Tecnologia educacional: Metodologias para adotar na sua Instituição
Aaron Sams, professor norte-americano e desenvolvedor da metodologia da Sala de Aula Invertida, disse, ao lançar seu livro no Brasil, que professores e estudantes do mundo inteiro têm desafios e objetivos semelhantes. “Apesar das diferenças culturais e dos desafios financeiros, todos estão empenhados em fazer da educação algo relevante e ativo, personalizado para os estudantes”, conta.
“Estou animado por viver num tempo em que tecnologias são desenvolvidas para ajudar nesses objetivos”, completa o Professor. Já é fato: instituições que fazem uso de tecnologias educacionais apresentam melhorias significativas no rendimento e nos resultados.
Isso porque as dinâmicas de ensino atuais se modificaram de acordo com os avanços digitais e com as novas relações que nós estabelecemos com as tecnologias. Hoje em dia, o modelo tradicional de uma sala de aula já não é suficiente para abraçar e explorar todas as potencialidades. A tecnologia aparece, então, como ferramenta que otimiza processos e permite que professores e alunos desenvolvam novas habilidades.
Como saber se uma instituição deve adotar a tecnologia?
Considerar o uso de tecnologias educacionais como metodologias efetivas de ensino deve estar entre as ações dos diretores acadêmicos. Faculdades, universidades e demais instituições de ensino, quando contam com uma gestão de qualidade, sentem o impacto na educação, que terá qualidade igualmente reconhecida.
De maneira geral, quando se adota tecnologias, processos e operações — de dentro e de fora das salas de aula — passam a ser executados com muito mais eficiência, o que, consequentemente, gera redução de custos.
O aumento da produtividade, além de economizar tempo e dinheiro, melhora o ambiente organizacional como um todo: a comunicação se torna mais fluida, os dados mais organizados, os funcionários mais conectados e um sistema de ensino e aprendizagem melhor integrado.
A importância da cultura digital
Portanto, é muito provável que a sua instituição está apta a adotar e começar a usar as tecnologias educacionais. A cultura digital já está concretizada mundo afora, e aplicá-la no campo da Educação é muito vantajoso, principalmente por ser possível implementar o ensino gradativamente, sem gastos estrondosos e à medida em que toda a comunidade acadêmica se conscientiza e capacita para as novas metodologias.
Aulas mais interativas e inovadoras, onde o aluno participe ativamente e possa se conectar a um conteúdo mais completo, são demandas reais e importantes. Você deve avaliar as forças e as limitações particulares de sua instituição, institucionalizar e fortalecer o modelo de ensino que incorpora as tecnologias e sempre medir resultados para guiar as próximas decisões e ações.
Quais metodologias devo conhecer?
Existem formatos diversos de tecnologias para inovar na sua instituição: aplicativos, sistemas digitais, métodos pedagógicos e muito mais.
Alguns desses que você não pode deixar de conhecer:
Desenvolvido pela Starline Tecnologia, o SGP faz a gestão de avaliações e do conhecimento, tornando a rotina operacional de uma instituição muito mais simples e ágil, principalmente no que diz respeito a elaboração e distribuição de provas. Hoje, mais de 1000 instituições estão usando o SGP.
Essa metodologia está sendo usada no mundo inteiro e, segundo pesquisas que a comparam com a sala de aula tradicional, os resultados melhoram em todos os cenários com a inversão. Ela consiste em uma participação ativa dos alunos, que usam o tempo em casa para aprender o conteúdo, e o momento em sala de aula, com o professor, é usado para discutir a matéria e tirar dúvidas.
Temos à disposição centenas de aplicativos voltados para a Educação, com diversas funcionalidades, mas todos com uma característica em comum: desenvolvidos para facilitar a vida acadêmica de alunos, professores e diretores.
Existem apps para compartilhar arquivos, para lembrar e organizar tarefas, para corrigir provas automaticamente… ou seja, para todas as atividades que costumavam tomar tempo, mas agora contam com a tecnologia como uma grande aliada.
Baixe grátis o nosso [Ebook] 21 passos para elaborar uma prova realmente eficiente!