Quando pensamos em avaliações, automaticamente as associamos ao processo de aprendizado dos alunos.
Porém, existem diversas outras funções que podem ser desempenhadas por um processo avaliativo, entre elas identificar e analisar os pontos fortes e fracos dos colaboradores de uma empresa (seja ela do setor de educação ou não).
Neste texto, você vai descobrir a importância e os melhores métodos para fazer esta análise, além de entender como a Prova Fácil pode te ajudar neste passo importantíssimo para garantir o sucesso da sua empresa.
Qual a importância de se identificar os pontos fortes e fracos dos colaboradores?
Identificar os pontos fortes e fracos dos colaboradores traz benefícios visíveis para todos os envolvidos.
Do ponto de vista dos funcionários, essa avaliação tem papel fundamental para o seu crescimento profissional.
Já pensando do lado da empresa, é através deste processo que estratégias mais eficientes podem ser elaboradas para aproveitar melhor o potencial de cada colaborador.
Por que essa avaliação deve ser contínua?
Primeiramente, é importante ressaltar que nenhum ponto forte ou fraco está escrito em pedra.
Ao contrário, a ideia é que eles mudem ao longo do tempo, acompanhando a evolução natural dos profissionais, bem como variem de acordo com as situações vivenciadas no ambiente de trabalho.
Por isso, o processo de identificação dos pontos fortes e fracos dos colaboradores não tem prazo e nem hora para acabar. Ele deve fazer parte da rotina do ambiente de trabalho, uma parte integrante do aperfeiçoamento dos seus processos internos.
Exemplos de pontos fortes e fracos em ambiente corporativo
Exemplos de pontos fortes em ambiente corporativo:
- Conhecimento e experiência: lembram da frase “conhecimento é poder”? No mundo corporativo, isso não poderia ser mais verdade. Tanto o conhecimento acadêmico quanto a experiência no mercado de trabalho são diferenciais que devem ser aproveitados.
- Vocação e proatividade: pode parecer clichê, mas pessoas apaixonadas pela profissão tendem a se dedicar mais e ter uma atitude mais positiva no ambiente de trabalho.
- Organização e pontualidade: a capacidade de organizar sua rotina de trabalho, assim como ser pontual nos seus compromissos é um diferencial que impacta a rotina de todos em volta do colaborador.
- Colaboração e espírito de equipe: lidar com pessoas não é fácil, portanto características como empatia, clareza, cooperação e espírito de liderança podem fazer toda a diferença.
- Autonomia e capacidade de resolução: saber trabalhar em equipe é importante, mas a capacidade de gerenciar suas próprias atividades e resolver situações de maneira rápida, sem a necessidade de acionar outras pessoas ou setores, ajudam consideravelmente no dia a dia.
Exemplos de pontos fracos no ambiente corporativo:
- Falta de certificados e experiência: a falta de uma formação formal e de experiência no mercado de trabalho são pontos fracos que podem ser contornados através da disposição para aprender e investimento em cursos de capacitação.
- Dificuldade na organização e gestão do tempo: algumas pessoas são naturalmente mais desorganizadas e tem mais dificuldade na otimização do tempo e cumprimento de compromissos. Isso pode ser contornado organizando sua rotina em uma planilha, evitando distrações e se policiando constantemente.
- Desconhecimento da língua inglesa: saber inglês é fundamental em qualquer área de atuação profissional. Caso o colaborador possua um conhecimento abaixo do intermediário, é interessante investir em cursos e praticar a conversação.
- Perfeccionismo e falta de confiança: muitas vezes tratado como qualidade, o perfeccionismo pode ser um ponto fraco se vier acompanhado de uma excessiva insegurança, que pode se tornar paralisante.
Como as avaliações podem ajudar a identificar os pontos fortes e fracos dos colaboradores?
Não são apenas os alunos que podem e devem ser avaliados! Assim como no caso da identificação dos pontos fortes e fracos dos estudantes, as avaliações desempenham papel fundamental na hora de adotar esse mesmo processo com os colaboradores.
Veja abaixo algumas maneiras de usar as avaliações para identificar os pontos fortes e fracos dos colaboradores.
Mas antes: perdeu nosso texto sobre a identificação dos pontos fortes e fracos dos alunos? Leia clicando aqui!
Identificação de pontos e fracos de colaboradores desde a fase de seleção
A identificação dos pontos fortes e fracos dos colaboradores pode começar antes mesmo de conhecê-los pessoalmente.
O fato de um candidato ser pontual ou se atrasar para uma entrevista, a maneira como ele responde as perguntas, a pontualidade na entrega de testes e até mesmo o tipo de resposta dada podem dizer muito sobre questões como comprometimento, gestão de tempo, autoconfiança, entre outros.
É importante saber quais pontos fortes são essenciais para cada vaga e buscar escolher não o candidato perfeito (pois este não existe), mas aquele que poderá ser mais facilmente desenvolvido para aquela função.
Falando em seleção: clique aqui e baixe nosso infográfico sobre as vantagens de investir em um processo seletivo seguro e automatizado!
Através de uma autoavaliação
Um bom líder convida seus colaboradores à frequente reflexão e autoavaliação.
Mais eficiente do que apontar os pontos fracos de alguém, é ensinar a própria pessoa a pensar sobre eles, listá-los e traçar estratégias para melhorá-los.
Este é um processo que deve ser feito periodicamente e de forma individual, para que possa ser traçada a linha de evolução do colaborador.
Criando e/ou incentivando certificações
Incentivar certificações por meio de avaliações, assim como o aprimoramento profissional dos colaboradores de um modo geral, pode ser um grande estímulo para que eles busquem trabalhar seus pontos fracos.
Também pode ser uma boa bússola para o colaborador entender quais pontos são mais urgentes de serem trabalhados e quais podem ser deixados em segundo plano.
Estabeleça a prática do Feedback
Dar feedbacks constantes, embasados em dados, através de reuniões periódicas e individuais ajuda o colaborador a não se sentir sozinho durante esse processo e saber que o seu esforço está sendo visto.
Mais do que um momento para “puxar a orelha”, os feedbacks devem ser uma oportunidade de diálogo, reconhecimento e colaboração para pensar estratégias que beneficiem tanto a trajetória do profissional quanto a empresa.
Clique aqui e leia mais sobre a importância dos feedbacks para profissionais da educação!
Dica extra: Seja um líder 360 e mostre que o foco não é a fraqueza, e sim o desenvolvimento contínuo!
Um líder 360 graus é aquele que compreende que, mais importante do que os níveis hierárquicos de uma empresa, é a capacidade de ouvir críticas, trocar experiências e buscar a evolução conjunta.
Através dessa postura é possível mostrar aos colaboradores alguns pontos fundamentais:
- Eles não precisam temer as avaliações e identificação de pontos fracos, a intenção é o desenvolvimento contínuo e não a punição.
- Ninguém tem apenas pontos fortes ou apenas pontos fracos, o que é necessário é usar os métodos certos para identificar cada um deles e trabalhá-los.
- O processo de trabalhar os pontos fracos é individual, não tem um prazo fixo e nem previsão de terminar, trata-se de um movimento contínuo e em tempo integral.
- Nem todo ponto fraco precisa ser trabalhado imediatamente, é preciso identificar as necessidades imediatas do colaborador e da empresa.
- Os pontos fortes também devem ser trabalhados. Eles podem ser ainda mais desenvolvidos e se transformar em fortalezas.
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Faça o diagnóstico dos pontos fortes e fracos dos colaboradores com a Prova Fácil!
Com a Prova Fácil você não apenas tem todo o suporte na hora de elaborar, aplicar e corrigir as provas que vão ajudar a diagnosticar os pontos fortes e fracos dos colaboradores.
A nossa ferramenta de gestão de provas também dá acesso a dados precisos, que vão permitir uma análise muito mais assertiva da situação de cada colaborador e a elaboração de estratégias para trabalhar melhor seus pontos fortes e fracos.
Esse processo começa, como falamos no texto, desde a etapa de seleção e faz parte das soluções Prova Fácil Empresas.
Entre as vantagens de levar a prova fácil para a sua empresa, seja ela da área de educação ou não, estão:
- Melhoria da cultura organizacional.
- Incentivo à especialização e desenvolvimento dos colaboradores.
- Melhor noção da efetivamente de processos internos da empresa, como treinamentos e onboarding.
- Estratégias mais assertivas, baseadas em dados e com melhores resultados.
Então não perca mais tempo e conheça nossas soluções para levar a tecnologia de ponta em gestão de provas para a sua empresa!