Já iniciou o seu planejamento pedagógico de 2023?

planejamento pedagógico de 2023

Sumário

O planejamento pedagógico de 2023 é o que definirá o sucesso das estratégias educacionais pensadas pela sua escola para o próximo ano letivo. É ele quem garantirá o bem estar dos professores, a melhor experiência do aluno e a boa reputação da sua Instituição.

Mas será que já está na hora de pensar nisso? E se estiver, por onde devemos começar? Qual o papel da tecnologia neste planejamento?

Essas e outras dúvidas começam a ser respondidas neste texto a partir de agora! 

O que é o Planejamento Pedagógico?

O planejamento pedagógico reúne as metas, os objetivos, as propostas educacionais, além dos recursos financeiros, humanos e materiais necessários para que a escola possa exercer suas funções durante o ano letivo.

Em outras palavras, seu principal objetivo é organizar todos os processos e atividades escolares.

Essa organização deve ser feita através de um olhar amplo sobre a realidade escolar, analisando tanto seus aspectos internos, que podem incluir informações como:

  • Quantidade e perfil dos docentes.
  • Capacidade de infraestrutura.
  • Objetivos pedagógicos.

Quanto aspectos externos, como:

  • Relacionamento com a família dos alunos.
  • Integração da escola com a comunidade.
  • Exigências do Governo.
  • Realidade do mercado.

Somente através de um olhar amplo será possível desenvolver um planejamento pedagógico realmente eficiente.

Qual a sua importância?

O planejamento pedagógico funciona como a bíblia da Instituição de Ensino.

É ele que garantirá o sucesso do conjunto de atividades educacionais propostas pela escola, sejam as realizadas dentro da sala de aula ou as que dizem respeito às medidas administrativas.

Algumas informações que não podem faltar no planejamento pedagógico de 2023 são:

  • Calendário geral do ano letivo escolar.
  • Regras para o uso dos espaços da escola (laboratórios, quadras, bibliotecas etc).
  • Estratégias disciplinares para garantir o aprendizado do aluno.
  • Estratégias para garantir o bem estar e o crescimento profissional dos professores, como programas de formação continuada.
  • Datas importantes, como avaliações, reuniões de pais e professores etc.

Já devo fazer o meu planejamento pedagógico de 2023 agora?

É extremamente importante que o planejamento pedagógico de 2023 tenha início o quanto antes.

Só assim, ele poderá ser estudado e estruturado com calma, permitindo que a equipe docente tenha o tempo necessário para analisar os dados e pensar nas melhores estratégias para o próximo ano letivo.

Características de um bom planejamento pedagógico

Para que o seu planejamento pedagógico de 2023 seja completo, ele precisa levar em conta uma série de fatores. Veja alguns deles abaixo:

Objetivos e estratégias claros

O planejamento pedagógico de 2023 precisa ter objetivos claros, que reflitam e estejam alinhados com os valores e a missão da escola.

Além disso, é necessário que os elaboradores do planejamento pedagógico conheçam profundamente as particularidades da realidade escolar, para que sejam capazes de traçar objetivos factíveis e estratégias executáveis.

Um olhar para o último ano

É importante que a escola possua dados para avaliar o desempenho dos alunos e o sucesso de suas metodologias de ensino no último ano.

Somente trabalhando com dados assertivos e fazendo uma autocrítica profunda é possível identificar erros, acertos e buscar correções de rumo.

A ideia aqui não é procurar culpados, mas buscar potencializar o que está dando certo e corrigir aquilo que não apresentou o resultado esperado. Sempre de forma construtiva e propositiva.

Entenda melhor como os dados ajudam na educação!

Sua confecção deve ser participativa

Outro dado importante a ser analisado são os feedbacks dos professores, gestores, pais e alunos a respeito do desempenho da escola no último ano.

Muitas instituições subestimam a importância destes feedbacks e deixam o planejamento pedagógico restrito à coordenação. Este é um grave erro.

A construção do planejamento pedagógico de 2023 deve ser participativa e todos os atores do ambiente escolar devem ter sua voz ouvida. 

Somente desta forma, o planejamento pedagógico conseguirá representar as diferentes necessidades, visões e aspectos que constroem o dia a dia da escola.

Preparar quais ferramentas serão utilizadas no ano seguinte

Para que todos os outros passos possam ser cumpridos com excelência é fundamental que a escola também se preocupe com a tecnologia.

Atualmente, existem diversos softwares, programas e soluções tecnológicas destinados a oferecer suporte para os gestores educacionais.

Existem ferramentas de todos os tipos: desde as mais básicas (como as oferecidas pelo Google, por exemplo, a G Suit for Education) até softwares modernos que ajudam na gestão das avaliações e da rotina escolar (como é o caso do Software de Gestão de Ensino da Prova Fácil).

Levando em conta que vivemos em um mundo cada vez mais conectado, esse suporte não é mais opcional, mas condição fundamental para que vivamos na educação do futuro.

Leia mais sobre o impacto da transformação digital nas avaliações!

Comece 2023 com a Prova Fácil! 

E já que falamos do Software de Gestão de Provas da Prova Fácil, que tal você começar 2023 levando o maior software de gestão de provas da América Latina para sua Instituição?

Com a nossa ferramenta, vocẽ facilita a rotina dos professores, melhora a experiência dos alunos e insere definitivamente a sua escola no processo de transformação digital.

Tudo isso é possível, pois o suporte oferecido é amplo: do planejamento do calendário de provas até a elaboração de atividades inteligentes, da logística dos exames até a correção das avaliações.

E lembra quando falamos da importância dos dados para o planejamento pedagógico de 2023? Com a Prova Fácil você tem acesso a relatórios completos sobre o desempenho dos alunos, das turmas e da escola como um todo.

Milhares de Instituições de Ensino já aderiram! Venha você também e não espere 2023 chegar para fazer parte da educação do futuro!

Compartilhe este conteúdo:

Posts relacionados:

Processo seletivo humanizado

Processo Seletivo Humanizado

No competitivo mercado de trabalho atual, as empresas estão constantemente buscando maneiras inovadoras de atrair e reter os melhores talentos. Uma abordagem que tem ganhado

Leia mais

Inscreva-se em nossa Newsletter

Toda semana dicas e conteúdos educativos da Prova Fácil para você!