Formas de aplicação da liderança 360 em Instituições de Ensino

liderança 360

Sumário

O que não falta na internet são textos explicando as características de um bom líder e propondo soluções para gerentes e CEOs se tornarem os líderes ideais.

Porém, o que muitos destes materiais não abordam é que não é necessário ocupar uma posição hierárquica alta para exercer a liderança no ambiente de trabalho: é aí que entra o conceito de liderança 360.

Neste texto, explicaremos o que é a liderança 360, abordaremos como ela se aplica no contexto das Instituições de Ensino e entenderemos como ela pode ser uma ferramenta poderosa na construção de uma educação democrática e transformadora.

O que é a Liderança 360?

A ideia central da liderança 360 é que qualquer colaborador pode exercer influência positiva, motivação e outros aspectos da liderança em seus colegas, independente do nível hierárquico.

Segundo este pensamento, o modelo tradicional de liderança vertical não está mais de acordo com as transformações do mundo moderno, sendo fundamental que os líderes ampliem sua capacidade de influência para além de seus subordinados diretos.

A obra que originou o termo Liderança 360

O primeiro uso do termo liderança 360 ocorreu no livro “O Líder 360”, de autoria de John C. Maxwell.

Na obra, Maxwell afirma, entre outras coisas, que 99% de toda a liderança não parte do topo, mas do escalão médio de uma organização.

Isso reforça que o caminho para o futuro das organizações é se preocupar menos com as hierarquias e mais com a construção de um ambiente onde todos tenham pensamento de liderança.

Aplicando a liderança 360 em Instituições de Ensino

Instituições de Ensino, sejam do ensino básico ou superior, públicas ou privadas, estão pautadas no conceito de comunidade.

E é da integração entre todos os agentes desta comunidade, da troca de experiências e do aprendizado mútuo que surgirão as soluções para os diversos problemas que a educação enfrenta no dia a dia.

Esse pensamento horizontal, onde todos têm algo a contribuir para o bom funcionamento da Instituição, ajuda a pavimentar o caminho para a liderança 360.

Veja abaixo formas de aplicar a liderança 360 no dia a dia da sua Instituição de Ensino.

Liderar para cima

Um funcionário com o pensamento da liderança 360 é capaz de influenciar positivamente seus superiores, sugerindo melhorias que podem ser implementadas.

Por exemplo: um professor pode sugerir para a coordenação um novo método de avaliação, uma nova forma de preparação de aula ou mesmo uma nova ferramenta para auxiliar na correção de provas.

Veja abaixo algumas qualidades importantes para conseguir liderar para cima:

  • Visão: capacidade de identificar os pontos fracos da instituição, antever suas necessidades e pensar em soluções factíveis.
  • Proatividade: não esperar os superiores pedirem algo ou surgirem com um problema para tomar atitudes.
  • Boa comunicação: saber falar com os seus superiores e fazê-los entender que todas as sugestões têm como único objetivo o bem da Instituição.

Liderar através

O pensamento da liderança 360 também diz que devemos ser bons exemplos e motivar os colegas que estão no mesmo nível hierárquico.

Isso pode ser feito através de pequenas ações do dia a dia, como evitar reclamações, mostrar dedicação e empenho em todas as atividades, compartilhar os bons resultados etc.

Veja abaixo algumas qualidades importantes para conseguir liderar através:

  • Coletividade: entender que o sucesso de uma equipe depende de todos os envolvidos e não apenas do esforço individual, por isso, saber dividir tarefas e trabalhar em grupo é fundamental.
  • Empatia: saber se colocar no lugar dos colegas, compreender suas necessidades, dificuldades e facilidades para conseguir ajudá-los da melhor forma.
  • Gentileza: pode parecer bobagem, mas o simples ato de ser gentil faz toda a diferença. Afinal de contas, ninguém se permitirá influenciar positivamente por um colega desagradável.

Liderar para baixo

Por fim, o líder 360 sabe valorizar e conquistar o respeito de seus subordinados diretos.

Ele sabe também reconhecer os pontos fortes e fracos de cada um, além dos esforços feitos no dia a dia, de maneira a evitar frustrações e a sensação de falta de reconhecimento.

No caso de uma Instituição de Ensino, por exemplo, é importante que o coordenador pedagógico dê feedbacks aos professores, compartilhando com eles os resultados positivos e mostrando-se presente e ciente da importância de cada colaborador.

Veja abaixo algumas qualidades importantes para conseguir liderar para baixo:

  • Estratégia: o líder 360 conhece o negócio e suas necessidades, além de saber como extrair o melhor de cada funcionário para que a Instituição atinja os seus objetivos.
  • Gestão de pessoas: outra característica importante é saber observar seus subordinados com um olhar humano, atento às suas necessidades para poder delegar com mais precisão e construir um ambiente harmonioso.
  • Humildade: também é fundamental saber ouvir e buscar a construção coletiva de soluções para os problemas do dia a dia.

Conheça mais sobre a liderança 360 com a Prova Fácil!

Quer saber mais sobre a liderança 360 no contexto da educação? 

Então baixe o nosso guia completo “Como aplicar a Liderança 360 na sua equipe docente” e descubra como transformar o dia a dia da sua Instituição de Ensino.

Este guia faz parte de uma série de materiais produzidos pela Prova Fácil, a plataforma líder no mercado de gestão de provas da América Latina.

Acessando nosso site, você tem acesso a guias, e-books e postagens sobre as principais novidades do mundo educacional e ainda tem a chance de conhecer nossas soluções para otimizar a rotina acadêmica com ajuda da tecnologia, como o Sistema de Gestão de Provas.

Não perca mais tempo e conheça tudo que a Prova Fácil tem a te oferecer!

Compartilhe este conteúdo:

Posts relacionados:

Processo seletivo humanizado

Processo Seletivo Humanizado

No competitivo mercado de trabalho atual, as empresas estão constantemente buscando maneiras inovadoras de atrair e reter os melhores talentos. Uma abordagem que tem ganhado

Leia mais

Inscreva-se em nossa Newsletter

Toda semana dicas e conteúdos educativos da Prova Fácil para você!