Correção de provas com sistema integrado a um aplicativo

A correção de provas é uma das atividades mais importantes da rotina do professor, ao mesmo tempo em que é um trabalho moroso e repetitivo. Mas é possível torná-lo mais prático investindo em uma correção de provas com sistema integrado a um aplicativo.

Neste texto, você descobrirá como isso é feito e quais as vantagens dessa integração.

Além disso, entenderá qual será o papel do professor nesse novo cenário e como um sistema integrado a um aplicativo pode trazer benefícios para além da correção de provas.

O que é correção de provas com sistema integrado a um aplicativo? 

Um sistema integrado é a combinação de diferentes ferramentas que trabalham juntas para a realização de uma ou mais atividades.

No caso da correção de provas com sistema integrado a um aplicativo, nós temos um sistema mais robusto (geralmente um Software de Gestão de Provas), que já é responsável por uma série de tarefas relacionadas ao dia a dia escolar.

Esse sistema se conectará a um aplicativo de smartphone, que permitirá uma ampliação e uma portabilidade das suas funções.

Desta forma, novas atribuições poderão ser feitas ao sistema e será conferida mais eficiência, agilidade e integração a aquelas que já existem.

Sistemas interligados (ou, em inglês, system integration) não são uma exclusividade da educação. Trata-se de uma solução moderna, empregada em diversas empresas para tornar os processos mais eficientes.

Porém, não há dúvidas que em uma área tão importante e tão complexa quanto a educação, a tecnologia encontra um terreno ainda mais fértil para exercer o seu poder transformador.

Entenda por que um Sistema de Gestão de Provas é a melhor solução para a sua Instituição de Ensino!

Quais os benefícios de uma correção de provas com sistema integrado a um aplicativo?

correção de provas com sistema integrado

Correção automática de questões objetivas

A principal vantagem na correção de provas com sistema integrado a um aplicativo é a diminuição do tempo e aumento da segurança que essa prática traz para a atividade.

No caso das questões objetivas (onde o aluno deve assinalar a alternativa correta), basta acessar o aplicativo integrado ao Sistema de Gestão de Provas, apontar a câmera para o cartão-resposta do aluno e escaneá-lo.

O resultado virá em questão de instantes, permitindo que o professor empregue o tempo economizado em outras atividades, como a preparação de aulas, por exemplo.

Além disso, esse processo garante maior assertividade nos resultados, evitando erros que poderiam acontecer devido a repetitividade do processo de correção manual.

Leia mais sobre as vantagens da correção automática de provas!

Provas + Cartões-resposta armazenados no sistema 

Outro ponto positivo da correção de provas com sistema integrado a um aplicativo é que após a finalização do processo, as provas e os cartões-resposta continuam armazenados na nuvem.

Isso pode ser extremamente útil caso algum estudante peça revisão da nota, por exemplo, evitando momentos de estresse e melhorando a experiência do aluno.

Desta forma, é possível manter um registro de todas as provas aplicadas sem gerar acúmulo de papel ou correr o risco de perda, extravio ou destruição dos documentos por algum tipo de acidente.

Entenda melhor a importância do armazenamento de provas na nuvem!

O impacto não é apenas na correção de provas!

A correção de provas com sistema integrado não é a única das vantagens que observamos ao investir em um Sistema de Gestão de Provas.

Conheça abaixo algumas outras!

Elaboração e geração de provas no sistema 

Além da correção, um Sistema de Gestão de Provas também atua nas outras etapas do processo avaliativo.

Através dele, é possível fazer a diagramação das provas e elaborá-las, podendo inclusive consultar um banco de questões para facilitar o trabalho.

Outra função é a randomização das questões e alternativas, uma solução moderna e prática para evitar colas e garantir a confiabilidade dos resultados.

Por fim, o sistema também pode cuidar da impressão e logística de aplicação das provas.

Entenda melhor o que é a randomização de questões e alternativas!

Relatórios de desempenho pós correção de provas

Após a correção, o Sistema de Gestão de Provas recolhe os dados obtidos e os exibe em forma de relatórios detalhados sobre o desempenho dos alunos e turmas.

Esses relatórios possuem um valor inestimável: é através deles que será possível analisar os métodos empregados pela Instituição e traçar estratégias pedagógicas mais eficientes para o futuro.

Leia com mais detalhes como um Sistema de Gestão de Provas pode te ajudar em todas as etapas de um processo avaliativo!

Conheça o Sistema de Gestão da Prova Fácil: o mais completo do mercado!

Para que a correção de provas com sistema integrado a um aplicativo seja possível, bem como todos os outros benefícios advindos dessa integração, é necessário um Sistema de Gestão de Provas robusto, moderno e antenado com as necessidades do mercado.

Com o software Prova Fácil você tem tudo isso e muito mais!

Líder em gestão de provas na América Latina, a Prova Fácil trabalha para ajudar as Instituições a criarem avaliações mais inteligentes e otimizarem seus processos.

O seu sistema também é o único a acompanhar os processos avaliativos do começo ao fim, permitindo novos insights e melhorias a cada passo.

Conheça nossas soluções e descubra essas e outras funcionalidades do Sistema de Gestão de Provas mais completo do mercado!

Posts relacionados:

Processo seletivo humanizado

Processo Seletivo Humanizado

No competitivo mercado de trabalho atual, as empresas estão constantemente buscando maneiras inovadoras de atrair e reter os melhores talentos. Uma abordagem que tem ganhado

Leia mais

Inscreva-se em nossa Newsletter

Toda semana dicas e conteúdos educativos da Prova Fácil para você!