As avaliações estão inseridas na sociedade desde muito antes do que imaginamos.
Mais de 2.000 anos antes de Cristo, o imperador chinês Shun já utilizava exames classificatórios a fim de promover ou demitir os funcionários de seu exército.
Por volta de 1.200 a.C, sociedades já implantavam exames para selecionar funcionários para o serviço público.
Ao longo do tempo, porém, o conceito de avaliação foi se transformando, deixando de ter um objetivo unicamente de controle.
Em 1657, o bispo protestante John Amós Comenius, publicou a “Didactica Magna’‘, onde defendia o exame como espaço de aprendizagem.
De lá para cá, muitas discussões foram feitas acerca da importância das avaliações e o seu papel no aprendizado do aluno. Neste texto, discutiremos sobre isso e veremos algumas tendências para as avaliações em 2023.
A importância das avaliações no dia a dia de uma Instituição de Ensino
Nos últimos tempos, muito tem se discutido sobre os reais benefícios das provas para o aprendizado.
Algumas escolas e universidades, inclusive, têm abolido as avaliações regulares e investido em métodos alternativos para medir o saber dos alunos. Mas, seria essa a melhor solução?
O professor Antônio Jaeger, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), discorda:
“A prova possui duas funções. Primeiro, de caráter avaliativo, de saber o quanto o aluno realmente está aprendendo, e saber se a estratégia de ensino está funcionando. Em segundo lugar, tem a função de motivação para que o aluno avance e saiba que, no futuro, precisa responder, querendo ou não, a certas questões, e isso implica no avanço dele”.
Ainda segundo o professor, o estudante não terá um interesse natural por todas as matérias, logo, as provas têm o papel de garantir o empenho do aluno, mesmo em áreas que não sejam da sua preferência, mas que são igualmente importantes.
Sobre o argumento de que as provas prejudicam o psicológico dos alunos, o professor destaca:
“(…) Eu não acredito que os casos de problemas de saúde mental se devam a isso, apenas. As provas existem há muito tempo. Ocorreram muitas mudanças em termos de relações entre as pessoas, principalmente com o advento das redes sociais, que podem ter papel nisso, além de outras coisas que não entendemos ainda. É uma série de fatores”.
Logo, podemos concluir que as provas são fundamentais e continuarão assim por muito tempo.
Cabe a nós, enquanto agentes da educação, garantir que elas sejam realizadas em um ambiente acessível, flexível, moderno e humano, para preservar o bem estar dos alunos e garantir melhores resultados.
3 tendências para avaliações em 2023
Agora que entendemos a história e a importância das avaliações, é hora de olharmos para o futuro a fim de compreender o papel que elas terão no ano letivo que se inicia.
Veja abaixo algumas tendências que devem estar presentes nas avaliações em 2023.
Acessibilidade
Um olhar mais atento para a acessibilidade não é uma novidade, já que essa preocupação vem se mostrando crescente ao longo dos últimos anos.
A urgência deste tema se reflete nos dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2019: 67% das pessoas com deficiência nunca tiveram acesso à educação formal ou possuem apenas o ensino fundamental incompleto.
O número é alarmante, mas a educação tem uma grande aliada na hora de ditar tendências mais animadoras para a acessibilidade nas avaliações em 2023: a tecnologia.
Quanto mais ela avança, mais ferramentas e estratégias surgem para corrigir problemas históricos e levar a educação até pessoas que antes seriam privadas dela.
É o caso do Text to Speech, uma ferramenta tecnológica que converte texto em fala e ajuda na inclusão de deficientes visuais no ambiente acadêmico.
Leia mais sobre o Text to Speech!
Flexibilidade
Já que falamos de tecnologia, não podemos deixar de fora outro dos principais benefícios que ela nos proporciona: a flexibilidade nas avaliações.
Isso significa empoderar o aluno e a Instituição, permitindo fazer escolhas que tornem as provas menos estressantes e mais eficientes.
Do ponto de vista da Instituição, o investimento em tecnologia permite que ela aplique tanto provas presenciais quanto online, independente do curso ser presencial ou EAD, visando o bem estar e a conveniência dos alunos e professores.
Já os alunos podem se valer de ferramentas como o Módulo de Agendamento para escolher o dia e a hora em que realizarão as provas, melhorando a sua experiência sem gerar trabalho extra para os professores e coordenadores pedagógicos.
Entenda melhor o módulo de agendamento de avaliações e os benefícios da aplicação de provas impressas e online!
Prova Inteligente
Uma nova funcionalidade oferecida pela Prova Fácil para potencializar as avaliações em 2023 é a Prova Inteligente.
Através dela, as futuras avaliações serão geradas levando em conta os pontos fracos dos alunos.
Como isso é possível? Simples: ao configurar essa funcionalidade, o sistema identifica os erros cometidos nas avaliações anteriores, usando-os como parâmetro para configurar a nova avaliação.
Desta forma, os alunos serão constantemente estimulados a desenvolver seus conhecimentos nos assuntos em que encontram maiores dificuldades, evitando gargalos de aprendizagem e propiciando um ensino mais completo e assertivo.
Como a Prova Fácil pode te ajudar na aplicação de avaliações em 2023?
A Prova Fácil é mestre em utilizar a tecnologia para propiciar um ambiente mais humano, saudável e produtivo para alunos e professores.
Além das funcionalidades descritas acima, o nosso Sistema de Gestão de Provas ainda conta com diversas ferramentas calibradas para extrair o melhor das avaliações em 2023 nos diferentes graus de ensino.
Com nosso software, você encontra suporte durante todo o processo de elaboração, aplicação, correção e análise dos resultados. Facilitando a vida dos professores e melhorando os resultados dos alunos.
Além de ferramentas que permitem esticar os limites do aprendizado e fazer dele uma experiência ainda mais moderna e transformadora.
Conheça as soluções Prova Fácil e entenda de uma vez por todas que provas não são coisa do passado. Muito pelo contrário: as avaliações em 2023 serão mais importantes do que nunca!