3 formas da sua escola se digitalizar com baixo custo

digitalizar com baixo custo

Sumário

Até pouco tempo, os computadores eram usados apenas em aula de informática, e se um aluno fosse pego usando o celular ou tablet na aula, era provável que recebesse uma advertência.

As mochilas andavam sempre pesadas, com muitos livros e cadernos que, ao longo dos anos, só aumentavam. Acima de tudo, era impensável assistir uma aula em casa.

Por mais que o ensino a distância já existisse, foi durante a pandemia que a tecnologia foi aplicada de maneira emergencial nessas Instituições cujas atividades seguiam um modelo mais “tradicional”.

Qual a importância de transformar minha escola digitalmente?

Você provavelmente já ouviu falar bastante sobre o uso de tecnologia na escola. Ao longo dos anos, novas ferramentas e plataformas surgiram para redefinir a forma de ensinar e avaliar, proporcionando assim um ambiente mais moderno e potencializado para as escolas.

Ambientes virtuais, softwares de provas, apps de estudos para alunos são exemplos de tecnologias que fazem a diferença no dia a dia escolar. Cabe às instituições de ensino adotar esses recursos para criar um espaço inovador, atrativo e criativo para estudantes e professores. 

O mundo tem evoluído e as gerações têm mudado. A nova geração de alunos, chamada “Geração Alpha”, já nasce em um ambiente muito mais tecnológico, inserido em atividades que cada vez mais utilizam as telas. 

O ensino deve levar isso em consideração, visando o engajamento do aluno, o sentido que ele dá para as atividades escolares e que também dialogue com o meio em que ele está inserido.

Por fim, a tecnologia educacional já avançou o suficiente para que atividades do dia a dia escolar, geralmente morosas e repetitivas, sejam superadas. Assim, os docentes e a equipe pedagógica conseguem ter mais tempo para dedicar-se na oferta de um ensino de qualidade.

Leia mais Transformação Digital das Avaliações: sua Instituição já começou?

3 maneiras de digitalizar com baixo custo

digitalizar com baixo custo

Para te auxiliar na utilização de ferramentas e metodologias que podem inovar o ambiente escolar, mostraremos a você as três melhores formas de digitalizar sua escola com baixo custo. Continue a leitura e entenda! 

Incorpore os celulares dos alunos na dinâmica da aula

Muitos alunos hoje carregam consigo algum aparelho eletrônico, como o celular., 

Por muito tempo, o celular foi visto como inimigo da didática. Hoje, esses aparelhos podem ser vistos como mais um recurso para que os professores desenvolvam suas aulas e projetos. 

O celular pode facilitar o acesso dos alunos a materiais interativos, como músicas, infográficos, vídeos, ou até mesmo para facilitar as pesquisas, o que promove o desenvolvimento intelectual, social e cognitivo de maneira conjunta.

Lembrando que é preciso cuidado ao propor atividades que possam discriminar os estudantes de acordo com o tipo de aparelho que possuem, ou até se possuem. É possível desenvolver práticas recorrentes ou atividades em grupo, para que todos consigam participar. 

Saiba mais Celular na sala de aula: 7 dicas para melhorar suas aulas através dos dispositivos mobile

Crie uma sala de vídeo

Apresentar vídeos em sala de aula é aproveitar de um recurso que já é consumido por grande parte de seus alunos, e, consequentemente, aumentar o interesse e atenção deles. 

Esse material tem um apelo visual interessante, dialoga muito com seu público e pode ser utilizado para dar um respiro nas aulas 100% expositivas.

Visando a oferta dessa solução sem um gasto financeiro exacerbado, a Instituição de Ensino tem a opção de reservar uma sala com equipamentos únicos de projeção, ao invés de ter um equipamento por sala de aula.

Essa pode ser uma solução inicial para ter o recurso disponível, evitando riscos de danos aos equipamentos – já que esses, geralmente ficam fixos e trancados. Cabe à direção criar formas de reserva dessa sala, para que todos consigam utilizá-la.

Digitalize seus processos avaliativos

A tecnologia  proporciona movimentos riquíssimos como cooperação, colaboração e interação. Além disso, proporciona uma maior facilidade na hora de executar atividades importantes.  

Sendo online ou física, a avaliação é parte fundamental da dinâmica escolar, e que a tecnologia pode ajudar a potencializar.

A Prova Fácil possui a solução Prova Fácil Escolas, uma opção barata, simples e completa para instituições de Ensino Básico.

Com ela, sua escola tem um controle maior na gestão das avaliações, e simplifica a vida dos professores, já que criam e corrigem provas com muito mais rapidez.

Assim, seus docentes ganham em tempo, produtividade e geração de dados nos processos avaliativos. 

Saiba mais sobre essa plataforma de processamento e gestão de provas escolares 

Conclusão

Com plataformas robustas e de fácil utilização, é possível monitorar os fluxos e reduzir o tempo de trabalho, além de otimizar os processos. 

Digitalizar sua escola é um processo que pode ser iniciado com pequenas ações, de baixo impacto financeiro. Ao longo do texto, mostramos somente algumas dessas ações, aquelas que acreditamos serem as principais e as que já vão, desde o início, revolucionar o dia a dia da sua instituição.

A Prova Fácil é referência no apoio ao desenvolvimento educacional da sua Instituição de Ensino. Portanto, não deixe de conhecer a Prova Fácil Escolas, a plataforma com melhor custo-benefício para realizar a gestão dos seus processos avaliativos. 

Saiba mais sobre a solução e conte com quem tem autoridade no assunto. Fale com uma das nossas especialistas.

Compartilhe este conteúdo:

Posts relacionados:

Inscreva-se em nossa Newsletter

Toda semana dicas e conteúdos educativos da Prova Fácil para você!