Não faz muito tempo que pensar a sala de aula era pensar em cadeiras enfileiradas com um professor à frente e os alunos menos engajados atrás. A imagem pode até mesmo ser selada com uma maçã em cima da mesa e um quadro sujo de giz. Quando perguntados sobre onde adquiriram conhecimentos, era nessa imagem que os jovens encontravam suas respostas.
O mundo já deu muitas voltas ao redor do sol de 1.900 para cá e mudou ainda mais rápido na última década, mas é ainda uma imagem muito próxima a essa que encontramos na maioria das salas de aula ao redor do mundo. Por outro lado, quando perguntamos aos jovens onde é que eles adquirem conhecimento hoje, a resposta não é mais a sala de aula mas, sim, a internet.
Se o aluno já entra em sala de aula conhecendo o assunto e se sua fonte de aprendizagem não é mais a sala de aula, algo se transforma com a figura do professor.
Sabendo disso, separamos as principais competências necessárias para essa mudança.
O professor deve trabalhar a partir da compreensão do tema que o aluno já tem. Como?
- Inquirir e criar tarefas e condições para que o aluno demonstre o pensamento que já tem sobre o tema
- Aplicar avaliações formativas para visibilizar o pensamento aos proprio alunos e seus colegas
- Trabalhar as ideias preconcebidas para que os estudantes possam elaborá-las, contestá-las e, quando necessário, substituí-las.
Os professores devem ensinar assuntos em profundidade, utilizando exemplos para demonstrar o conceito em ação. Como?
- Escolher uma área temática para aprofundamento e detalhamento
- Aplicar avaliações que testem o conhecimento profundo – requer atenção com avaliações objetivas, por exemplo.
Estratégias metacognitivas devem ser integradas ao currículo em diversas áreas temáticas
- Lembrando que metacognição é a habilidade de uma pessoa prever o próprio desempenho em diversas tarefas
- Aplicar práticas que focalizem a criação de sentido, autoavaliação e reflexão sobre o que funciona e o que precisa ser melhorado
Lembrando que sempre é possível contar com o apoio da tecnologia para aplicar os novos conceitos da Educação 3.0.