5 dicas acionáveis para ganhar escalabilidade em sua prova de vestibular online

Sumário

A prova de vestibular online é uma tendência, e saber como oferecer essa possibilidade a mais alunos tende a trazer grandes benefícios à sua instituição.

A captação de alunos sempre foi um desafio para as instituições de ensino, o que ficou ainda mais crítico com a pandemia e seus reflexos. Felizmente, existe uma alternativa prática e que pode te ajudar a virar o jogo: a prova de vestibular online.

Dados do INEP mostram que havia pouco menos de 5,8 milhões de inscritos para o ENEM 2020, menor número desde 2010, quando foram pouco mais de 4,6 milhões. Como se não bastasse, a taxa de abstenção foi de 51,5% no primeiro dia e de 55,3% no segundo dia da prova de 2020, também de acordo com o INEP.

É inegável que a pandemia contribuiu para isso, o que nos leva a pensar que tais números não se repetiriam quando voltarmos ao “normal”. Porém, com todo o enfoque que a tecnologia ganhou dentro da educação, como vemos no Ensino Remoto e no Ensino Híbrido, as preferências devem mudar daqui em diante.

Isso significa que a sua instituição de ensino precisa não apenas investir em processos seletivos online como também saber como escalar este processo, de modo a permitir um número cada vez maior de participantes sem sacrificar a qualidade, eficiência e mensurabilidade dos processos.

Continue conosco para conferir algumas dicas imperdíveis e que podem te ajudar com essa tão desejada escalabilidade a curto, médio e longo prazo!

5 dicas para escalar sua prova de vestibular online

prova de vestibular online

Um bom processo seletivo ajuda na captação de alunos, e aliar essa qualidade com um crescimento sustentável tende a trazer ótimos resultados a curto, médio e longo prazo!

#1 – Invista em Marketing Digital

Uma das grandes vantagens do vestibular pela internet é a mensurabilidade que ele oferece, já que torna-se possível analisar uma imensidão de dados. Isso também acontece com o Marketing Digital, perfeitamente alinhado com a proposta que a instituição deseja oferecer.

O processo seletivo pode ser divulgado pelas redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter, YouTube e afins), meios que são bastante usados pelo público, especialmente aquele que potencialmente se interessa em uma prova online.

Além disso, você também pode investir em anúncios no Google e nas redes sociais, bem como produzir conteúdos especiais para o blog e para enviar como e-mail marketing à sua base.

Conforme o processo caminha, analise quais mídias trazem os melhores resultados e invista mais nelas, o que tende a aumentar a eficiência de todo o processo.

Confira nosso Ebook “Transformação digital na educação

#2 – Analise o mercado e a região

Quando pensamos em um vestibular online, é normal associá-lo a algo que supera limites geográficos, o que de fato acontece. Porém, é fundamental olhar com carinho para a região mais próxima, que tende a concentrar um grande volume de alunos.

Ao olhar para o mercado de trabalho da região, você poderá definir quais cursos tendem a apresentar maior procura. Além disso, também é possível buscar saber a opinião do público por meio de pesquisas online, as quais podem ser divulgadas nos mesmos meios que vimos anteriormente.

infografico-processo-seletivo-instituicao-de-ensino

#3 – Ofereça uma prova de vestibular online segura e flexível

Ainda que a tecnologia esteja ganhando cada vez mais espaço como sustentáculo na educação, a prova de vestibular online ainda é uma novidade para muita gente. Por isso, é indispensável oferecer uma experiência completamente segura, que transpareça toda a confiança e credibilidade possíveis.

A segurança do vestibular pela internet está diretamente atrelada à reputação da instituição. Se ele for bem realizado, deve somar alguns pontos à sua imagem; caso contrário, tende a descontar pontos importantes no momento de decisão dos futuros alunos.

Outro ponto importante é a flexibilidade. Justamente por ser um vestibular online, você pode (e deve) permitir que os participantes escolham o melhor dia e horário para a realização da prova, o que já mostra uma preocupação com a rotina e as preferências pessoais de cada um.

#4 – Faça bom uso dos dados para expandir os processos seletivos

O primeiro vestibular online pode ser mais desafiador, já que a instituição não tem dados passados para saber como melhorar. Porém, como diz o ensinamento adaptado dos provérbios chineses, uma jornada de mil milhas começa com um único passo.

Em posse desses dados, a instituição poderá transformá-los em informações e insights importantes para correções e ajustes pontuais. A tendência é de que o segundo vestibular pela internet seja ainda melhor que o primeiro, e assim sucessivamente.

Além dos processos propriamente ditos, esses dados também podem orientar a instituição em relação às preferências dos alunos no que tange aos cursos e objetivos. Assim, ela poderá alinhar sua proposta ao que vem sendo solicitado pelo público.

Leia também: Como os dados podem te ajudar a expandir seu EAD

#5 – Conte com um bom software de gestão de prova de vestibular online com foco em processo seletivo

Para conseguir oferecer um vestibular online ou qualquer outro processo seletivo pela internet com qualidade, eficiência e segurança, é indispensável ter um software capaz de oferecer toda a base tecnológica necessária para tal.

É aí que entra o Prova Fácil Processo de Seleção, solução que te permite selecionar com mais inteligência e segurança, além de integrar os departamentos e todas as etapas dos processos seletivos, desde a inscrição até a correção, e gerenciar diferentes polos.

Além de gerenciar o processo de ponta a ponta, ele ainda tem sua segurança garantida, com protocolo HTTPS, senhas criptografadas, navegador seguro e browser travado, sem contar o fato de que os resultados são disponibilizados muito mais rapidamente aos participantes.

Você ainda terá uma fonte altamente valiosa de dados, capazes de te ajudar a ajustar o que é necessário e saber como melhorar nas oportunidades futuras, sem contar a excelente experiência que os alunos terão desde o primeiro contato com a instituição.

Leia também: Como fazer um processo seletivo? Veja o passo a passo completo!

Ofereça um vestibular pela internet com excelência e aumente sua captação de alunos!

prova de vestibular online

Acompanhar as tendências na educação é indispensável, e a tecnologia é uma delas, inclusive com o vestibular online, que agrega praticidade, permite que os alunos escolham o melhor dia e horário para fazer suas provas e, ainda, que recebam suas notas em questão de minutos.

Ao adotar a prova de vestibular online em sua instituição de ensino, bem como qualquer outro processo seletivo pela internet, o impacto tende a ser rápido e muito positivo. Dê este passo importante e esteja em um patamar ainda mais elevado perante a concorrência!

infografico-processo-seletivo-instituicao-de-ensino

Conheça o Prova Fácil Processo de Seleção

Compartilhe este conteúdo:

Posts relacionados:

Inscreva-se em nossa Newsletter

Toda semana dicas e conteúdos educativos da Prova Fácil para você!