Como avaliar em práticas de treinamento e desenvolvimento?

práticas de treinamento e desenvolvimento

Sumário

As práticas de treinamento e desenvolvimento (T&D) são essenciais tanto para o desenvolvimento dos profissionais quanto para o próprio funcionamento da empresa.

É através delas que capacitamos gestores, encontramos possíveis líderes e construímos a base que dará sustentação para que times e organizações deem seus próximos passos.

Antes de começarmos a entender a importância e as formas de avaliação nesses processos, precisamos compreender a diferença entre treinamento e desenvolvimento:

  • Treinamento: é realizado a curto prazo, com o objetivo de capacitar um profissional em uma habilidade específica, como o uso de uma ferramenta ou o desenvolvimento de uma soft skill, por exemplo.
  • Desenvolvimento: é realizado a longo prazo, com o objetivo de ampliar os conhecimentos e habilidades do profissional de uma maneira geral e contínua, abrindo as portas para novas oportunidades dentro da empresa.

Apesar de serem diferentes, o treinamento e o desenvolvimento são duas técnicas que andam juntas, e você vai entender por que aplicá-las e como avaliar dentro delas a partir de agora.

A importância de práticas de treinamento e desenvolvimento

As práticas de treinamento e desenvolvimento trazem benefícios claros para as empresas, mas que acabam se refletindo em todos os envolvidos.

Alguns exemplos dos objetivos que essas práticas ajudam a alcançar são:

  • O aumento da produtividade, através de profissionais mais capazes e que realizem suas atividades em menos tempo, com menos esforço e menor possibilidade de erro.
  • O aprimoramento da experiência dos usuários e clientes, como consequência do salto em qualidade dos produtos e serviços oferecidos pela empresa.
  • A adoção de novas tecnologias, que coloquem a empresa na onda da transformação digital e precisam de profissionais capacitados para operá-las.
  • A melhora do ambiente organizacional, o que ajuda no compliance e na diminuição na taxa de turnover.
  • O fortalecimento da cultura organizacional, deixando todos alinhados com os objetivos da empresa e com os caminhos para atingi-los.
  • A formação de novos líderes, fortalecendo o plano de carreira dos funcionários e criando ativos valiosos para a empresa.

Aproveitando: leia sobre a importância da gestão do conhecimento na educação corporativa!

Métodos de avaliação em treinamento e desenvolvimento

São vários os métodos de treinamento e desenvolvimento que podem ser aplicados em uma organização.

Tudo vai depender do nível hierárquico dos colaboradores em questão e das necessidades da empresa naquele momento.

Consequentemente, cada um deles terá a sua própria forma de aplicação e avaliação. 

Veja abaixo alguns métodos de treinamento e desenvolvimento:

  • Treinamento técnico: se refere às hard skills, ou habilidades técnicas e conhecimentos específicos para exercer determinada atividade. Pode ser usado para ensinar o uso de um software ou ferramenta, por exemplo.
  • Treinamento comportamental: se refere às soft skills, ou habilidades comportamentais e interpessoais. Pode ser usado para fortalecer o trabalho em equipe e a inteligência emocional no ambiente de trabalho.
  • Treinamento de compliance: usado para garantir que os colaboradores sigam as normas legais, de ética e comportamento da empresa.
  • Treinamento de onboarding: trata-se do treinamento de “boas-vindas” para novos funcionários, onde eles conhecerão os processos, os valores e a cultura da empresa.
  • Desenvolvimento de liderança: consiste em um processo mais longo, que pode envolver mentoria e o auxílio de diversas atividades complementares (além de feedbacks e avaliações constantes) com o objetivo de capacitar o profissional a exercer cargos mais altos.

Dependendo da modalidade de T&D escolhida, o método de avaliação será diferenciado.

Por exemplo, no caso de treinamentos técnicos, provas práticas e testes são indicados para comprovar que o profissional adquiriu as habilidades necessárias.

No caso de treinamentos comportamentais, compliance ou onboarding, questionários podem ser aplicados ao final do treinamento, enquanto os processos de desenvolvimento exigem, muitas vezes, múltiplos métodos de avaliação.

Já que estamos falando de avaliações: leia mais sobre métodos para medir a eficiência da educação corporativa!

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Ferramentas e técnicas para avaliação efetiva

Veja abaixo mais detalhes sobre as diferentes técnicas que podem ajudar nas avaliações em práticas de treinamento e desenvolvimento.

Questionários e pesquisas de satisfação

Antes de aplicar as avaliações, é necessário entender quais pontos elas precisam abranger para garantir que o processo de T&D tenha sido efetivo.

Para isso, é necessário conversar com os gestores para entender quais são as necessidades da empresa, os pontos que precisam ser melhorados em cada equipe e os objetivos a serem alcançados com as práticas de treinamento e desenvolvimento.

Neste processo, podem ser aplicados questionários e pesquisas de satisfação, para identificar as principais necessidades que devem ser trabalhadas em cada equipe: se o foco deve ser em questões comportamentais, de performance, de conhecimento técnico, etc.

Testes práticos e simulações

Muito mais do que questões com certo e errado, a eficiência das práticas de treinamento e desenvolvimento podem ser avaliadas através de testes práticos e simulações.

Isso vale, é claro, para treinamentos técnicos, mas não apenas para eles.

Abordagens interativas, que convidem os colaboradores à ação podem ser usadas em qualquer modalidade de treinamento e desenvolvimento, com o objetivo testar habilidades, fomentar a proatividade e induzir a criatividade.

Alguns exemplos de abordagens práticas que podem ser adotadas são:

  • Atividades em grupo, que permitam a interação entre os colaboradores e o exercício do trabalho em equipe.
  • Ambientes simulados, que coloquem os colaboradores em situações do dia a dia.
  • Treinamentos com Realidade Virtual (RV) e Realidade Aumentada (RA), que aumentam o realismo das simulações e permitem a realização de testes mais complexos.

Desafios nas práticas de treinamento e desenvolvimento

Propor desafios também é uma excelente forma de testar a habilidade dos seus colaboradores em resolver problemas e experimentar situações do dia a dia.

Algumas práticas de treinamento e desenvolvimento que envolvem a solução de desafios incluem:

  • Aprendizado baseado em projetos: os colaboradores precisam desenvolver um projeto real, usando as habilidades adquiridas durante o processo de treinamento.
  • Aprendizado baseado em problemas: os colaboradores são confrontados com situações do mundo real e precisam buscar soluções para elas.
  • Gamificação: elementos e mecânicas de jogos são trazidas para dentro do aprendizado como forma de motivar, engajar e testar as habilidades dos colaboradores.

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