O ChatGPT chegou para abalar as estruturas do mundo digital em todos os seus aspectos.
Em apenas dois meses de existência, a ferramenta alcançou a marca de 100 milhões de usuários, tornando-se a aplicação mais rápida a alcançar esta marca.
A título de comparação: o TikTok, o último coqueluche entre os aplicativos, demorou nove meses para chegar ao mesmo número de usuários.
Esse sucesso estrondoso é apenas um dos reflexos do impacto dessa ferramenta, e ajuda a explicar a razão da preocupação que ela vem gerando, principalmente no meio educacional.
Mas, para além das teorias da conspiração e do pânico coletivo, qual o real impacto que o ChatGPT pode trazer para a educação? Será que a definição da positividade ou negatividade deste impacto não está em nossas mãos?
Por que a discussão sobre ChatGPT tem deixado professores aflitos?
Por se tratar de uma Inteligência Artificial capaz de produzir textos sobre praticamente qualquer assunto e imitar com perfeição a linguagem humana, o ChatGPT vem despertando preocupação em escolas, universidades e professores.
Alguns dos motivos que ajudam a aumentar essa preocupação são:
- Não existem ferramentas eficientes que identifiquem se o texto foi produzido por uma pessoa ou Inteligência Artificial, facilitando plágios e colas.
- O ChatGPT pode fazer com que alunos abandonem fontes de pesquisa mais confiáveis, como livros e sites especializados, o que é preocupante pois não existe a garantia de que as respostas dadas por ele serão sempre corretas.
- Toda IA é programada por pessoas e reproduz seus vieses inconscientes e opiniões, sendo preocupante quando o que ela diz é encarado como verdade absoluta.
Mas, qual parte dessas preocupações é real e qual parte é paranóia? E mais: como transformar essas preocupações em benefícios e passar a usar o ChatGPT como aliado?
Antes de respondermos a essas questões: você ainda está com dúvidas sobre o que é o ChatGPT e seu impacto na educação? Então clique aqui!
Como as Instituições podem usar o ChatGPT a seu favor?
Apesar das incertezas que toda inovação tecnológica traz, a resposta para o seu impacto a longo prazo pode estar na nossa própria história recente.
No início dos anos 2000, o avanço da internet fez muitos profissionais da educação temerem que isso prejudicasse o processo de aprendizado dos alunos.
Hoje, é impossível pensar na educação sem o digital como um poderoso aliado. O mesmo tende a acontecer com o ChatGPT.
Veja abaixo alguns usos do ChatGPT em favor das Instituições de Ensino.
Use a tecnologia na construção crítica de conhecimento conjunto em sala de aula
Proibir o uso do ChatGPT pelos alunos já se provou inviável, além de ineficiente, pois eles podem utilizá-lo em casa ou através de seus dispositivos móveis.
Logo, algo muito mais inteligente é incentivar o uso crítico da ferramenta.
Isso pode ser feito, por exemplo, através de trabalhos onde os alunos serão convidados a utilizar a ferramenta e depois fazer uma apresentação, analisando criticamente (e comparativamente, através de outras fontes de pesquisa) as respostas obtidas.
Trata-se de um exercício eficiente, tanto para mostrar as limitações da Inteligência Artificial, quanto para estimular os alunos a buscar novas fontes de conhecimento, sem a necessidade de demonizar o avanço tecnológico para isso.
Faça grupo de debates e promova educação midiática
Grupos de debates sobre temas da atualidade são sempre eficientes para a construção conjunta do conhecimento.
No caso do ChatGPT, colocar em pauta suas polêmicas e vantagens pode estimular o pensamento crítico, tornando os alunos mais preparados para lidar de maneira saudável com essa nova tecnologia, bem como contribuir para a educação midiática.
A educação midiática diz respeito a ensinar o aluno a analisar e participar de maneira crítica do ambiente informacional e midiático no qual ele está inserido.
Não basta apenas ler uma notícia (ou uma resposta do ChatGPT) e entender a gramática do que está escrito ali, é necessário levar em conta a autoria, a intenção e o contexto em que aquelas informações estão inseridas.
A propagação da educação midiática está contemplada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que cita a necessidade de estimular o “pensamento científico, crítico e criativo”.
Além disso, ela fortalece o pensamento cidadão, a importância do livre acesso à informação e a valorização da democracia.
Falando em democracia: leia mais sobre o papel do professor na formação do cidadão, clicando aqui!
Elabore questões em segundos
Além de fomentar debates entre os alunos, o ChatGPT também pode ajudar em tarefas do dia a dia das Instituições de Ensino, como a elaboração de questões para atividades e avaliações.
Inteligências Artificiais com função similar já existem nos Sistemas de Gestão de Provas, softwares que cuidam dos processos avaliativos de escolas e universidades.
Porém, se valendo da modernidade do software do ChatGPT, esses sistemas podem ser capazes de desenvolver questões ainda mais complexas e elevar sua experiência para um outro nível.
E você já pode conferir a eficácia desse casamento entre IAs, pois o Sistema de Gestão de Provas da Prova Fácil já incorporou a tecnologia do ChatGPT nas suas soluções, sendo o primeiro software do mercado brasileiro a fazer isso.
Através dessa união, o professor consegue selecionar, no nosso sistema, a disciplina e o nível de dificuldade, e o sistema utilizará a IA do ChatGPT para gerar questões abertas ou fechadas automaticamente.
Ainda não está convencido da eficácia de um Sistema de Gestão de Provas? Conheça mais vantagens clicando aqui!
Transforme o ChatGPT em aliado com a Prova Fácil!
Com a Prova Fácil, o ChatGPT deixa de ser uma preocupação e passa a ser um poderoso aliado na construção de uma educação mais moderna e tecnológica.
Além da economia de tempo na elaboração de questões, o Sistema de Gestão de Provas da Prova Fácil ainda oferece vantagens em todas as outras etapas do processo avaliativo:
- Na aplicação, cuidando de toda a logística e impressão dos gabaritos (no caso de provas presenciais).
- Na correção, através de um software que escaneia os cartões-resposta e obtém o resultado em instantes.
- Na análise dos resultados, gerando insights poderosos sobre a qualidade do ensino, que ajudarão a guiar futuras estratégias pedagógicas.
Por causa disso, os clientes que já conhecem a Prova Fácil atestam melhorias significativas na qualidade das suas avaliações, entre elas:
- 35% de redução de custos operacionais.
- 70% de redução no tempo gasto com correções de provas.
- 92% de redução dos pedidos de revisão de provas.
Venha para a Prova Fácil, transforme as dificuldades em facilidades e ganhe mais um aliado para turbinar a educação da sua Instituição e levá-la para uma nova era!