Retrospectiva da educação em 2022: o que mais se falou esse ano?

educação em 2022

Sumário

Esse foi um ano de transformações e retomadas na educação. Com a implementação do Novo Ensino Médio e o avanço tecnológico, novas demandas educacionais ditaram uma realidade diferente para as Instituições de Ensino.  

Durante o ano, escolas e faculdades buscaram aprimorar suas ofertas na estrutura física, equipamentos e consequentemente, no campo pedagógico. Confira a retrospectiva dos principais acontecimentos na educação em 2022. 

Educação em 2022: O que foi assunto?

O retorno às aulas presenciais em instituições públicas e privadas de educação, as eleições, copa do mundo, implementação do Novo Ensino Médio, aplicação da vacina e adaptação pós pandemia foram assuntos para a educação em 2022.

Novo Ensino Médio

A educação em 2022 vivenciou algumas alterações após a adoção e implementação do Novo Ensino Médio, em março deste ano.  

O aumento da carga horária dos estudantes, a adoção de uma base comum curricular e a escolha dos itinerários formativos – conjunto de disciplinas, projetos, trabalhos e oficinas escolhidas pelo aluno – eram as principais mudanças prometidas para o modelo. 

Foram cinco anos, desde a aprovação do projeto, para que as Instituições pudessem se organizar e estudar o modelo, que conta com novas metodologias de ensino modernas e que prometem preparar o aluno para todos os aspectos da vida adulta. 

O processo de implementação dos referenciais curriculares no 1º ano do Ensino Médio teve seu prazo finalizado e, até 2024, deve ocorrer o monitoramento da implementação dos referenciais curriculares e da formação continuada aos profissionais da educação, de acordo com calendário do Ministério da Educação.

Leia mais sobre a Implementação do Novo Ensino Médio. 

Retorno do ensino presencial

O retorno do ensino presencial na educação em 2022 também foi um assunto bastante comentado e deixou evidente aos especialistas e à comunidade um quadro desafiador. 

Após dois anos de um período com algumas instabilidades e incertezas no curso da educação e da saúde pública, os estudantes voltaram ao ensino presencial, após esse período em que ficaram separados de colegas e professores estudando de forma remota.

Coube às Instituições de Ensino começarem a investir na recuperação do ritmo de aprendizagem, enquanto lidavam com questões de saúde mental dos estudantes, professores e colaboradores. 

Foi necessário pensar em pontos cruciais como flexibilização no retorno imediato ou não dos alunos, incentivo ao diálogo, e a introdução de novas práticas e metodologias que extrapolassem o currículo e promovessem a integração e o bem-estar.

Trabalho em combate à fake news

educação em 2022

Parece óbvio que, para combater a desinformação, o melhor caminho seja oferecer mais informação, principalmente informação criteriosa, de qualidade e transparente. Mas durante o ano, não foi tão simples quanto parece. 

Seja na ciência, política ou educação, as chamadas fake news entraram cada vez mais em evidência. A rapidez com que circularam informações falsas foi motivo para estudos comportamentais na educação em 2022. 

Foi necessário atuar na identificação de características comuns das fake news, bem como debater e aprender meios de combatê-las. 

Em nosso blog, deixamos algumas dicas de como identificar uma notícia falsa e como ensinar seus alunos em meio a tantas “fake news”, clique aqui e saiba mais.

Metodologias ativas

As ações e processos realizados em práticas metodológicas do cotidiano trouxe a preocupação do que estava sendo ofertado aos alunos. 

O retorno ao ensino presencial fez com que professores e gestores inovassem as práticas por meio de metodologias ativas e uso das mais diversas tecnologias.

A tecnologia da informação e a digitalização mudaram definitivamente a forma como as pessoas trabalham, estudam e se comunicam. Diante disso, o processo de ensino-aprendizagem passou a contar com novos formatos. 

As práticas passivas, com estímulo e autonomia, foram abrindo espaço para metodologias ativas que auxiliaram os estudantes com métodos que se apoiam na utilização do engajamento do aluno a favor dos professores. 

Dessa forma, a aprendizagem na educação em 2022 deu um salto na relação entre professores e alunos que, com maior interação, proporcionaram um ambiente de aprendizagem em que há oportunidade para todos os alunos de pensar e criar dependência.

Ficou interessado no tema? Criamos um guia completo sobre o assunto e lá, te ensinamos como aplicar metodologias ativas na sua escola.  

Como continuar a usar a tecnologia no retorno do ensino presencial 

Durante todos os meses de ensino remoto, professores e alunos tiveram uma quebra de rotina para a qual não estavam preparados e sem dúvidas, o maior legado desse período foi a continuidade da tecnologia como parte ativa do processo pedagógico.

A educação híbrida foi desenvolvida e centralizada na experiência do aluno e, agora, a modalidade busca criar uma relação positiva para o aprendizado e isso só foi possível pelas tecnologias disponíveis

Os ganhos provindos disso devem continuar até mesmo no modelo presencial, já que os alunos aprendem novos conteúdos em casa, por meio do ensino a distância, e utilizam o espaço da sala de aula para tirar dúvidas, utilizando de todo recurso tecnológico disponível. 

Conclusão

Sabemos que a educação em 2022 passou por diversas mudanças e precisou se adaptar para manter-se inteirado das atividades e novas práticas. 

Seja com o ensino presencial ou a distância, a tecnologia foi e está sendo um recurso muito utilizado para auxiliar o dia a dia escolar em diversos aspectos, principalmente no relacionamento entre alunos e professores. 

Além de estreitar os laços, a tecnologia facilita e muito na gestão do ensino, e o uso de ferramentas de gestão são de grande utilidade para as aulas pois possibilitam o acesso aos dados e podem gerar maior personalização do ensino.

Quer se preparar para o que vem em 2023? Fale com uma das nossas especialistas e conheça as soluções que a Prova Fácil preparou para a sua instituição. 

Desejamos um excelente final de ano e que estejamos juntos transformando a educação no ano que vem!

Compartilhe este conteúdo:

Posts relacionados:

Processo seletivo humanizado

Processo Seletivo Humanizado

No competitivo mercado de trabalho atual, as empresas estão constantemente buscando maneiras inovadoras de atrair e reter os melhores talentos. Uma abordagem que tem ganhado

Leia mais

Inscreva-se em nossa Newsletter

Toda semana dicas e conteúdos educativos da Prova Fácil para você!