Quais as vantagens de contratar um ecossistema de soluções educacionais?

ecossistema de soluções educacionais

Sumário

Você já deve ter ouvido que “a tecnologia não para de evoluir”, certo? Mas, o que isso significa na prática?

Significa que, a cada dia, surgem novas soluções com o mesmo objetivo: facilitar a vida das pessoas e das empresas.

Na área da educação, os exemplos são vários: desde plataformas com conteúdos personalizados, passando por ferramentas de ensino à distância até os modernos softwares de correção via Inteligência Artificial.

Mas, como dar conta de incorporar tantos recursos no dia a dia da sua instituição de maneira eficiente e com um custo acessível?

É aí que entra o ecossistema de soluções educacionais, uma maneira de integrar tudo aquilo que a sua instituição precisa para alcançar a educação do futuro.

O que é um ecossistema de soluções educacionais?

Pela definição, um ecossistema é o local onde um sistema “vive”.

E o que é um sistema? É um conjunto de elementos, concretos ou abstratos, intelectualmente organizados.

Logo, um ecossistema de soluções educacionais é o conjunto de soluções, localizadas no mesmo ambiente, que permitem que uma instituição exerça plenamente suas funções pedagógicas.

Isso é possível através da integração dessas soluções dentro de uma ferramenta maior, que permita que elas se complementem e atuem em conjunto, visando uma melhor experiência e resultados mais assertivos.

Falando nisso: você sabe o que é um LMS? É a sigla para Learning Management System, ou Sistema de Gestão de Aprendizagem.

E isso tem tudo a ver com o tema desse texto! Portanto, se quiser saber mais, clique aqui!

As vantagens de contratar soluções educacionais por meio de um ecossistema

Veja abaixo as principais vantagens de integrar suas ferramentas pedagógicas através de um ecossistema de soluções educacionais.

Redução de tempo

Segundo pesquisa realizada pela Thalis, atividades repetitivas como elaboração e correção de provas estão entre as que mais tomam tempo dos professores.

Ao adotar um ecossistema de soluções educacionais, você tem acesso a diversas ferramentas que tem o objetivo de otimizar o tempo de professores, coordenadores e oferecer uma melhor experiência para os alunos, entre elas:

  • Conteúdos prontos, completos e elaborados pelos melhores profissionais do mercado.
  • Auxílio para elaboração de avaliações, através de um banco de questões editável.
  • Suporte na logística de aplicação de exames, simulados e processos seletivos.
  • Tecnologia de ponta em correção e exibição de resultados.

Além da redução de tempo, essas medidas também geram uma melhora no bem estar e na qualidade de vida da equipe docente. Saiba mais clicando aqui!

Acesso a diferentes produtos, soluções e tecnologias atualizadas

Através do ecossistema, você tem acesso a diferentes funcionalidades dentro da mesma ferramenta.

Desta forma, você poderá, simultaneamente, elaborar uma prova com o auxílio de um banco de questões editável, corrigir a prova de uma outra turma via Inteligência Artificial e analisar os dados de uma terceira enquanto pensa nas próximas estratégias pedagógicas.

Você também terá à sua disposição diferentes formas de avaliação para serem aplicadas de forma automatizada: desde as provas tradicionais até pesquisas de satisfação.

Além disso, ao adquirir o ecossistema, você terá a garantia de trabalhar sempre com ferramentas atualizadas, que virão acompanhadas do suporte integral daqueles que gerenciam o ecossistema.

E já que falamos sobre Inteligência Artificial? Saiba como utilizá-las de maneira efetiva em processos seletivos clicando aqui!

Redução de custos

Justamente por ser um conglomerado de diversas ferramentas, o uso do ecossistema de soluções educacionais gera uma economia significativa em despesas operacionais, como assinatura de ferramentas isoladas, por exemplo.

Além disso, ao automatizar os seus processos pedagógicos, você economiza horas de trabalho de profissionais.

E, ao digitalizar seus processos, você diminui o gasto com papéis e outros materiais que, além de gerarem resíduos para o meio ambiente, podem acabar pesando no orçamento da instituição.

Acompanhamento centralizado

Ao contratar um ecossistema de soluções educacionais, você garante que todos os dados da sua instituição estejam centralizados.

Isso é essencial para que possa ser feito um acompanhamento detalhado, tanto da eficácia das ferramentas utilizadas quanto do desempenho acadêmico dos alunos.

Desta forma, é possível que uma única equipe acompanhe e analise os resultados de todas as soluções do ecossistema através de dados concretos, simplificados e exibidos em relatórios de fácil compreensão.

Ampliação das possibilidades de abordagem

Ao optar por um ecossistema de soluções educacionais e não por apenas uma solução ou ferramenta específica, você tem a oportunidade de experimentar diferentes abordagens e tecnologias.

Desta forma, você poderá testar quais delas funcionam melhor para a sua instituição, e até mesmo usar soluções diferentes dependendo da situação.

Por exemplo, talvez algumas turmas ou cursos necessitem de ferramentas que permitam avaliações 100% online, enquanto outras se adaptarão melhor com o modelo híbrido, ou mesmo totalmente presencial. 

São necessidades diferentes dentro da mesma instituição, algo que só é possível através do acesso a uma gama abrangente de soluções.

ecossistema de soluções educacionais

Conheça as soluções da Prova Fácil em parceria com a Delinea Edtech!

Na busca por oferecer o que há de melhor em educação, a Prova Fácil agora tem uma aliada poderosa: a Delinea Edtech!

Especialista em criação de recursos especializados para aprendizagem, a Delinea Edtech se uniu à líder no mercado de gestão de provas da América Latina para oferecer um ecossistema de educação completo.

Nesse ecossistema de soluções educacionais, você encontra:

  • Conteúdos completos e personalizados
  • Ferramentas de gestão para processos avaliativos
  • LMS (Learning Management System) próprio, moderno e intuitivo
  • Suporte dos melhores profissionais do mercado

Quer saber mais? Fale com nossos especialistas e marque uma demonstração!

Compartilhe este conteúdo:

Posts relacionados:

Inscreva-se em nossa Newsletter

Toda semana dicas e conteúdos educativos da Prova Fácil para você!