6 maneiras de aumentar a retenção de alunos em uma Instituição de Ensino.
Especialmente durante o fim e o início de ano, época de encerrar e dar início a um novo ano letivo, as instituições de ensino (IES) lançam estratégias e se empenham para captar novos alunos.No entanto, outro desafio que deve ser igualmente considerado é a retenção dos alunos já matriculados, visto que de nada adianta atrair novos estudantes se existe um grande fluxo de evasão, certo?
As ações, além de serem focadas em novos públicos-alvo, devem ser pensadas também para prevenir a saída de alunos. Para isso, é preciso entender por quais motivos um estudante — ou seus responsáveis — optam por sair de uma escola e ir para outra.
Neste post, vamos listar 6 dicas de práticas que você pode adotar na sua instituição de ensino para garantir que o corpo estudantil se mantenha em um bom número.
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Trace o percurso de ensino já no momento da matrícula
Estabelecer um plano de estudos para além de um ano letivo e dar um panorama completo sobre a jornada do aluno são questões importantes para alinhar as perspectivas do estudante com as da instituição. Além disso, é uma forma de esclarecer todos os métodos de ensino e os benefícios que um percurso contínuo em uma mesma escola traz ao processo de aprendizagem.
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Invista em estratégias de relacionamento
Na Era Digital, existem vários canais possíveis de comunicação, e utilizá-los como estratégias de relacionamento é fundamental para a fidelização dos alunos. Vale ressaltar que uma instituição de ensino deve estabelecer contato direto com os vários núcleos envolvidos: alunos, pais, professores e funcionários.
Nesse sentido, a tecnologia é uma ótima aliada. E-mails, comunidades em mídias sociais, fóruns de discussão — tudo isso contribui para maior proximidade da escola com sua comunidade.
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Autorize negociações financeiras
No caso de instituições privadas, um dos motivos mais recorrentes que prejudicam a retenção de alunos é a dificuldade de se manter em dia com as mensalidades. Para solucionar esse problema e evitar a saída de alunos, a instituição pode encontrar formas de ajudar o aluno e sua família a quitar suas dívidas.
Dentre as possíveis medidas, estão a renegociação e parcelamento das mensalidades atrasadas, o incentivo através de bolsas de estudos e descontos proporcionais ao desempenho do estudante.
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Incentive atividades extraclasse
Desenvolver atividades complementares, que saiam do formato sala de aula e proporcionem experiências novas aos alunos, desperta o interesse e aumenta o envolvimento da classe com a escola como um todo. Promover eventos, festivais ou lanches coletivos, por exemplo, além de contribuir para o fortalecimento de novas habilidades, são um incentivo ao aluno.
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Crie recursos como reforços e grupos de estudos
Outro ponto que pode ser determinante para um aluno deixar uma instituição, é a dificuldade em relação às notas e ao desempenho em avaliações. Acompanhar o ritmo de um professor ou de uma disciplina em específico pode contribuir para a falta de envolvimento com a escola.
As soluções para esse problema é mostrar que a instituição tem a preocupação de proporcionar a melhor performance de aprendizagem possível, garantindo que seus estudantes absorvam o conteúdo e estejam preparados para seu futuro. Grupos de estudos e reforços semanais, com professores e monitores, são ótimas e eficientes práticas.
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Aprenda com os casos de transferência
Pesquisar, recolher e analisar dados são fases essenciais a qualquer pesquisa de mercado. Aproveite os casos de transferência para compreender as principais motivações que levaram alguém a deixar sua IES e, então, adotar as soluções cabíveis e estratégicas para a escola.
O fluxo de evasão, bem como o de captação e retenção, faz parte da realidade de toda instituição. Antecipar necessidades, inovar e criar um ambiente receptivo a todos são pontos que já vão te deixar à frente!