O que é Gestão do Conhecimento e como atingir bons resultados

Sumário

A formação de um especialista, seja ele de qualquer área, se dá tanto pela absorção das técnicas que lhes são passadas quanto pela vivência, troca de experiências e práticas. O professor em sala de aula deve dar espaço para ter suas ideias confrontadas por práticas imediatas, ou seja, ter os alunos contribuindo diretamente para construção do saber, compartilhando suas opiniões. É assim que os professores exercem em sala de aula a Gestão do Conhecimento.

Porém, para que realmente aconteça a Gestão do Conhecimento, o professor precisa conhecer seus alunos e perceber suas diversidades, pois assim estará apto a desenvolver propostas flexíveis e variadas de ensino. Com base nestas propostas, o conhecimento necessário e significativo fica evidente no processo de aprendizagem.

“O ensino é um jogo de práticas aninhadas, onde fatores históricos, culturais, sociais, institucionais e trabalhos tomam parte junto com os individuais “ (CONTRERAS, 2002,p.75).

Quando os alunos se tornam participativos, aptos a falar dos temas propostos pelo professor e, principalmente, interessado em discutir e propor novas ideias, é que o professor alcança resultados cada vez mais satisfatórios. Utilizar técnicas como gestão de provas é uma forma de analisar o conhecimento dos alunos e aguçar neles a vontade de debater. Levar suas provas para sala de aula e propor uma correção em conjunto é, por exemplo, uma forma de gerir o conhecimento dos estudantes.

Hoje, com o avanço das tecnologias de rede e o fácil compartilhamento da informação, cabe ao professor lançar desafios para que os próprios alunos tragam para as aulas assuntos que possam discutir. Fazer com que os alunos pensem, propor que eles mesmos cheguem às conclusões acertadas, é a melhor forma de contribuir para crescimento pessoal e, claro, profissional de cada um.

A Gestão do Conhecimento está vinculada à forma como um grupo social gera, armazena, dissemina e compartilha conhecimento. Pensando nisso, percebe-se o quão importante esta prática é para a busca de bons resultados. Falar em gestão do conhecimento é falar em troca de informações, onde um mediador (no caso, o professor) apenas organiza as discussões, mas a produção do conhecimento fica por conta de todos os envolvidos no processo.

Saber gerir o conhecimento de um grupo não é tarefa fácil. Para Bukowitz e Williams (2002) a Gestão do Conhecimento é o processo pelo qual a organização gera riqueza, a partir do seu conhecimento ou capital intelectual. Portanto, para que essa gestão seja feita em âmbito educacional e, claro, obtenha bons resultados, é preciso entender e colocar em prática esse processo sistemático de identificação, criação, renovação e aplicação dos conhecimentos estratégicos.

Compartilhe este conteúdo:

Posts relacionados:

Inscreva-se em nossa Newsletter

Toda semana dicas e conteúdos educativos da Prova Fácil para você!