A Copa do Mundo é sinônimo de torcida, comemoração e diversão. Mas também pode ser sinônimo de aprendizado, através de técnicas para trabalhar a Copa do Mundo na escola, criando relações com temas do plano pedagógico.
De quatro em quatro anos, o brasileiro tem um encontro marcado com o esporte, com o sentimento de torcida, com as ruas pintadas e tudo mais que representa o clima de festa que toma conta de um ambiente de Copa do Mundo.
Desta forma, a escola não precisa disputar a atenção dos alunos com o evento mundial, sendo mais eficiente usá-lo para aumentar o engajamento e produzir aulas capazes de usar a paixão nacional a favor da educação.
Calendário da Copa do Mundo 2022: Jogos do Brasil
A Copa do Mundo do Catar será realizada entre os dias 21 de novembro e 18 de dezembro de 2022. O evento foi transferido dos habituais meses de junho e julho, por conta do clima extremamente quente da região.
Já o Brasil fará sua estreia nos campos no dia 24 de novembro, às 16h00, em jogo contra a Sérvia.
Enquanto algumas escolas optaram por liberar os alunos nos horários dos jogos da seleção, outras resolveram transmitir os jogos em televisores nas próprias dependências escolares.
Fato é que, a partir de 21 de novembro, a Copa do Mundo na escola será uma realidade e é papel dos educadores saber tirar o melhor proveito deste momento.
Dicas de como trabalhar a Copa do Mundo na escola
Nas disciplinas de Exatas
Alguns exemplos de como abordar a Copa do Mundo na escola utilizando as disciplinas de Exatas são:
- Matemática: conceitos de geometria podem ser abordados através dos desenhos dos campos e estádios de futebol. Além disso, temas como gráficos e estatística podem surgir para avaliar o desempenho das seleções e suas chances de vitória em cada fase do campeonato.
- Física: A Copa do Mundo pode ser um excelente exemplo de como aplicar conceitos da física no mundo real. Os alunos podem calcular o deslocamento e a velocidade da bola até o gol durante uma partida, por exemplo.
- Química: A química está presente até mesmo nos uniformes dos jogadores. Já que foram desenvolvidos tecidos inteligentes com capacidade termorreguladora e antimicrobiana. Analisando essa dinâmica, é possível explicar desde os estados básicos da água até a nanotecnologia.
Nas disciplinas de Humanas
Alguns exemplos de como abordar a Copa do Mundo na escola utilizando as disciplinas de Humanas são:
- Língua Portuguesa: Para a matéria de Língua Portuguesa, é possível pedir aos alunos que analisem discursos dos técnicos e jogadores, bem como interpretem e produzam textos jornalísticos sobre a Copa.
- Inglês/Língua Estrangeira: Os diferentes idiomas falados pelos países participantes da disputa podem servir de ponte para o ensino de línguas estrangeiras, analisando suas falas e expressões típicas relacionadas ao esporte.
- Geografia: Da mesma forma que as línguas dos diferentes países podem ser abordadas, seus costumes e características geográficas também rendem bons debates. Além de ser um excelente momento para os alunos aprenderem a diferenciar as bandeiras, a divisão dos continentes e o contexto geopolítico global.
- História: O professor pode montar uma linha do tempo e fazer um paralelo entre as edições da Copa do Mundo e importantes acontecimentos do período. Por exemplo, é possível falar do período da Segunda Guerra Mundial, o único no qual o torneio não foi realizado, ou das contribuições da Revolução Industrial para o esporte.
Nas disciplinas de Biológicas
Alguns exemplos de como abordar a Copa do Mundo na escola utilizando a disciplina de Biologia são:
- Através da anatomia humana, falando sobre os músculos utilizados na hora de praticar o esporte e sobre a estrutura óssea, bem como o funcionamento dos diferentes órgãos durante a prática esportiva.
- Através da fisiologia, abordando temas como os limites do corpo, a influência da temperatura no corpo humano e a perda calórica.
Três importantes pontos ao se trabalhar Copa do Mundo na Escola
Aproveite para experimentar novas metodologias
Um assunto lúdico como a Copa do Mundo é uma ótima oportunidade para a escola testar novas metodologias, que podem ser futuramente implementadas no dia a dia da sala de aula.
Atualmente, diversas metodologias de ensino nos mostram que existem diversas formas de prender a atenção dos alunos e passar o conteúdo de maneira mais eficiente e engajante.
Entre essas metodologias, está a gamificação, que consiste no uso de soluções inspiradas nas dinâmicas dos jogos dentro do processo pedagógico.
Baixe o nosso E-book e saiba mais sobre as metodologias ativas!
Invista na interdisciplinaridade
Uma excelente forma de aproveitar um tema tão abrangente como a Copa do Mundo na Escola é criar projetos interdisciplinares.
Neles, os alunos precisam apresentar um trabalho (ou desenvolver uma solução) que relacione o tema abordado com as diversas disciplinas do currículo escolar.
Projetos interdisciplinares são excelentes para fazer o aluno entender como os conhecimentos estão conectados, sendo um bom treinamento para quando eles precisarem aplicá-los na vida real.
Leia mais sobre como criar projetos interdisciplinares usando a tecnologia!
Não deixe de abordar os temas trabalhados nas suas avaliações
Depois de abordar a Copa do Mundo na escola, relacionando o tema com os conteúdos da grade curricular dos alunos, não se esqueça de levar estes mesmos temas e conteúdos para as avaliações.
Essa é a hora em que você pode se surpreender, ao constatar que os alunos absorveram muito melhor os ensinamentos, devido a abordagem lúdica utilizada.
Falando em avaliações: Conte sempre com a Prova Fácil
E já que chegamos às avaliações, não deixe de conhecer a Prova Fácil Escolas, a melhor plataforma do mercado para processamento de provas e gestão escolar!
Com essa ferramenta, é possível simplificar a vida do professor, potencializar a experiência do aluno e turbinar o desempenho da escola, que ganhará mais tempo, produtividade e inteligência nos processos avaliativos.
Não importa se a avaliação é online ou presencial, através da Prova Fácil Escolas, a gestão do aprendizado é centralizada, além de permitir uma análise profunda e individual do desempenho de cada aluno.
Conheça mais sobre a Prova Fácil Escolas e venha fazer parte desse time campeão na educação!