Saber se comunicar tanto com seus estudantes quanto com futuros candidatos é um dos grandes desafios das Instituições de Ensino Superior. Para resolver esse problema existe o marketing educacional!
Neste texto, abordaremos as maneiras como o mundo do marketing e da educação se encontram para facilitar a vida das IES.
Também veremos como extrair o melhor desse encontro e usá-lo para trabalhar a imagem da sua Instituição e investir na captação de alunos.
O que é Marketing Educacional?
Começando pelo começo: marketing educacional é o conjunto de estratégias tomadas por Instituições do Ensino Superior para se comunicar, atrair e satisfazer seus atuais e futuros alunos.
Não se trata apenas de vender os serviços e benefícios da IES, mas de mostrar suas propostas para a educação, sua visão social e seus objetivos enquanto entidade transformadora da sociedade.
Por que o Marketing Educacional é importante para minha IES?
Em um mercado tão competitivo como o do Ensino Superior (especialmente com o crescimento dos cursos EaD nos últimos anos), investir em uma estratégia de marketing educacional pode ser o fator decisivo entre o sucesso e o fracasso de uma instituição.
A estratégia certa varia de acordo com as particularidades da IES. Algumas preferem contratar agências de publicidade para cuidar deste processo enquanto outras buscam internalizar o processo.
De qualquer forma, existem alguns pontos de atenção que não mudam na hora de aplicar o marketing educacional na sua Instituição de Ensino:
- Entender qual é o público-alvo e o perfil de aluno que a IES pretende atingir.
- Afinar a linguagem e o tipo de mensagem de acordo com o que o público-alvo espera.
- Trabalhar com dados concretos, que podem ser obtidos através dos canais digitais ou de pesquisas com os alunos atuais.
- Deixar claro que os objetivos da IES vão além dos financeiros, mostrando preocupação em oferecer uma boa experiência para o aluno e deixar legados para a sociedade.
Onde aplicar suas técnicas
Agora que já vimos os cuidados necessários, é hora de entender onde e como aplicar as técnicas de marketing educacional.
Mídia (paga e orgânica)
É impossível falar de marketing educacional no século XXI sem falarmos da internet e das redes sociais.
Sendo assim, investir em bons profissionais para gerir as páginas da Instituição, que sejam capazes de gerar engajamento e se comunicar com o público online pode fazer toda a diferença e resultar em um retorno orgânico.
Porém, muitas vezes apenas o orgânico não é o suficiente e investir em mídia paga pode ser a solução para se destacar da concorrência.
Uma das formas de mídia paga mais comuns são os links patrocinados, que aparecem em plataformas de anúncio e levam o usuário que clicar até a página desejada.
Além disso, também existe a plataforma Google Ads, que coloca o anunciante em destaque nas páginas de busca do Google, além do Twitter Ads e do Facebook Ads, que oferecem resultados similares em suas respectivas plataformas.
Criação de conteúdo
Uma das estratégias de marketing mais eficientes que existem, e que pode ser aplicada dentro do marketing educacional, é o marketing de conteúdo.
Através dele, Instituições de Ensino produzem materiais de interesse do seu público alvo, fazendo assim, uma propaganda eficiente e não invasiva da sua marca.
E as possibilidades são diversas: desde blogs até vídeos no YouTube, passando pelos famosos podcasts, que tem dominado o mercado de conteúdo educacional nos últimos anos.
O investimento em marketing de conteúdo deste tipo passa a mensagem de uma IES preocupada com a disseminação da informação, além de dar ao aluno uma “amostra grátis” do que ele encontrará nos cursos oferecidos pela IES.
Marketing Educacional Omnichannel
O marketing omnichannel consiste na integração de diferentes canais de comunicação, com o objetivo de unir estratégias on e offline.
O resultado são mensagens de maior alcance, mais coesas, com a possibilidade de analisar os dados obtidos e entender mais rapidamente o que está funcionando e o que precisa ser corrigido.
Os benefícios e a importância na captação de alunos
Por fim, depois de aplicar as técnicas de marketing educacional na sua IES, é provável que em algum tempo você já veja os resultados.
Alguns dos benefícios que você pode esperar desse investimento são:
- Melhora na comunicação da IES com seus alunos e público alvo.
- Fortalecimento do posicionamento da marca, ligando o nome da instituição a causas e valores
- Aumento do alcance e escalabilidade das estratégias de divulgação e publicidade da IES.
- Potencialização da captação de alunos
Atraiu estudantes? É hora de oferecer um processo seletivo de qualidade!
Após a captação dos estudantes é importante se preocupar com a sua fidelização, ou seja, em oferecer uma educação de qualidade e que garanta que eles não buscarão outra Instituição de Ensino.
Uma das maiores queixas dos estudantes do Ensino Superior é quanto às avaliações, que costumam ser ultrapassadas e com demora na divulgação dos resultados.
É fácil resolver isso investindo em um Software de Gestão de Provas, um sistema integrado que automatiza o processo, facilitando a vida dos professores e melhorando a experiência do aluno.
Conheça o Software de Gestão de Provas da Prova Fácil
Com o Software de Gestão de Provas da Prova Fácil você consegue dar o próximo passo rumo à excelência dos processos da sua Instituição.
Depois de captar o maior número de alunos com o marketing educacional, você usa o nosso sistema para elaborar suas avaliações (sejam elas online ou presenciais), cuidar da logística de aplicação e corrigir com ajuda da tecnologia.
Além disso, após a correção, ficam disponíveis relatórios completos de desempenho acadêmico para que você possa traçar as melhores estratégias pedagógicas e garantir a retenção de alunos.
Então não perca tempo e leve a Prova Fácil para a sua Instituição de Ensino Superior!