A avaliação escolar é um processo contínuo, que acontece durante todo o trabalho pedagógico, desde o início até o fim do ano letivo. Ela é uma ferramenta de identificação e análise da situação dos alunos e turmas, e deve ser estruturada de forma a esclarecer dados sobre o rendimento, as dificuldades e o desempenho dos estudantes.
O objetivo inicial é fazer um diagnóstico dos alunos, para então planejar atividades que estejam de acordo com os níveis pedagógicos e atendam às necessidades dos mesmos. Para isso, os relatórios de avaliação escolar devem trazer informações relevantes, claras e completas, o que só é possível se as avaliações forem elaboradas da mesma forma:
Para isso, os professores devem utilizar métodos adequados de avaliação.
Tipos de avaliação escolar
Os tipos são vários, a depender do objetivo da avaliação. Mas uma coisa é certa: todas são complementares e indispensáveis para o processo avaliativo.
Avaliação diagnóstica
Promovida no início do período letivo, a avaliação diagnóstica é uma espécie de raio-X de turmas e alunos. O objetivo principal é verificar o quanto os alunos estão aptos a cursarem o ano em questão, se cumprem os pré-requisitos das disciplinas e têm os conhecimentos e habilidades que serão trabalhados.
Esse modelo de avaliação é um importante momento para detectar também peculiaridades comportamentais dos estudantes, como por exemplo, aqueles mais apáticos, enérgicos, pessoas com possíveis déficits cognitivos e afins. É a avaliação diagnóstica que vai orientar os outros modelos de avaliação ao longo do semestre ou ano letivo.
Avaliação formativa
Com a finalidade de informar (especialmente aos pais e professores) em que pé está o desenvolvimento pedagógico dos alunos, esse tipo de avaliação deve permear as atividades escolares. Com ela, os professores irão verificar se os objetivos estão sendo atingidos e, em caso negativo, identificar os pontos que precisam ser melhor trabalhados.
Avaliação somativa
Indicada principalmente para o fim do período letivo, o modelo de avaliação somativa visa a uma compreensão mais geral do desempenho dos alunos ao longo do tempo. É o momento de avaliar os resultados e os níveis de aproveitamento apresentados.
Ferramentas de avaliação
Se você está se perguntando COMO realizar essas avaliações, aqui vão alguns exemplos. Antes, é importante ressaltar que as avaliações devem ser criadas a partir das percepções dos professores, levando em consideração as especificidades de cada turma, disciplina, etc. Ou seja, evite pegar modelos prontos na internet, pois eles podem te dar uma visão genérica do contexto.
Pré-teste
Uma avaliação inicial para nivelar os alunos e começar a traçar seus perfis;
Autoavaliação
Momento para o próprio estudante se avaliar, indicar possíveis dificuldades, dar sugestões e discorrer sobre suas expectativas e sua realidade no processo de aprendizagem;
Observação
Em sala de aula, fora dela, na hora da prova, na entrega dos trabalhos… A observação é muito importante para a percepção do professor.
Discussões em grupo
Promover conversas em grupo, onde toda a turma, mediada pelo professor, pode dar sua opinião sobre os métodos que estão sendo utilizados, o que surte efeito, o que gostariam que fosse diferente. Enfim, essas imersões em grupo também são importantes porque podem revelar aspectos coletivos, bem como encorajar os alunos a darem seus feedbacks. O ideal é que ocorra ao menos uma vez por trimestre.
Trabalhos e exames
Essas são formas tradicionais, que têm um papel central no processo avaliativo. É a hora de verificar a compreensão dos conteúdos e de quantificar o aprendizado.
Onde entra a tecnologia
O professor e as instituições de ensino hoje em dia dispõem de tecnologias que contribuem muito para uma rotina mais fluida, pois executam funções de maneira automatizada e facilitam o gerenciamento e gestão de provas, dados e informações de turmas e alunos.
O sistema do Prova Fácil, utilizado por mais de 60 mil professores no Brasil, além de fazer a correção automática das provas, fornece relatórios com estatísticas e resultados. Esses relatórios trazem informações tanto globais quanto individuais, sendo uma ótima ferramenta para os professores obterem insights relacionados ao desempenho e às notas, formulando relatórios mais completos e relevantes.
O sistema é um instrumento que faz toda a diferença na avaliação escolar, já que todo o processo avaliativo é beneficiado! Quer saber mais como avaliar melhor seus alunos através de relatórios? Então baixe nosso Ebook gratuito!