5 pontos de atenção no início do ano da Instituição de Ensino

5 pontos de atenção no início do ano em Instituições de Ensino

Sumário

O início do ano da Instituição de Ensino carrega consigo novas expectativas, novos projetos e novos anseios de que tudo ocorrerá dentro do esperado. Isso se trata de uma verdade, mas para isso se faz necessária uma pitada de dedicação e claro, planejamento. 

Esse início não acontece naturalmente, porque é logo no começo do ano que os gestores devem começar a se dedicar para garantir que nada saia dos conformes. 

5 pontos de atenção no início do ano da Instituição de Ensino

Delegar funções, relembrar os valores da escola e acolher as ações propostas pela equipe e facilitar a concretização está entre as ações que os gestores precisam cumprir durante o planejamento escolar no início do ano da Instituição de Ensino. 

Um planejamento feito com antecedência faz toda a diferença na organização, uma vez que auxilia no crescimento e construção de uma cultura coletiva, fortalecendo as práticas democráticas.

Trouxemos para você cinco pontos de atenção no início do ano em sua Instituição de Ensino. Os tópicos a seguir podem auxiliar na delegação das prioridades e a analisar com cautela alguns pontos que evitam deslizes.

Um clima leve faz a diferença no início do ano da Instituição de Ensino

Uma avaliação sobre o clima escolar no início do ano letivo permite que ao longo do tempo, cada indivíduo consiga expressar suas impressões, vivências e sentimentos sobre a Instituição em um espaço seguro. 

Com dinâmicas, estudos e diálogo, os gestores podem destacar os pontos que precisam ser melhorados e ainda apontar as qualidades de cada pessoa envolvida no cotidiano escolar para que assim, todos iniciem o ano letivo de forma leve e motivados.

Afinal, qualquer pessoa que tem seu trabalho reconhecido, passa a exercer sua função com mais motivação e se propõe a melhorar cada dia mais, não é mesmo?

Busque integrar sua equipe alguns dias antes das aulas começarem 

 início do ano da Instituição de Ensino

Com o objetivo de otimizar o trabalho da gestão por meio de ações planejadas, promover a integração entre áreas é uma ótima medida para direcionar as melhorias da produtividade das equipes. 

Para que os setores da escola estejam sempre funcionando de forma leve, o gestor escolar deve sempre estar atento à integração, que, se planejada de maneira correta, pode agilizar os processos e automatizar serviços. 

Priorizar a aproximação da equipe escolar ajuda também na redução de custos, pois elimina o retrabalho e aumenta a produtividade, por exemplo. 

E, para isso, dinâmicas de apresentação/momentos de diálogo em equipe são primordiais, especialmente para as novas pessoas que estarão integrando o corpo docente e passando por mudanças na rotina da Instituição. 

Preveja festas, comemorações e datas importantes do calendário

Um calendário organizado facilita para que o ano letivo seja produtivo. As festas e atividades de lazer e aprendizagem, tais como a festa junina, gincanas escolares, feira de ciências, devem ter data marcada e serem previstas.

Inicialmente, o gestor deve definir os dias letivos considerando a carga horária para cada categoria, considerando feriados, recessos escolares e férias. Deve considerar também as particularidades da Instituição de Ensino, a comunidade, bem como questões culturais e ambientais. 

Leia as 3 formas da sua escola se digitalizar com baixo custo

O ano anterior pode – e deve – ser base para o ano que se inicia 

O início do ano da Instituição de Ensino, vem logo após um período de descanso para alunos, professores e gestores. Sendo assim, é o momento ideal para colocar em prática o início de um planejamento que auxilia na evolução da Instituição. 

É necessário fazer um balanço do ano anterior e observar quais atividades deram certo – ou não – o que a escola aprendeu com ela e quais ações podem ser feitas para melhorar. 

Nesse momento, é importante conversar com os professores sobre o desempenho dos alunos, fazer uma análise comparativa e claro, recolher feedback de alunos, familiares e docentes para assim, trazer insights que podem auxiliar no próximo ano. Em geral, essas referências são um bom suporte para começar mais um ano.

Saiba como preparar sua escola para receber novas ferramentas tecnológicas

Conclusão 

E já que falamos da preparação da sua escola para o início do ano da Instituição de Ensino, que tal você começar 2023 levando o maior software de gestão de provas da América Latina para sua Instituição?

Como mencionamos, com a nossa ferramenta, você facilita a rotina dos professores, melhora a experiência dos alunos e insere definitivamente a sua escola no processo de transformação digital.

Tudo isso é possível, pois são inúmeros benefícios: desde o planejamento do calendário de provas até a elaboração de atividades inteligentes, da logística dos exames até a correção das avaliações. Com a Prova Fácil você tem acesso a relatórios completos sobre o desempenho dos alunos, das turmas e da escola como um todo.

Milhares de Instituições de Ensino já aderiram! Venha você também e faça parte da educação do futuro! 

Compartilhe este conteúdo:

Posts relacionados:

Processo seletivo humanizado

Processo Seletivo Humanizado

No competitivo mercado de trabalho atual, as empresas estão constantemente buscando maneiras inovadoras de atrair e reter os melhores talentos. Uma abordagem que tem ganhado

Leia mais

Inscreva-se em nossa Newsletter

Toda semana dicas e conteúdos educativos da Prova Fácil para você!