Entenda como um sistema de gestão de provas ajuda a melhorar a qualidade do ensino

Sumário

Automatizando a correção de provas você já ganha agilidade e controle de informações, mas já pensou como ter um sistema que faz toda a gestão de avaliações pode impactar na qualidade do ensino?

Melhora no desempenho dos alunos

Incluir a tecnologia no ambiente escolar aproxima a instituição dos alunos, que estão sempre conectados, e facilita a troca de informações. Por meio de um sistema de gestão de provas como o SGP, da Starline Tecnologia, os alunos têm acesso rápido a suas notas e a avaliações sobre seu desempenho e, dessa forma, ficam sabendo o que precisam estudar mais.

Com os dados de cada estudante, é possível avaliar quem precisa de acompanhamento personalizado e ajudar todos os alunos a aprenderem com qualidade todo o conteúdo necessário e determinado pela grade curricular.

A ferramenta também gera dados de turmas inteiras, permitindo que o professor avalie o desempenho da classe como um todo. Isso ajuda a melhorar a qualidade do ensino, uma vez que, ao identificar os problemas de aprendizado da turma, o docente percebe quais habilidades trabalhadas durante as aulas não foram assimiladas corretamente. Assim, é possível retomar em sala os temas em que os estudantes apresentaram mais dúvidas.

Além disso, as provas geradas no SGP são um ótimo teste para quem vai prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O aplicativo faz a análise de desempenho utilizando TRI (Teoria de Resposta ao Item), mesma metodologia de avaliação usada pelo Ministério da Educação no Enem. Com a técnica, não são contabilizados apenas o número total de acertos no teste, mas é avaliada a capacidade de um item distinguir os estudantes que têm a proficiência requisitada daqueles quem não a têm; o grau de dificuldade; e a possibilidade de acerto ao acaso (chute).

Pais mais próximos da instituição

Com um sistema de gestão de provas, fica mais fácil para os pais acompanhar a rotina escolar de seus filhos. Em um só lugar eles encontrarão histórico, notas, avaliações de desempenho e dificuldades de aprendizagem que os filhos podem estar enfrentando.

Fica mais fácil, também, receber comunicados e até mesmo gerar boletos de pagamento de matrícula, mensalidade e outras taxas.

Menos trabalho para o professor

Elaborar questões, diagramar a prova, imprimir, aplicar, corrigir, analisar resultados e dar um feedback aos alunos. São muitos passos desgastantes na rotina de um professor quando o assunto é avaliação. Mas um sistema de provas pode tornar tudo mais prático!

O aplicativo permite que o docente crie um banco de questões, tornando muito mais simples selecionar as perguntas na hora de montar a avaliação. É possível até mesmo elaborar provas diferentes, mas com o mesmo nível de exigência, para alunos de uma mesma turma, evitando que os colegas tenham acesso às respostas durante o teste.

A ferramenta também diagrama, corrige as questões de acordo com a folha resposta configurada previamente e gera relatórios personalizados de um determinado aluno ou classe. Além de economizar o tempo do professor, que pode ser investido em formação continuada ou planejamento de aulas, por exemplo, o sistema garante que não haverá erros de correção, que muitas vezes podem ocorrer quando um profissional esgotado está corrigindo sua centésima prova.

Baixe nosso guia com 32 Ferramentas Gratuitas para Avaliação Online

Benefícios para a escola

É preciso enxergar a tecnologia como uma aliada na administração escolar. Um sistema de gestão de provas reúne em um lugar só todos os aspectos que devem ser levados em conta na gestão da escola. Além de melhorar a qualidade de ensino e economizar o tempo dos professores, essa ferramenta também ajuda o diretor a coordenar todos os fluxos da instituição.

No sistema, o gestor terá acesso a todas as informações: recursos; notas, frequência e desempenho dos estudantes; processos de prospecção e captação de novos alunos; avaliações de professores, cursos, disciplinas e infraestrutura; entre outras. Essa visão global ajuda na tomada de decisões para melhorar questões como orçamento e planejamento da instituição.

O uso desse tipo de ferramenta também economiza recursos. Como todas as operações passam a ser centralizadas, os custos com operação e manutenção são reduzidos de forma substancial. Problemas passam a ser resolvidos com mais facilidade, tornando o trabalho dos profissionais mais eficiente e fazendo com que eles tenham mais tempo para executar tarefas complexas ou outras atividades.

Com a automatização da criação das provas, há mais segurança nas avaliações. Apenas o professor e o coordenador têm acesso às provas durante a elaboração e elas ficam armazenadas digitalmente em um servidor seguro até a hora da impressão e aplicação. Além disso, os professores não precisam transportar diversas avaliações correndo o risco de, até mesmo, perder alguma.

A melhoria no processo de avaliação também ajuda a aproximar a gestão escolar dos alunos. Com os relatórios gerados pelo sistema, é possível verificar a evolução dos resultados do estudante ao longo do tempo, e diretores e coordenadores pedagógicos podem centrar o foco nos estudantes que apresentam maiores dificuldades de aprendizado e elaborar medidas para um acompanhamento mais próximo.

Além do contato com os alunos, o sistema auxilia a aproximação com os pais, que podem se comunicar com a escola mais facilmente e obter as informações que desejarem em tempo real. Essa relação ajuda também na fidelização e captação de novos alunos, que enxergam vantagens em uma instituição cujos processos funcionam plenamente.

Ao adotar um sistema de gestão de provas, você dá um passo em direção a uma escola moderna, que atende às necessidades de alunos e professores de forma prática e eficiente, potencializando o ensino.

Quer que a sua instituição dê esse passo? Conheça o Sistema de Gestão de Provas (SGP) da Starline Tecnologia!

Compartilhe este conteúdo:

Posts relacionados:

Inscreva-se em nossa Newsletter

Toda semana dicas e conteúdos educativos da Prova Fácil para você!