O papel da tecnologia na gestão educacional

gestão educacional

Sumário

Ao ouvir o termo gestão educacional, você pode pensar que estamos falando apenas de processos internos das Instituições de Ensino, mas isso não é verdade. 

Este é um processo que vai muito além, envolvendo inclusive a participação de órgãos governamentais.

Sendo assim, a sua plena compreensão por parte dos educadores e gestores acadêmicos é um fator fundamental até mesmo para a sobrevivência a longo prazo de uma Instituição.

Justamente por ser um assunto tão importante e ao mesmo tempo pouco conhecido, nosso texto vai explicar os detalhes por trás da gestão educacional e como a tecnologia pode contribuir com ela.

O que é gestão educacional?

A gestão educacional é um conjunto de funções atribuídas às Instituições de Ensino (da educação básica ao ensino superior) com objetivo de garantir a qualidade da educação brasileira.

Diferentemente da “gestão escolar”, que diz respeito somente aos processos internos, a gestão educacional se refere a como o trabalho dos agentes acadêmicos impacta a sociedade.

Trata-se de um sistema coletivo que envolve agentes federais (Ministério da Educação), estaduais e municipais (secretarias) e tem como bússola a Lei de Diretriz e Bases da Educação.

De acordo com as normas da gestão educacional, as Instituições têm a obrigação de (juntamente com estes órgãos) trabalhar para cumprir os seguintes pontos:

  • Promoção de uma educação acessível.
  • Aplicação correta das metodologias de ensino.
  • Manutenção do padrão de qualidade do ensino nacional.

Por que adotar a tecnologia na gestão educacional é importante?

Agora que você já entendeu a complexidade por trás da gestão educacional, veja abaixo quatro vantagens de simplificá-la através da tecnologia.

Otimização de tempo e equipe

Quando pensamos no ponto de vista administrativo da gestão educacional, existem uma série de processos importantes que acabam tomando um tempo considerável dos envolvidos.

Com a ajuda da tecnologia, esses processos podem ser concluídos de maneira automática, poupando esforço da equipe pedagógica e diminuindo a chance de erros.

Algumas das principais funções administrativas que podem ser otimizadas através da tecnologia são:

  • Realização de matrículas.
  • Emissão de boletins, diplomas e certificados.
  • Agendamento de reuniões.

Redução de custos operacionais

Embora muitas pessoas pensem que investir em tecnologia na gestão educacional envolve gastos consideráveis, a verdade é que, se colocarmos na ponta do lápis, trata-se de uma escolha financeiramente bastante vantajosa.

Isso porque este investimento trará economia em diversas outras frentes, como, por exemplo:

  • Redução no consumo de papéis e outros materiais de escritório, ajudando inclusive o meio ambiente.
  • Otimização no tempo e na qualidade de trabalho dos funcionários, evitando novas contratações e diminuindo a rotatividade.
  • Uso mais consciente dos equipamentos e da infraestrutura da Instituição, evitando trocas e mitigando a necessidade de manutenções.

Organização de dados e documentos

Com o crescimento da Instituição, o armazenamento de documentos pode se tornar uma grande dor de cabeça.

Primeiramente, por conta da falta de espaço físico para armazená-los fisicamente, e em segundo lugar, pela questão da segurança de informações sensíveis, que pode ser facilmente comprometida nesse tipo de processo.

A tecnologia resolve esses dois problemas através do armazenamento digital.

Atualmente, diversas soluções tecnológicas educacionais fornecem armazenamento em nuvem e possuem uma grande quantidade de espaço ao mesmo tempo em que preservam a confidencialidade das informações.

Geração de dados e possibilidades de análises

Por fim, talvez o maior benefício que a tecnologia trouxe para a educação nos últimos anos tenha sido a possibilidade de gerar relatórios baseados em dados confiáveis que possam guiar o processo pedagógico.

Através de ferramentas de gestão educacional, é possível extrair dados do desempenho dos alunos e definir estratégias que melhorem a experiência e tornem o processo de aprendizado mais efetivo.

Alguns exemplos de insights que podem ser obtidos são:

  • Acompanhamento do progresso das turmas, ajudando na preparação das próximas aulas.
  • Análise do desempenho individual dos alunos, possibilitando a implementação de conceitos de educação modernos como a personalização do ensino.
  • Visão ampla sobre a situação geral do ensino da Instituição, permitindo correções de rumo e mudanças mais profundas no planejamento pedagógico.

Saiba mais sobre a relação entre dados e educação baixando nosso infográfico!

gestão educacional

Exemplos de tecnologias que auxiliam na gestão educacional

Agora que você já sabe como a tecnologia simplifica a gestão educacional, vamos conhecer alguns exemplos de tecnologias com eficácia comprovada em ajudar Instituições de Ensino.

LMS (ou AVA)

Um Learning Management System (ou, em português, Ambiente Virtual de Aprendizagem) é um sistema de gestão de aprendizado totalmente digital.

Ele pode funcionar como uma extensão da sala de aula, permitindo que o professor compartilhe conteúdos, deixe avisos, lembretes, promova atividades e ainda continue discussões iniciadas nas aulas através de fóruns.

Uma das principais vantagens dessa ferramenta é o empoderamento do aluno, que passa a ter acesso a todos os recursos de uma sala de aula onde estiver, podendo programar melhor sua rotina de estudos e potencializar sua experiência de aprendizado.

Além disso, é uma excelente ferramenta de organização para o professor, que deixa de depender de agendas e anotações.

Falando em LMS: leia sobre algumas outras das tendências da educação em 2024!

ERP

Se o LMS cuida da parte educacional, o Enterprise Resource Planning (ou, em português, Planejamento de Recursos Empresariais) cuidará dos aspectos de negócio da Instituição.

Trata-se de um software especializado para o gerenciamento de negócios, através do qual será possível otimizar atividades burocráticas, de forma a padronizar processos e mitigar erros.

Da mesma forma, a ferramenta também permite um controle maior do departamento financeiro, evitando atrasos e inadimplências e garantindo a melhor aplicação dos recursos.

Gestão da produção de conteúdos

Já falamos anteriormente neste texto sobre a personalização do ensino, mas você sabia que um dos requisitos para alcançá-la é através da produção de conteúdos exclusivos?

Esses conteúdos garantem uma melhor experiência para os alunos, que receberão materiais adaptados às suas particularidades. 

Por consequência, isso também se refletirá na reputação da Instituição.

E como você já deve ter imaginado, esses conteúdos também podem ser produzidos através da tecnologia.

Atualmente no mercado, existem ferramentas capazes de auxiliar na produção de diversos tipos de materiais personalizados, entre eles:

  • Materiais escritos
  • Videoaulas
  • Conteúdos interativos
  • Jogos educativos

E tudo isso sem tomar mais tempo dos professores e através de softwares modernos e seguros, que garantem controle total da produção e agilidade nas entregas.

A principal ferramenta nesse sentido no mercado é a Deduca, oferecida pela Delinea, parceira da Prova Fácil em produção de conteúdo. Clique aqui e conheça!

Sistema de gestão de provas

Se as ferramentas de gestão de produção de conteúdo ajudam no aprendizado, o Sistema de Gestão de Provas facilita na hora de testar a absorção desse conteúdo.

Através dele, a Instituição obtém suporte em todas as etapas do processo avaliativo, que incluem:

  • Elaboração de provas, com a ajuda de um banco de questões completo e editável.
  • Logística e aplicação, tanto de provas presenciais quanto remotas.
  • Correção automática, via Inteligência Artificial.
  • Exibição de relatórios completos, que ajudam a traçar novas estratégias pedagógicas.

Quer entender por que o sistema de gestão de provas é a melhor solução para a sua Instituição de Ensino? Clique aqui e descubra!

Leve a Prova Fácil para a sua Instituição!

Falando em gestão de provas, você sabia que a Prova Fácil é a líder nesse mercado na América Latina?

Com soluções personalizadas para escolas, universidades e empresas, estamos há mais de 11 anos no mercado promovendo a transformação digital na educação.

Através de um software simples, inteligente e estratégico, e contando com o suporte integral de especialistas, você poderá revolucionar o papel das avaliações na sua Instituição e fazer de 2024 o ano em que você alcançará a educação do futuro!

Conheça mais sobre nossas soluções, fale com um de nossos especialistas e leve a Prova Fácil para a sua Instituição de Ensino!

Compartilhe este conteúdo:

Posts relacionados:

Processo seletivo humanizado

Processo Seletivo Humanizado

No competitivo mercado de trabalho atual, as empresas estão constantemente buscando maneiras inovadoras de atrair e reter os melhores talentos. Uma abordagem que tem ganhado

Leia mais

Inscreva-se em nossa Newsletter

Toda semana dicas e conteúdos educativos da Prova Fácil para você!