O ano letivo de 2023 já acabou e este é o momento de fazer uma retrospectiva e traçar as metas para a educação em 2024.
Em um ano com tantas mudanças, tanto do ponto de vista legislativo quanto tecnológico, o que ficou de legado e o que deve ser superado?
E quanto às tendências, o que esperar do ano que nos deixará à beira da metade da terceira década deste século? Confira a partir de agora!
Como foi a educação no país em 2023?
2023 foi um ano de grandes transformações.
Logo no começo do ano, recebemos a notícia de que o Ministério da Educação pretendia rever o modelo do Novo Ensino Médio, em vigor no país desde 2022.
Entre as principais mudanças da proposta enviada pelo Governo Federal para apreciação do Poder Legislativo estavam:
- Aumento das disciplinas obrigatórias, que passam a incluir História, Geografia, Sociologia, Filosofia, Educação Física, Literatura, Artes, Química, Física e Biologia.
- Diminuição da carga horária dos itinerários formativos e aumento do tempo destinado às disciplinas obrigatórias.
- Obrigatoriedade dos conhecimentos em educação digital dentro da FGB (Formação Geral Básica)
- Retorno do espanhol como alternativa ao inglês, dentro da FGB
O projeto de lei ainda tramita no Congresso Nacional e sua resolução final deve ficar para o ano que vem.
Do ponto de vista da tecnologia, o ano trouxe o boom das Inteligências Artificiais e a discussão sobre o seu impacto no processo de aprendizagem.
O ChatGPT passou a ser um grande companheiro dos alunos e uma importante alternativa como fonte de pesquisa, da mesma forma que a sua tecnologia vem inspirando outras ferramentas educacionais.
Para saber mais, leia os textos que a Prova Fácil publicou sobre as mudanças no Novo Ensino Médio e o impacto do ChatGPT!
Principais tendências da educação em 2024
Veja abaixo o que você pode esperar da educação em 2024, tanto no aspecto tecnológico quanto no social.
Learning Analytics
Já que falamos tanto em inteligência artificial em 2023, é claro que esse tema não iria sumir do radar.
Para 2024, a previsão é que essas ferramentas se aperfeiçoem e expandam seus horizontes, inclusive na hora de auxiliar instituições a coletarem dados do aprendizado, o famoso Learning Analytics.
Um processo já fundamental para aprimorar as estratégias das Instituições de Ensino, o Learning Analytics deve se valer da evolução tecnológica para se expandir ainda mais em 2024, permitindo análises e estratégias mais completas e assertivas.
Aproveitando: confira o nosso texto especial e saiba tudo sobre o Learning Analytics!
Mediação das ferramentas de Inteligência Artificial
Ainda sobre Inteligência Artificial: a tendência é que ela se faça cada vez mais presente dentro da sala de aula e nas estratégias pedagógicas.
Veja abaixo alguns dos principais usos da Inteligência Artificial na educação em 2024:
- Utilização de ferramentas de pesquisa, como o ChatGPT.
- Elaboração de conteúdo acadêmico personalizado, com base nas necessidades de cada aluno.
- Auxílio na elaboração e correção de provas, conferindo mais agilidade aos processos.
- Uso de chatbots para tirar dúvidas de alunos.
Por isso, é importante que os professores estudem sobre o assunto e sejam capazes de identificar em quais momentos a IA pode tornar os processos da Instituição mais eficientes.
Implementação de projetos sobre educação socioambiental
Outro fato marcante do ano de 2023 foi a onda de calor que assolou o Brasil no segundo semestre, o que jogou ainda mais luz na questão das mudanças climáticas.
Sendo assim, uma tendência forte da educação em 2024 é que projetos que visem a conscientização ambiental dos alunos e a elaboração de estratégias de impacto positivo para o meio ambiente ganhem força.
Isso reforça o papel social das Instituições de Ensino, deixa um legado para a sociedade e ainda fortalece o seu nome junto ao mercado.
Aumento da participação da comunidade e de projetos de extensão
A educação em 2024 também deve se tornar mais humana, ampliando o diálogo e o papel transformador que ela pode exercer na sociedade.
Além da preocupação com o meio ambiente, deve crescer o número de projetos voltados para o social, visando uma maior integração da Instituição com a comunidade em que ela está inserida.
Isso deve ser feito através de várias frentes: desde a manutenção de um diálogo aberto com comunidade, entendendo suas particularidades e necessidades, bem como as maneiras através das quais a Instituição pode contribuir.
Até a elaboração de projetos de extensão, que convidem os alunos a atuarem para gerar impacto social direto.
Os projetos de extensão são, juntamente com o ensino e a pesquisa, um dos pilares da graduação moderna, justamente por trazer à tona o lado humano da profissionalização.
Exemplos de projetos de extensão incluem: alunos do curso de medicina participando de mutirões de saúde gratuitos, estudantes de programação ensinando a técnica para crianças carentes, alunos de direito realizando atendimento jurídico gratuito, entre outros.
Diferentes objetos educacionais
Levar novas metodologias e recursos para dentro da sala de aula já é uma tendência há alguns anos, mas ela promete se intensificar para turbinar ainda mais a educação em 2024.
Um dos motivos dessa intensificação é o uso cada vez mais acessível de recursos como a Realidade Virtual e a Realidade Aumentada.
Lembrando que, Realidade Virtual é a inserção da pessoa dentro de um ambiente 100% virtual (por exemplo, através dos famosos óculos de VR), já a Realidade Aumentada é quando elementos do mundo físico e do virtual se misturam (como no jogo Pokemon Go).
Além destes dois conceitos, recursos como gamificação e uso de conteúdo interativo também devem entrar na conta.
Algumas das vantagens de se pensar em diferentes objetos educacionais são:
- Autonomia para os alunos, que tomam para si o protagonismo do próprio aprendizado.
- Imersão nos conteúdos, garantindo a atenção plena.
- Aumento no nível de absorção, resultado de trazer os conteúdos para perto da realidade dos alunos.
- Dinamismo e estímulo à criatividade, garantindo uma melhor experiência.
Adoção de soluções completas para aprendizagem
Com tantas ferramentas disponíveis, é inevitável que a última das tendências para a educação em 2024 seja uma forma de utilizar todas elas de maneira integrada.
Isso é possível através da contratação de um ecossistema de soluções educacionais.
Ou seja, um ambiente virtual que armazene todas as ferramentas necessárias para realização das atividades pedagógicas e permita uma integração entre elas.
Desta forma, é possível elaborar, aplicar e corrigir provas, ao mesmo tempo em que se coleta dados e planeja atividades, transformando tudo em um ciclo virtuoso em que uma aplicação alimenta a outra.
Entre em 2024 com o melhor ecossistema de soluções educacionais!
E falando em ecossistema de soluções educacionais: que tal começar o ano levando para a sua Instituição o que há de mais moderno no mercado?
Trata-se da parceria entre Prova Fácil, líder em gestão de provas na América Latina, e a Delinea EdTech, especialista na criação de recursos para aprendizado.
Desse casamento, nasceu uma solução completa, que oferece:
- Conteúdos completos e personalizados
- Ferramentas de gestão para processos avaliativos
- LMS (Learning Management System) próprio, moderno e intuitivo
- Suporte dos melhores profissionais do mercado
Quer saber mais? Fale com nossos especialistas, marque uma demonstração e revolucione a educação em 2024 na sua Instituição!