Mesmo com o lançamento de várias tecnologias da educação, muitos diretores ainda ficam na dúvida: devo aderir a um sistema de gestão de provas? Nesse artigo, vamos te contar os casos de 4 instituições que apostam na automatização e os resultados que elas tiveram.
Kroton Educacional
A Kroton Educacional, maior empresa privada de educação do mundo, adotou o Sistema de Gestão de Provas (SGP) da Prova Fácil em 2014. O grupo atua na educação básica, no ensino superior e na educação à distância.
Grupo Ilumno (UVA e Unijorge)
A Universidade Veiga de Almeida (UVA), no Rio de Janeiro, faz parte do Grupo Ilumno, um dos maiores grupos universitários do mundo, o Devry university. A instituição adotou o SGP em 2015, desde então, muita coisa mudou.
Antes da adoção do Sistema, o banco de questões da Universidade não possuía uma ferramenta de gerenciamento e as provas eram “montadas” e gerenciadas manualmente em toda a cadeia logística: impressão, aplicação e correção. Os Professores-Tutores tinham que ir ao polo para receber os envelopes de provas, fazer as correções e posteriormente retornar para entregar as provas corrigidas.
De acordo com o professor André Ladeira, coordenador de EaD da UVA, com o Prova Fácil houve otimização de tempo em toda a cadeia, beneficiando alunos, funcionários administrativos e os professores-tutores. “Ganhamos um precioso tempo no calendário que no caso da EaD é muito crítico”, afirma André.
O professor aponta, ainda, que a interface de criação de questões no banco é simples e de fácil operação por parte dos professores-conteudistas. Agora, o banco de questões passou a ser gerenciado, seja no cadastramento das questões, seja na geração randômica das provas com maior nível de sigilo. A equipe passou a gerar um arquivo que é encaminhado para a impressão externa. Assim, as provas retornam identificadas com código de barras e QR code e envelopadas por sala.
“Tem sido até aqui uma ferramenta que representou um grande salto de qualidade, eficiência e economia de tempo em nosso trabalho”, completa André.
Universidade Tiradentes
A Universidade Tiradentes (UNIT), referência de Ensino nas regiões Norte e Nordeste do país, adotou o Prova Fácil em 2014. Segundo o gerente de tecnologias educacionais da instituição, Lucas Cerqueira, a escolha se deu por conta da demanda de uma tecnologia que ajudasse a resolver problemas com as avaliações. “A princípio, a gente começou procurando um banco de questões, e a gente se surpreendeu, encontrou o SGP, que era muito além que um simples banco de questões. Ele era um sistema que ia fazer toda a parte de gerenciamento de avaliações, desde o processo da elaboração da questão, até a parte de correção e publicação dessa nota, um processo completo”, conta.
O gerente afirma que, desde então, ficou mais fácil fazer questões mais qualificadas, avaliar essas questões, observar quais questões já foram utilizadas mais ou menos vezes, e qualificar o processo. “Há ganho na gestão, ganho no acadêmico, e ganho também na logística. Então, todos os fatores que são importantes pro sucesso de um projeto de EaD. Hoje eu recomendo o SGP, foi um processo que a gente aprendeu muito”, afirma Lucas.
A diretora de EaD da instituição, Jucimara Roesler, corrobora a opinião do gerente: “Todo esse sistema, não só de entrega da prova, mas, principalmente, do aluno visualizar a sua prova digitalizada, ter a sua prova corrigida digitalmente, e ter a sua prova divulgada nos prazos estabelecidos em calendário acadêmico, são, para nós, sinônimos de qualidade de entrega do serviço”.
Conclusão
Usar um sistema de gestão de provas é a melhor maneira de otimizar o tempo gasto com avaliações, aumentar a retenção e captação de alunos e tornar a vida escolar mais fácil.
Quer entender melhor tudo o que o Prova Fácil pode fazer pela sua instituição? Então entre em contato com um de nossos consultores!