Personalização do Ensino: Como Explorar o Potencial dos Dados Educacionais

personalização do ensino

Sumário

 Por Raquel Carlos – Diretora Acadêmica do Edify Education

A escola, com suas salas de aula repletas de experiências, saberes e interações, sempre foi um espaço rico em oportunidades. Como gestores e professores de instituições de ensino, somos, diariamente, desafiados a atender às necessidades dos nossos alunos, oferecendo uma educação de qualidade. 

Vivemos uma era em que a tecnologia e os diversos ambientes digitais de aprendizagem proporcionam uma avalanche de dados, conteúdos e ferramentas provenientes das relações humanas. Porém, já pararam para refletir sobre os dados e informações produzidos por professores e alunos? 

Continue a leitura e descubra como o Edify tem olhado para a personalização do ensino por meio dos dados educacionais e como a sua escola também pode obter melhores resultados coletando e utilizando dados para personalizar o aprendizado.

A importância dos dados acionáveis para a personalização do ensino

E se todo esse material pudesse orientar decisões pedagógicas dentro e fora do ambiente sala de aula, auxiliando na evolução do aprendizado? Para que isso seja possível, torna-se imprescindível compreender e explorar todos esses dados, aprimorando a capacidade de se decidir usando essas informações como base. 

Que tal traçar planos de estudos personalizados, individuais, tendo por base resultados de um teste realizado na véspera? Assim, não haverá apenas um olhar individualizado nas necessidades, mas, sim, a base de uma educação realmente centrada no aluno, levando em conta suas demandas e interesses. 

Para que esses dados tenham valor, eles precisam ser “acionáveis”. Essa expressão advinda do inglês actionable chama a atenção para o fato de que o valor da informação está na ação que ela pode provocar

Dentro dessa análise, os dados, para serem “acionáveis”, precisam (1) estar disponíveis de forma imediata, permitindo decisões ágeis e assertivas; (2) ser apresentados de forma clara e acessível para gestores, professores e alunos; e (3) fazer com que relatórios e planilhas se transformem em ferramentas de trabalho. A partir daí, os dados devem apontar claramente as ações que auxiliarão os envolvidos no processo educacional

Diante desses insights, pode-se identificar boas práticas, detectar estudantes que necessitam de apoio adicional (ou desafios mais estimulantes) e verificar que intervenções devem ser implementadas para ajudá-los na obtenção de resultados ainda melhores.

3 questionamentos indispensáveis para a personalização do ensino

Não custa lembrar que o uso responsável e sustentável de dados na educação só acontece, de fato, se estiver baseado nos pilares fundamentais do processo: currículo, formação de professores e avaliação da aprendizagem. Só assim, gestores e professores conseguem realizar um diagnóstico real das práticas pedagógicas adotadas. 

Dessa forma, apresento alguns questionamentos que precisam povoar nossas mentes diariamente: 

# “Minha escola possui um Sistema de Avaliação pronto para os dias atuais?” 

# “Esse sistema garante o desenvolvimento consistente de competências e habilidades que os alunos precisam desenvolver para o futuro?” 

# “Estou dando visibilidade clara do progresso dos alunos aos pais e responsáveis? 

O objetivo dos dados na educação

Dois dos principais objetivos da educação é encontrar alunos e capacitá-los a continuar aprendendo. Isso significa não só proporcionar oportunidades e práticas que ofereçam suporte a quem precisa como também criar desafios que estimulem uma aprendizagem significativa e duradoura. 

A personalização do ensino objetiva formar estudantes capazes de buscar suas próprias trilhas de aprendizagem de forma autônoma. Essa abordagem favorece o engajamento acadêmico, contribuindo para a melhoria do desempenho geral da instituição de ensino, sempre centrada nas necessidades individuais dos alunos. 

Sendo assim, a mensagem que pretendo passar é que os dados são poderosos aliados para a obtenção de uma educação de qualidade, auxiliando no crescimento e desenvolvimento dos alunos. No momento em que exploramos o potencial das informações, criamos um ambiente educacional mais eficaz e enriquecedor, e isso precisa ser entendido como um fator transformador do processo de ensino-aprendizagem. 

Por isso, no Edify, mensuramos o aprendizado, uma vez que o dado é o nosso guia. Coletamos, mensuramos e analisamos o aprendizado do aluno para garantir evoluções reais do ensino bilíngue. Dessa forma, conseguimos construir com a escola, professores e alunos uma solução adaptada às suas necessidades, visando entregar eficiência e o melhor aprendizado em inglês.

Por fim, espero que este artigo te ajude com a personalização do ensino por meio de dados acionáveis, sempre levando em consideração os 3 questionamentos que precisam povoar nossas mentes diariamente e colocando em prática o verdadeiro objetivo dos dados na educação.

Compartilhe este conteúdo:

Posts relacionados:

Inscreva-se em nossa Newsletter

Toda semana dicas e conteúdos educativos da Prova Fácil para você!