Quais as tendências para as avaliações em 2023?

avaliações em 2023

Sumário

As avaliações estão inseridas na sociedade desde muito antes do que imaginamos.

Mais de 2.000 anos antes de Cristo, o imperador chinês Shun já utilizava exames classificatórios a fim de promover ou demitir os funcionários de seu exército.

Por volta de 1.200 a.C, sociedades já implantavam exames para selecionar funcionários para o serviço público.

Ao longo do tempo, porém, o conceito de avaliação foi se transformando, deixando de ter um objetivo unicamente de controle.

Em 1657, o bispo protestante John Amós Comenius, publicou a “Didactica Magna’‘, onde defendia o exame como espaço de aprendizagem.

De lá para cá, muitas discussões foram feitas acerca da importância das avaliações e o seu papel no aprendizado do aluno. Neste texto, discutiremos sobre isso e veremos algumas tendências para as avaliações em 2023.

A importância das avaliações no dia a dia de uma Instituição de Ensino

Nos últimos tempos, muito tem se discutido sobre os reais benefícios das provas para o aprendizado.

Algumas escolas e universidades, inclusive, têm abolido as avaliações regulares e investido em métodos alternativos para medir o saber dos alunos. Mas, seria essa a melhor solução?

O professor Antônio Jaeger, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), discorda: 

“A prova possui duas funções. Primeiro, de caráter avaliativo, de saber o quanto o aluno realmente está aprendendo, e saber se a estratégia de ensino está funcionando. Em segundo lugar, tem a função de motivação para que o aluno avance e saiba que, no futuro, precisa responder, querendo ou não, a certas questões, e isso implica no avanço dele”. 

Ainda segundo o professor, o estudante não terá um interesse natural por todas as matérias, logo, as provas têm o papel de garantir o empenho do aluno, mesmo em áreas que não sejam da sua preferência, mas que são igualmente importantes.

Sobre o argumento de que as provas prejudicam o psicológico dos alunos, o professor destaca: 

“(…) Eu não acredito que os casos de problemas de saúde mental se devam a isso, apenas. As provas existem há muito tempo. Ocorreram muitas mudanças em termos de relações entre as pessoas, principalmente com o advento das redes sociais, que podem ter papel nisso, além de outras coisas que não entendemos ainda. É uma série de fatores”.

Logo, podemos concluir que as provas são fundamentais e continuarão assim por muito tempo.

Cabe a nós, enquanto agentes da educação, garantir que elas sejam realizadas em um ambiente acessível, flexível, moderno e humano, para preservar o bem estar dos alunos e garantir melhores resultados.

3 tendências para avaliações em 2023

avaliações em 2023

Agora que entendemos a história e a importância das avaliações, é hora de olharmos para o futuro a fim de compreender o papel que elas terão no ano letivo que se inicia.

Veja abaixo algumas tendências que devem estar presentes nas avaliações em 2023.

Acessibilidade

Um olhar mais atento para a acessibilidade não é uma novidade, já que essa preocupação vem se mostrando crescente ao longo dos últimos anos.

A urgência deste tema se reflete nos dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2019: 67% das pessoas com deficiência nunca tiveram acesso à educação formal ou possuem apenas o ensino fundamental incompleto.

O número é alarmante, mas a educação tem uma grande aliada na hora de ditar tendências mais animadoras para a acessibilidade nas avaliações em 2023: a tecnologia.

Quanto mais ela avança, mais ferramentas e estratégias surgem para corrigir problemas históricos e levar a educação até pessoas que antes seriam privadas dela.

É o caso do Text to Speech, uma ferramenta tecnológica que converte texto em fala e ajuda na inclusão de deficientes visuais no ambiente acadêmico.

Leia mais sobre o Text to Speech!

Flexibilidade

Já que falamos de tecnologia, não podemos deixar de fora outro dos principais benefícios que ela nos proporciona: a flexibilidade nas avaliações.

Isso significa empoderar o aluno e a Instituição, permitindo fazer escolhas que tornem as provas menos estressantes e mais eficientes.

Do ponto de vista da Instituição, o investimento em tecnologia permite que ela aplique tanto provas presenciais quanto online, independente do curso ser presencial ou EAD, visando o bem estar e a conveniência dos alunos e professores.

Já os alunos podem se valer de ferramentas como o Módulo de Agendamento para escolher o dia e a hora em que realizarão as provas, melhorando a sua experiência sem gerar trabalho extra para os professores e coordenadores pedagógicos.

Entenda melhor o módulo de agendamento de avaliações e os benefícios da aplicação de provas impressas e online!

Prova Inteligente

Uma nova funcionalidade oferecida pela Prova Fácil para potencializar as avaliações em 2023 é a Prova Inteligente.

Através dela, as futuras avaliações serão geradas levando em conta os pontos fracos dos alunos.

Como isso é possível? Simples: ao configurar essa funcionalidade, o sistema identifica os erros cometidos nas avaliações anteriores, usando-os como parâmetro para configurar a nova avaliação.

Desta forma, os alunos serão constantemente estimulados a desenvolver seus conhecimentos nos assuntos em que encontram maiores dificuldades, evitando gargalos de aprendizagem e propiciando um ensino mais completo e assertivo.

Como a Prova Fácil pode te ajudar na aplicação de avaliações em 2023?

A Prova Fácil é mestre em utilizar a tecnologia para propiciar um ambiente mais humano, saudável e produtivo para alunos e professores.

Além das funcionalidades descritas acima, o nosso Sistema de Gestão de Provas ainda conta com diversas ferramentas calibradas para extrair o melhor das avaliações em 2023 nos diferentes graus de ensino.

Com nosso software, você encontra suporte durante todo o processo de elaboração, aplicação, correção e análise dos resultados. Facilitando a vida dos professores e melhorando os resultados dos alunos.

Além de ferramentas que permitem esticar os limites do aprendizado e fazer dele uma experiência ainda mais moderna e transformadora.

Conheça as soluções Prova Fácil e entenda de uma vez por todas que provas não são coisa do passado. Muito pelo contrário: as avaliações em 2023 serão mais importantes do que nunca!

Compartilhe este conteúdo:

Posts relacionados:

Processo seletivo humanizado

Processo Seletivo Humanizado

No competitivo mercado de trabalho atual, as empresas estão constantemente buscando maneiras inovadoras de atrair e reter os melhores talentos. Uma abordagem que tem ganhado

Leia mais

Inscreva-se em nossa Newsletter

Toda semana dicas e conteúdos educativos da Prova Fácil para você!