPT tem deixado professores aflitos?

Por se tratar de uma Inteligência Artificial capaz de produzir textos sobre praticamente qualquer assunto e imitar com perfeição a linguagem humana, o ChatGPT vem despertando preocupação em escolas, universidades e professores.

Alguns dos motivos que ajudam a aumentar essa preocupação são:

  • Não existem ferramentas eficientes que identifiquem se o texto foi produzido por uma pessoa ou Inteligência Artificial, facilitando plágios e colas.
  • O ChatGPT pode fazer com que alunos abandonem fontes de pesquisa mais confiáveis, como livros e sites especializados, o que é preocupante pois não existe a garantia de que as respostas dadas por ele serão sempre corretas.
  • Toda IA é programada por pessoas e reproduz seus vieses inconscientes e opiniões, sendo preocupante quando o que ela diz é encarado como verdade absoluta.

Mas, qual parte dessas preocupações é real e qual parte é paranóia? E mais: como transformar essas preocupações em benefícios e passar a usar o ChatGPT como aliado?

Antes de respondermos a essas questões: você ainda está com dúvidas sobre o que é o ChatGPT e seu impacto na educação? Então clique aqui!

Como as Instituições podem usar o ChatGPT a seu favor?

Apesar das incertezas que toda inovação tecnológica traz, a resposta para o seu impacto a longo prazo pode estar na nossa própria história recente.

No início dos anos 2000, o avanço da internet fez muitos profissionais da educação temerem que isso prejudicasse o processo de aprendizado dos alunos.

Hoje, é impossível pensar na educação sem o digital como um poderoso aliado. O mesmo tende a acontecer com o ChatGPT.

Veja abaixo alguns usos do ChatGPT em favor das Instituições de Ensino.

chatgpt

Use a tecnologia na construção crítica de conhecimento conjunto em sala de aula

Proibir o uso do ChatGPT pelos alunos já se provou inviável, além de ineficiente, pois eles podem utilizá-lo em casa ou através de seus dispositivos móveis.

Logo, algo muito mais inteligente é incentivar o uso crítico da ferramenta.

Isso pode ser feito, por exemplo, através de trabalhos onde os alunos serão convidados a utilizar a ferramenta e depois fazer uma apresentação, analisando criticamente (e comparativamente, através de outras fontes de pesquisa) as respostas obtidas.

Trata-se de um exercício eficiente, tanto para mostrar as limitações da Inteligência Artificial, quanto para estimular os alunos a buscar novas fontes de conhecimento, sem a necessidade de demonizar o avanço tecnológico para isso.

Faça grupo de debates e promova educação midiática

Grupos de debates sobre temas da atualidade são sempre eficientes para a construção conjunta do conhecimento.

No caso do ChatGPT, colocar em pauta suas polêmicas e vantagens pode estimular o pensamento crítico, tornando os alunos mais preparados para lidar de maneira saudável com essa nova tecnologia, bem como contribuir para a educação midiática.

A educação midiática diz respeito a ensinar o aluno a analisar e participar de maneira crítica do ambiente informacional e midiático no qual ele está inserido.

Não basta apenas ler uma notícia (ou uma resposta do ChatGPT) e entender a gramática do que está escrito ali, é necessário levar em conta a autoria, a intenção e o contexto em que aquelas informações estão inseridas.

A propagação da educação midiática está contemplada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que cita a necessidade de estimular o “pensamento científico, crítico e criativo”.

Além disso, ela fortalece o pensamento cidadão, a importância do livre acesso à informação e a valorização da democracia.

Falando em democracia: leia mais sobre o papel do professor na formação do cidadão, clicando aqui!

Elabore questões em segundos

Além de fomentar debates entre os alunos, o ChatGPT também pode ajudar em tarefas do dia a dia das Instituições de Ensino, como a elaboração de questões para atividades e avaliações.

Inteligências Artificiais com função similar já existem nos Sistemas de Gestão de Provas, softwares que cuidam dos processos avaliativos de escolas e universidades.

Porém, se valendo da modernidade do software do ChatGPT, esses sistemas podem ser capazes de desenvolver questões ainda mais complexas e elevar sua experiência para um outro nível.

E você já pode conferir a eficácia desse casamento entre IAs, pois o Sistema de Gestão de Provas da Prova Fácil já incorporou a tecnologia do ChatGPT nas suas soluções, sendo o primeiro software do mercado brasileiro a fazer isso.

Através dessa união, o professor consegue selecionar, no nosso sistema, a disciplina e o nível de dificuldade, e o sistema utilizará a IA do ChatGPT para gerar questões abertas ou fechadas automaticamente.

Ainda não está convencido da eficácia de um Sistema de Gestão de Provas? Conheça mais vantagens clicando aqui!

Transforme o ChatGPT em aliado com a Prova Fácil!

Com a Prova Fácil, o ChatGPT deixa de ser uma preocupação e passa a ser um poderoso aliado na construção de uma educação mais moderna e tecnológica.

Além da economia de tempo na elaboração de questões, o Sistema de Gestão de Provas da Prova Fácil ainda oferece vantagens em todas as outras etapas do processo avaliativo:

  • Na aplicação, cuidando de toda a logística e impressão dos gabaritos (no caso de provas presenciais).
  • Na correção, através de um software que escaneia os cartões-resposta e obtém o resultado em instantes.
  • Na análise dos resultados, gerando insights poderosos sobre a qualidade do ensino, que ajudarão a guiar futuras estratégias pedagógicas.

Por causa disso, os clientes que já conhecem a Prova Fácil atestam melhorias significativas na qualidade das suas avaliações, entre elas:

  • 35% de redução de custos operacionais.
  • 70% de redução no tempo gasto com correções de provas.
  • 92% de redução dos pedidos de revisão de provas.

Venha para a Prova Fácil, transforme as dificuldades em facilidades e ganhe mais um aliado para turbinar a educação da sua Instituição e levá-la para uma nova era!

Compartilhe este conteúdo:

Posts relacionados:

Processo seletivo humanizado

Processo Seletivo Humanizado

No competitivo mercado de trabalho atual, as empresas estão constantemente buscando maneiras inovadoras de atrair e reter os melhores talentos. Uma abordagem que tem ganhado

Leia mais

Inscreva-se em nossa Newsletter

Toda semana dicas e conteúdos educativos da Prova Fácil para você!