No processo de avaliação dos alunos, o momento da revisão é crucial. E aqui, não estamos falando da revisão de conteúdos — que também é indispensável e deve fazer parte da rotina do estudante, mas sim da revisão de provas, questão por questão.
Revisar junto à turma é o último passo da avaliação. Depois de cada aluno ter sua nota distribuída, é feita uma recapitulação de tudo o que foi cobrado, relendo todos os enunciados, considerando as respostas possíveis — em caso de provas discursivas — e indicando qual é a alternativa mais adequada, no caso das objetivas.
Muitas vezes essa pode ser uma tarefa que sobrecarrega o professor, tomando o tempo de uma aula inteira ou mais, já que a discussão pode render e podem surgir várias dúvidas.
Por que revisar é tão importante?
Primeiramente, a revisão é um direito do aluno. É nesse momento que o professor garante, junto aos alunos, que todo o conteúdo cobrado havia sido trabalhado em sala de aula anteriormente, bem como esclarece todas as dúvidas que possam surgir e certifica-se, pela última vez, que não houve nenhuma falha no processo de correção.
Uma dica para questões abertas, que dão abertura para um leque maior de respostas, é já ir construindo as respostas no momento de montar a prova. Selecionar palavras-chave que não podem deixar de ser mencionadas, por exemplo, ajuda bastante na hora de corrigir.
Para questões fechadas, o mesmo: em cada alternativa, o professor já pode selecionar qual é o termo que a torna incorreta e por que. Com planejamento e preparação, a revisão vai fluir melhor e poderá ser mais dedicada.
O que fazer para otimizar o processo?
Como dissemos acima, o momento de elaboração da prova pode servir também para a construção da revisão. Porém, felizmente, os professores já dispõem de tecnologias que fazem a correção automática das questões e facilitam a revisão.
É o caso de plataformas como o Prova Fácil. Com as avaliações salvas no sistema, a auditoria dos processos é facilitada e as informações ficam mais organizadas, já que estão centralizadas em um só lugar: sem aquela papelada toda espalhada pela mesa.
Além disso, corrigindo online o professor pode inserir comentários no documento, links de referência e conteúdos extras para indicar aos alunos. O processo se torna mais dinâmico, multimídia e faz com que o tempo em sala de aula seja melhor aproveitado.
O que mais ganho com isso?
Não apenas a revisão será otimizada, mas sim toda a rotina de avaliação de professores, alunos e da instituição que passa a usar uma plataforma que executa esses tipos de tarefas.
O Prova Fácil, de maneira simples e automática:
- faz a correção das questões;
- gera relatórios com insights e estatísticas de resultados;
- oferece um banco de questões online;
- faz também a diagramação das questões e;
- permite a criação de turmas.
Enfim, todas essas funcionalidades dispostas em um só lugar, facilitando o gerenciamento de dados e o dia a dia do professor.
As vantagens são muitas e, não por acaso, atualmente mais de 60 mil profissionais fazem uso do Prova Fácil no Brasil. Quer conhecer melhor o sistema? Não deixe de navegar pelo site do app e fazer sua conta. É gratuito!