Prova impressa ou prova online: qual delas aplicar?

Uma das maiores vantagens que surgem dos avanços tecnológicos é a possibilidade de escolha e personalização. No caso das avaliações, a escolha entre prova impressa e prova online é o assunto do momento. Está na hora de descobrir qual delas é a melhor para a sua Instituição!

Se por um lado, os anos de pandemia exigiram muito mais esforço, dedicação e resiliência de alunos e professores. Por outro, a tecnologia mostrou-se uma aliada poderosa e nos deixou lições que levaremos por muito tempo.

Entre essas lições, está o fato de que os muros que cercam as Instituições de Ensino não são mais uma barreira física para o conhecimento. 

Prova Impressa e Prova Online: Como foram os últimos anos? 

A impossibilidade do ensino presencial fez com que Instituições de Ensino do mundo todo apostassem no ensino à distância e, posteriormente, no ensino híbrido (que mescla online e presencial) para que pudessem continuar com suas atividades.

Apesar de um começo turbulento, aos poucos, alunos e professores foram se acostumando. 

Atualmente, não há mais dúvidas: a tecnologia veio para ficar e tem muito a contribuir com o processo pedagógico.

Dentro deste processo estão as avaliações, que também passaram por transformações e contaram com a ajuda da tecnologia para serem realizadas à distância.

Agora, com o retorno gradual da presencialidade, fica o questionamento: devemos manter o modelo online ou retornar com as avaliações impressas?

Leia mais sobre estratégias para o retorno das provas presenciais!

Prova Impressa

prova impressa e prova online

A prova impressa é uma velha conhecida de alunos e professores.

Por ser aplicada há várias décadas, traz uma sensação de familiaridade tanto na hora da elaboração, quanto no fazer e na correção.

Mas, até que ponto esta zona de conforto é positiva?

Vantagens e desvantagens da prova impressa 

Vantagens:

  • Os professores já estão acostumados e se sentem mais seguros aplicando provas impressas.
  • Os alunos foram condicionados a esse tipo de prova, portanto sua resposta cognitiva a elas é mais rápida, gerando menos estranhamento.
  • A realização da prova não depende de conexão com a internet e nem de aparatos tecnológicos, coisas que ainda não são acessíveis para toda a população.

Desvantagens:

  • O acúmulo de papel, já que todas as provas posteriormente se transformarão em lixo, prejudicando o meio-ambiente.
  • Maior risco de perdas ou danos, já que estamos lidando com papel, que além de ser um material físico, é extremamente frágil.
  • Mais lentidão na correção e maior possibilidade erros, por se tratar de um processo manual, repetitivo e que depende da disponibilidade do professor.

Prova Online

prova impressa e prova online

Se as provas impressas ganham pontos por serem velhas conhecidas, as avaliações online chegaram como uma imposição do período pandêmico.

Mas, ao mesmo tempo que se revelaram um desafio, também mostraram diversas vantagens que não devem ser ignoradas nesta retomada da presencialidade.

Vantagens e desvantagens da prova online 

Vantagens:

  • Oferece mais autonomia, flexibilidade e comodidade ao aluno, já que ele pode realizar a avaliação de qualquer lugar e a qualquer momento, cabendo inclusive a determinação da Instituição sobre isso.
  • Permite mais agilidade nos processos de elaboração, aplicação e correção das provas, poupando tempo e esforço do professor.
  • Possibilita a criação de avaliações mais elaboradas, que utilizem recursos de vídeo ou áudio, por exemplo.

  • Evita acidentes como perdas, danos e furtos, garantindo a assertividade e agilidade dos resultados.

Desvantagens:

  • Ainda enfrenta a resistência de alguns professores, que não confiam ou não se adaptaram tão bem às tecnologias.
  • Exige investimentos em ferramentas anti-cola e softwares especializados.
  • Demanda acesso a uma boa conexão e equipamentos de qualidade, que não estão ao alcance de todos os alunos.

Entre prova impressa e prova online: qual escolher? 

Não existe uma resposta simples na hora de escolher entre prova impressa e prova online.

Vários fatores devem ser levados em consideração:

  • A mentalidade dos professores: a implementação de provas online requer conhecimento e disposição de toda a equipe pedagógica.
  • O perfil socioeconômico dos alunos: para a implementação de provas online é necessário que os alunos tenham acesso a ferramentas que possibilitem a sua realização. E caso eles não tenham, a Instituição deve estar preparada para fornecer.
  • A faixa etária dos alunos: no caso do Ensino Superior, deve-se analisar qual a faixa etária média dos alunos do curso. E mais: são pessoas que se adaptariam bem a mais esse uso da tecnologia? 

Já no caso do Ensino Básico, o hábito de escrever durante a prova é considerado saudável para a formação cognitiva. Portanto, é recomendável que se mantenha as provas impressas, ao menos parcialmente.

  • Os recursos disponíveis e o perfil da Instituição: questões financeiras e os objetivos da Instituição devem ser analisados juntamente com outros aspectos do planejamento pedagógico.

Como um Sistema de Gestão de Provas pode te ajudar? 

Mesmo que a sua Instituição opte por realizar provas impressas, isso não quer dizer que a tecnologia precisa ser deixada de lado.

Com a ajuda de um Sistema de Gestão de Provas é possível reunir o melhor dos dois mundos e otimizar os processos de elaboração, aplicação e correção na prova impressa e prova online.

Conheça as etapas do processo avaliativo e como um Sistema de Gestão de Provas pode te ajudar:

  • Elaboração: com o Sistema de Gestão de Prova, prova impressa e prova online são elaboradas da mesma forma. O software é capaz de escolher as perguntas de um banco de questões, podendo inclusive separá-las por grau de dificuldade e criar provas diferentes para cada aluno.
  • Aplicação: no caso de provas online, o software permite ao aluno agendar a prova para ser realizada na hora e local que ele quiser, além de poder ser acoplado a outras ferramentas anti-cola, como o Proctoring e o Browser Travado

No caso de provas impressas, o próprio software realiza a impressão e cada uma delas ganhará um QR Code único para facilitar a identificação dos alunos.

  • Correção: seja prova impressa ou prova online, a correção acontece dentro do Sistema de Gestão de Provas. Se a prova for online, a correção será automática. Se for impressa, o QR Code do cartão de resposta deve ser escaneado e a nota do aluno surgirá em questão de instantes e sem chance de erro.
  • Pós-correção: se antigamente, a utilidade das provas acabava após as notas serem lançadas, isso mudou completamente com o Sistema de Gestão de Provas. Após a finalização da correção, o software exibirá dados sobre o desempenho dos alunos que ajudam a traçar as melhores estratégias pedagógicas.

Leia mais sobre o Sistema de Gestão de Provas!

A Prova Fácil pode te ajudar em todos os seus processos avaliativos

Seja prova impressa ou prova online, a Prova Fácil oferece o melhor Sistema de Gestão de Provas do mercado, te dando liberdade para escolher o modelo que mais se adeque a sua Instituição.

O importante é que você entenda que seja qual for o modelo escolhido, o caminho a ser seguido para chegar na educação do futuro é um só: o da tecnologia.

Com a nossa ferramenta, você consegue adaptar a tecnologia para as necessidades específicas da sua Instituição, alcançando os melhores resultados de acordo com os métodos e valores que fazem sentido para você.

Isso vai potencializar a experiência dos estudantes, melhorar a reputação da sua Instituição e levar todos rumo a educação do futuro!

Adquira nossa ferramenta agora e transforme para sempre as suas provas, sejam elas impressas ou online!

Posts relacionados:

Processo seletivo humanizado

Processo Seletivo Humanizado

No competitivo mercado de trabalho atual, as empresas estão constantemente buscando maneiras inovadoras de atrair e reter os melhores talentos. Uma abordagem que tem ganhado

Leia mais

Inscreva-se em nossa Newsletter

Toda semana dicas e conteúdos educativos da Prova Fácil para você!