Planejamento de Aulas: como criar aulas mais atrativas

Sumário

Um desafio constante dos professores é conseguir fazer um planejamento de aulas que consiga manter a atenção e o envolvimento dos alunos durante todo o período letivo. Para ajudar nesse caminho, listamos aqui dicas para deixar as aulas mais atrativas, dinâmicas e criativas.

Proponha que os alunos criem coisas

Mapas mentais

Propor que os alunos criem mapas mentais do conteúdo que está sendo trabalhado é uma ótima opção. Com os mapas, é possível visualizar as relações entre os diferentes pontos estudados dentro de um determinado eixo estudado. É possível que eles sejam feitos em grupos.

Situação problema

Outra atividade interessante é a resolução de situações problema pelos alunos, também em grupo. Separe a turma em três ou quatro grupos que devem lidar com a resolução de um problema que conecta o conteúdo aprendido com uma questão vivida no cotidiano da cidade ou do país. Depois, peça que os grupos apresentem os resultados para a turma.

Inversão de papéis

Uma outra alternativa é, depois de contextualizar o início de um capítulo ou seção a ser estudado, propor que grupos preparem aulas de subtópicos a serem explorados sobre determinado conteúdo. Ter que ensinar aguça a necessidade de fixação do conteúdo pelos alunos. Revise o plano de aula feito pelos alunos e auxilie na exposição no dia da “aula”.

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Abrace as tecnologias

Como sempre dizemos, é preciso quebrar o preconceito em relação às novas tecnologias. É preciso que o professor se conecte às linguagens mais exploradas pelos seus alunos. As opções são muitas:

  • Crie um blog da sua disciplina e peça que os alunos comentem questões por lá.
  • Crie um grupo de discussões no Facebook e esteja disponível para tirar dúvidas no Whatsapp.
  • Proponha que os trabalhos em grupo aconteçam em plataformas online em que várias pessoas podem trabalhar ao mesmo tempo, como o Google Docs – onde você inclusive pode acompanhar os comentários e as interações entre os alunos.
  • Peça que seus alunos revisem verbetes em enciclopédias colaborativas, como a Wikipedia.

Explore novas plataformas e aplicativos

Explore novas plataformas de produção visual de conteúdo, como Prezi (para slides diferenciados) e GoConqr (onde é possível fazer mapas mentais e apresentações as mais diversas). É possível inclusive encontrar e compartilhar materiais produzidos por outros profissionais.

E como o aplicativo Prova Fácil, é possível produzir provas com questões objetivas que podem ser corrigidas rapidamente por meio do seu tablet ou celular.

Altere a configuração da sala

É clássico, mas não custa lembrar. Mudanças no posicionamento das carteiras dos alunos são sempre boas opções para mudar as interações entre os alunos e dos alunos com o professor.

De acordo com a atividade, explore a formação em círculo (que torna o ambiente mais democrático), em duplas, e grupos de três ou quatro alunos.

Explore também os ambientes da escola. Leve-os alunos para fazer exercícios no pátio, na biblioteca. Aproveite o laboratório de computadores, se a instituição o tiver.

Seja interdisciplinar

Busque mostrar para os seus alunos que o conteúdo trabalhado na disciplina que você ministra não está isolado dentro de uma caixinha específica. Isso contribui para ele criar conexões mais sólidas entre o que aprende e o mundo fora dos muros da escola.

Mas um bom começo se dar justamente com o diálogo entre o conteúdo ministrado com os de outras disciplinas. Boas misturas clássicas é o que não falta: química e biologia, física e matemática, literatura e línguas estrangeiras, geografia e história, literatura e história…

Converse com os seus colegas professores para tentar sincronizar a exposição de determinados conteúdos comuns ao longo do semestre. Não é preciso que elas ocorram sempre, mas outra opção interessante é fazer aulões em conjunto de duas ou mais disciplinas. Você e o outro professor podem combinar uma tarde, uma vez por bimestre, por exemplo, para tratar conteúdos em comum.

Sinta a turma

Todo o planejamento feito antes do início do semestre deve ser analisado com atenção a partir da forma como a turma para a qual você está ministrando a disciplina se comporta.

Às vezes será necessário ir mais devagar e ser mais detalhista nas explicações. Outras vezes, é possível “correr mais” com o programa e avançar nos desdobramentos daquilo que está sendo ensinado. Alguns grupos toleram mais tempo de exposição oral, em outros, a fixação do conteúdo se dá com a realização de exercícios em sala de aula…

E é claro, esse ritmo tende a variar muito durante o semestre. Os alunos tendem a estar com mais energia e disposição nos primeiros meses de aula.

É preciso ter mais opções na cartola para prender a atenção no final da disciplina. Por isso, ainda que esse seja um momento importante para criar empatia com a turma, não queime todas as suas fichas no começo do curso.

Opções para deixar as aulas mais criativas é o que não falta. O que você sugere? Conte aqui no nosso blog.
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