Uma das principais funções das empresas é cuidar do desenvolvimento profissional dos seus colaboradores.
Isso pode ser feito através de cursos e certificações, da construção de um ambiente de trabalho saudável e participativo, e também, de métodos de planejamento de carreira, como o PDI (Plano de Desenvolvimento Individual).
O objetivo do PDI é que a pessoa atinja algum objetivo específico através do aprimoramento e construção de habilidades e comportamentos.
Dentro do contexto empresarial, é claro, isso só é possível através de um pensamento 360º sobre a relação funcionário-empresa, que engloba também a educação e as avaliações.
Quer entender melhor como PDI e avaliações se conectam? Então continue neste texto e descubra!
O que significa PDI no contexto corporativo?
O PDI não é uma exclusividade do contexto empresarial, podendo ser aplicado também no desenvolvimento pessoal do indivíduo.
Porém, ele é mais utilizado dentro do mundo corporativo.
Nessa esfera, o PDI é um método amplamente reconhecido pelo mercado, que tem o objetivo de alinhar profissional e organização para o crescimento do primeiro e realização dos objetivos a longo prazo da segunda.
Para garantir o sucesso do PDI, alguns pontos são necessários:
- Selecionar funcionários dispostos a seguir o plano e cujas competências se enquadrem nas necessidades da empresa.
- Investir no desenvolvimento das competências dos funcionários selecionados.
- Estabelecer planos e metas, onde os objetivos pessoais do colaborador se encontrem com os profissionais, bem como com os anseios da empresa.
- Definir um cronograma viável, que evite tanto a dispersão durante a realização do plano quanto a frustração por conta de prazos apertados.
- Coletar feedbacks de líderes, gestores, colegas e clientes, para se ter uma visão completa do processo.
Qual a importância do PDI para a sua empresa?
Se para o funcionário, o PDI representa uma excelente oportunidade de aperfeiçoamento das habilidades e crescimento no âmbito empresarial, para as empresas, ele não é menos importante.
Alguns dos benefícios dos quais as empresas desfrutam ao adotar o modelo são:
- Aumento da motivação e do engajamento dos colaboradores.
- Melhoria da produtividade da organização.
- Alinhamento dos objetivos entre a organização e seus funcionários.
- Promoção da união entre gestores e seus liderados.
- Criação de um ambiente mais harmônico, com menos cobrança e mais colaboração.
- Diminuição da taxa de turnover, o índice de saída de colaboradores de uma empresa.
Este último ponto é um dos mais significativos para as empresas. Segundo pesquisa da Robert Half, em 2022, o Brasil registrou um aumento de 56% na sua taxa de turnover.
O índice desejável de turnover para uma organização é de 5% a 10%, acima disso, o negócio pode enfrentar prejuízos financeiros.
PDI e avaliações de desempenho: qual o papel das provas nessa prática?
Como em todo processo de crescimento profissional, a educação está no centro do PDI. E as avaliações estão no centro de todo processo educacional.
Veja abaixo como se desenha a relação entre PDI e avaliações e qual o papel desta etapa para o desenvolvimento completo de seus funcionários.
Acompanhar o desenvolvimento do plano
Como todo plano de longo prazo, o PDI precisa ser frequentemente analisado para que possíveis correções de rumo sejam feitas.
Desta forma, é indicado que os funcionários sejam avaliados periodicamente para saber se estão assimilando os conceitos, valores e conhecimentos necessários para o seu objetivo dentro da organização.
Com base nos resultados dessas avaliações, será possível verificar melhor os pontos fracos e fortes de cada colaborador.
Da mesma forma, se muitos colaboradores tiverem um resultado abaixo do esperado, haverá tempo para mudar a metodologia do plano antes que ele comprometa o resultado a longo prazo.
Saiba mais sobre como fazer a análise de pontos fortes e fracos de colaboradores através de provas!
Analisar os resultados pelo RH
A exibição dos resultados das avaliações precisa ser clara para que a empresa consiga traçar as estratégias para potencializar a evolução de cada colaborador.
Como forma de garantir isso, o Sistema de Gestão de Provas conta com a facilidade da correção automática das avaliações, que poupa tempo do RH e evita erros neste processo.
Além disso, os resultados das correções são exibidos em forma de relatórios, com dados detalhados sobre a evolução de cada colaborador, equipe e do conjunto de funcionários como um todo.
Isso ajuda a manter as estratégias sempre atualizadas, garantindo melhores resultados.
Leia mais detalhes sobre como funciona a correção automática de provas!
Certificar seus colaboradores
Através das avaliações, também é possível certificar seus colaboradores, agregando valor para as suas carreiras e para a própria empresa.
Embora sejam úteis na maioria das profissões, as certificações são especialmente requisitadas em setores como:
- Profissionais da área de investimentos
- Desenvolvedor
- Cientista de dados
- Engenheiros de software
Mas atenção: para que a sua empresa possa emitir certificações aos seus funcionários, é necessário obter uma autorização do SNCP (Sistema Nacional de Certificação Profissional).
Desta forma, integrando um plano de certificações ao PDI e avaliações, a sua empresa estará investindo em colaboradores completos e preparados para os grandes desafios do mundo corporativo.
Quer saber mais sobre a importância da Educação Corporativa em todas as suas esferas? Leia nosso texto sobre o assunto!

Conheça as soluções para empresas da Prova Fácil
Você sabia que uma má contratação pode custar para a empresa de 3 até 15 vezes mais o salário do demitido?
Por isso, é papel das empresas saber não apenas contratar o funcionário certo, mas capacitá-lo, motivá-lo, investir no PDI e avaliações e guiá-lo por um caminho de sucesso e realizações mútuas.
Entre as funcionalidades da Prova Fácil que colaboram para isso estão:
- Avaliar as habilidades dos colaboradores
- Elaborar provas de seleção
- Planejar pesquisas de satisfação
- Organizar a logística de aplicação dos exames
- Corrigir as respostas de maneira assertiva e automática
- Usar os dados obtidos de maneira estratégica
Conheça mais sobre o Prova Fácil Empresas, fale com nossos especialistas e potencialize todos os seus processos através do poder das avaliações.