EAD síncrono e Assíncrono: saiba mais sobre as modalidades

Sumário

Os acontecimentos deste início de década abriram nossos olhos para a importância do EAD (Educação a Distância) para as Instituições de Ensino Superior. E com isso, opções para a implantação deste modelo de ensino começaram a disputar nossa atenção: é o caso do EAD síncrono e assíncrono.

Na hora de decidir entre EAD síncrono e assíncrono, diversos fatores devem ser levados em consideração.

Entre eles, o perfil dos alunos, a proposta da Instituição, a disponibilidade dos professores, entre outros.

Mas, antes de pensarmos em qual tipo de EAD escolher, vamos entender melhor cada um deles.

O que é EAD síncrono?

O dicionário define a palavra síncrono como “algo que acontece simultaneamente”. 

Sendo assim, o EAD síncrono é aquele em que professor e aluno estão juntos, ao mesmo tempo e no mesmo espaço (no caso, um espaço virtual), durante as aulas.

Ferramentas para EAD síncrono 

Algumas das ferramentas que podem compôr um EAD síncrono são:

  • Webconferências: podendo ser realizadas através de vídeo ou áudio, consistem em aulas transmitidas via Internet, permitindo que o aluno assista ao vivo, interaja, tire dúvidas ou até mesmo grave para rever depois.
  • Chats online: através dos chats, os alunos podem conversar em tempo real com os professores, fazer perguntas e receber materiais de estudo. As conversas e arquivos compartilhados ficam armazenados para consulta posterior.
  • Softwares de gestão de prova: com essas ferramentas, os professores podem gerenciar de forma mais eficiente a elaboração, aplicação à distância e correção das provas. Ainda contando com soluções que evitem colas e garantam a confiabilidade dos resultados. 

Descubra mais vantagens dos sistemas de gestão de provas!

O que é EAD assíncrono?

Se no EAD síncrono, professor e aluno dividem o mesmo tempo e espaço no momento da aula, o EAD assíncrono é o contrário: o professor prepara todo o conteúdo previamente e o aluno acessa quando tiver disponibilidade.

Ferramentas para EAD assíncrono

Algumas das ferramentas que podem compôr o EAD assíncrono são:

  • Fóruns de discussão: através de fóruns ou listas de discussão, tópicos relacionados ao conteúdo podem ser debatidos por alunos e professores. As postagens ficam organizadas por temas e armazenadas em um banco de dados, podendo ser consultadas e respondidas a qualquer momento.
  • Blog: o professor pode usar um blog para se comunicar com os alunos, postando vídeos, textos, sugestões de leitura, entre outros conteúdos. Os alunos, por sua vez, podem comentar nas publicações e interagir com o professor.
  • E-mail: através do e-mail, alunos e professores podem se comunicar de maneira mais pessoal, tirar dúvidas mais complexas, tratar de questões mais delicadas do aprendizado, aumentando a integração entre as partes no processo de ensino.
  • Softwares de gestão de prova: assim como no EAD síncrono, os softwares de gestão de provas oferecem uma série de vantagens. Um diferencial para alunos do modelo assíncrono pode ser a facilidade na logística de aplicação das avaliações, já que existem ferramentas que permitem que o aluno escolha onde e quando realizar a prova. 

EAD síncrono e assíncrono: qual devo implementar? 

ead síncrono e assíncrono

Antes de escolher entre EAD síncrono e assíncrono, é preciso ter algo em mente: não existe um modelo necessariamente melhor do que o outro, muito menos algum que seja perfeito.

Todos apresentam pontos fortes e fracos e cada um se adequa melhor para um tipo de Instituição.

Para fazer a melhor escolha é necessário avaliar, principalmente, o perfil médio do aluno da sua IES (se são pessoas mais jovens ou mais velhas, se elas já estão inseridas no mercado de trabalho ou não, entre outras questões).

Veja agora algumas vantagens e desvantagens de cada um dos modelos.

Vantagens e desvantagens do EAD síncrono

Vantagens do EAD síncrono:

  • Garante maior comprometimento e atenção por parte do aluno.
  • Permite trocas e interações imediatas entre alunos e professores, facilitando o esclarecimento de dúvidas.
  • Cria um sentimento de grupo e pertencimento entre todos os envolvidos.
  • Auxilia no diagnóstico do professor sobre o desempenho da turma, não havendo necessidade de esperar as avaliações para perceber se o conteúdo está sendo assimilado.

Desvantagens do EAD síncrono:

  • É menos flexível, podendo afastar alunos com uma rotina mais corrida.
  • Deve ter uma carga horária reduzida para não se tornar cansativo nem para o professor e nem para o aluno.
  • Está suscetível a imprevistos, desde incidentes do dia a dia que impeçam o comparecimento do aluno até problemas de conexão.

Vantagens e desvantagens do EAD assíncrono

Vantagens do EAD assíncrono:

  • Confere maior flexibilidade para alunos e professores, sendo ideal para aqueles que possuem menos tempo disponível.
  • Dá mais autonomia ao aluno, tornando-o protagonista absoluto do processo pedagógico.
  • Não há limitação da carga horária, permitindo o aprofundamento em assuntos mais extensos.

Desvantagens do EAD assíncrono:

  • Exige um comprometimento e auto responsabilidade que alguns alunos não possuem, como consequência, sua taxa de evasão é maior.
  • Pode gerar um sentimento de distância entre professor e aluno, além de uma sensação de não-pertencimento em relação ao restante da classe.

A Prova Fácil tem a solução para as duas modalidades!

Apesar de métodos diferentes, o objetivo do EAD síncrono e assíncrono é o mesmo: oferecer uma educação de qualidade e uma experiência de excelência para os alunos.

E mesmo que cada modelo tenha características específicas, existe uma ferramenta capaz de oferecer vantagens para ambos: Essa ferramenta é a Prova Fácil!

Através das soluções Prova Fácil, você consegue otimizar os processos do seu EAD, oferecendo mais flexibilidade para os professores e permitindo uma revolução na maneira como a sua IES encara a elaboração, aplicação e correção de provas.

Além disso, nossos relatórios oferecem dados que permitem uma análise minuciosa dos resultados da Instituição, tornando possível avaliar se o seu EAD (seja ele síncrono ou assíncrono) está trazendo o retorno esperado ou se mudanças precisam ser feitas.

Leve a Prova Fácil para o seu EAD e garanta a qualidade dos seus cursos e a satisfação dos seus alunos!

Compartilhe este conteúdo:

Posts relacionados:

Processo seletivo humanizado

Processo Seletivo Humanizado

No competitivo mercado de trabalho atual, as empresas estão constantemente buscando maneiras inovadoras de atrair e reter os melhores talentos. Uma abordagem que tem ganhado

Leia mais

Inscreva-se em nossa Newsletter

Toda semana dicas e conteúdos educativos da Prova Fácil para você!