Diretores e profissionais de instituições de ensino sabem bem como um sistema de gestão de provas pode ser vantajoso para organizar e implementar os dados e informações da instituição. Com tantos processos, documentos e avaliações, é indispensável que o gerenciamento se dê com planejamento e segurança. Sabendo disso, é o momento de ponderar qual a melhor opção para que esses processos ocorram como o planejado, desenvolver um sistema ou contratar um já existente no mercado?
Sistemas de gestão próprios
Assim sendo, muitas escolas e faculdades, em um primeiro momento, optam por desenvolver seu próprio sistema de gestão, principalmente porque acreditam que é uma tarefa básica e que será capaz de solucionar suas necessidades específicas.
Porém, não é bem assim. Um sistema de qualidade apresenta certa complexidade técnica, que requer especialistas e implementações constantes — o que nem sempre está ao alcance da instituição. Ao colocar na balança, existem vários pontos contrários ao desenvolvimento de um sistema de gestão interno, e alguns desses pontos são:
Alto custo monetário
Por se tratar de um serviço bastante especializado, é preciso contratar profissionais qualificados. A remuneração por mão de obra qualificada não é barata e, além disso, a equipe não ficaria por conta apenas de desenvolver a plataforma — e sim prestaria seus serviços a longo prazo. Isso não sai nada barato para o orçamento. É uma equipe a mais para ser mantida na instituição.
Implantação e manutenção
O período entre o início do desenvolvimento do software até sua real aplicação prática pode levar anos. Isso porque a implantação do sistema é complexa, cheia de detalhes e exige uma série de testes e aprimoramentos até que esteja, de fato, funcionando em boas condições.
Além disso, depois de lançado a manutenção também deve ser constante, de forma a manter o software sempre atualizado e consistente. Além do custo com mão de obra qualificada, a manutenção de um software demanda um investimento alto devido às atualizações dos sistemas operacionais, o cuidado com o espaço de armazenamento, as novidades de mercado.
Infraestrutura
Toda essa complexidade do sistema virtual exige uma boa infraestrutura física na escola: servidores, computadores e demais dispositivos precisam ser muito eficientes para dar conta do recado.
Sistemas de gestão terceirizados
Conhecimento de mercado
Ao fazer os processos avaliativos de instituições como PUC (Minas e Paraná), Rede Kroton, ESPM e Estácio, a Starline tornou-se especializada em avaliações, tem mais know how deste mercado e já testou largamente seu produto com grandes players deste segmento.
Além do que, a criação e implementação de softwares não deve ser a principal preocupação das instituições de ensino e, portanto essa tarefa deve ser assumida por empresas de tecnologia.
Assim, a instituição sai ganhando: ganha em tempo e economia porque adquire um sistema pronto. Mas ganha também em inteligência competitiva: uma vez que uma empresa como a Starline está aprendendo todos os dias tudo sobre processos avaliativos das mais diversas instituições e se aprimorando, por que essa é a preocupação da empresa.
Quando um sistema é referência no mercado, quer dizer que a empresa desenvolvedora é especializada e sabe o que faz. Bem melhor deixar nas mãos de quem entende do assunto e já atua na área do que arriscar a começar do zero, não é mesmo?
Contratar um sistema de gestão significa descentralizar os processos da instituição e delegar as responsabilidades para especialistas. Dessa forma, várias falhas que poderiam trazer prejuízos são evitadas, porque a empresa contratada não apenas tem preparo para solucionar as demandas, como também oferece suporte e presta consultorias a qualquer momento.
Por que contratar um software no modelo SaaS?
SaaS (Software as a Service) é uma plataforma ou software desenvolvido por terceiros em que o contratante tem acesso a todas as funcionalidades deste software conforme as suas necessidades, mas sem os altos custos de licença, manutenção e infraestrutura.
Esse modelo de plataforma oferece pacotes variados que confere diferentes funções ao contratante, oferece também:
- a possibilidade de upgrades e customizações;
- alta acessibilidade através de armazenamento em nuvem;
- um time especializado para assistência remota;
- segurança de armazenamento dos seus dados e;
- fácil integração com outros softwares e aplicações.
Quais são as vantagens de um sistema de gestão de provas?
A Starline Tecnologia desenvolveu o Prova Fácil Soluções, que hoje atende empresas e grupos educacionais do Brasil inteiro oferecendo soluções que revolucionaram a gestão de avaliações dessas instituições.
Um ótimo exemplo é o Grupo Tiradentes (Unit), que com seus mais de 50 anos de tradição, inovou ao adotar o Prova Fácil. O grupo é consideravelmente grande, atuando em mais de 50 polos na região do nordeste, e todos os processos de geração, distribuição, correção e gestão de provas foram otimizados desde então.
Sim, o Prova Fácil Avaliações cuida disso e muito mais. O software é responsável pela:
- Melhoria dos processos de gestão da avaliação;
- Criação de avaliações mais calibradas e qualificadas dentro do banco de questões da instituição;
- Agilidade na entrega dos resultados e no workflow de avaliações;
- Segurança da informação;
- Integração com os principais sistemas de aprendizado do mercado.
Isso porque dentre suas inúmeras funcionalidades estão:
- Automação de criação e aplicação de provas de diversos modelos: provas nominais, dinâmicas, estáticas, entre outras;
- Correção automática de provas via scanner
- Feedback com insights pedagógicos para os alunos;
- Relatórios gerenciais para tomadores de decisão;
- Logística para avaliações de larga escala: ensalamento, organização e distribuição de salas — recurso muito útil para provas de concurso;
- Multiuso: a plataforma, além de provas de concurso, é uma ótima solução também para outras avaliações, como vestibulares, simulados e ENADE;
- Opção de auditoria de documentos.
O que é feito para otimizar os processos na sua instituição? Visite o site do Prova Fácil e descubra as vantagens de se investir em um software de avaliações. Se preferir, converse sem compromisso com um de nossos especialistas e entenda o que podemos fazer pela sua instituição!