Feedback na sala de aula: Como agir da melhor forma?

Sumário

Há muito tempo já se fala que uma nota baixa na prova não reflete, obrigatoriamente, que o aluno não sabe o conteúdo dado em sala. Ela pode estar cercada de questões como nervosismo, distração, dificuldade de construção de ideias, metodologia de ensino que não atende e muito mais. Na hora do feedback sobre o desempenho dos alunos nas provas, é preciso um mapeamento analítico do desenvolvimento de cada estudante para identificar as sutilezas do aprendizado. Afinal, cada um tem seu jeito de entender a matéria.

Na Aprendizagem Adaptativa, o foco vai para as nuances que os alunos apresentam individualmente. O cruzamento de dados ajuda o professor a entender como cada pessoa responde ao conteúdo, ressaltando as habilidades e esclarecendo sobre as necessidades do aprendiz. Num futuro breve, a convergência da Aprendizagem Adaptativa e do Data Mining (exploração e análise de bases de dados) permitirá uma atuação sobre a relação aprendizagem x conteúdo de maneira quase científica. O resultado será um professor com mais ferramentas para elaborar exames que respeitem o ritmo de cada aluno e o desenvolvimento de uma pedagogia mais assertiva e, do outro lado, estudantes mais engajados no processo de educação, mais participativos, entendendo sua parcela de responsabilidade para o sucesso da transmissão de conhecimento.

Quando os pontos fortes e fracos são ressaltados de forma analítica, o feedback das provas deixa de ser um momento angustiante para a maioria dos estudantes e passa a ser uma oportunidade de auto superação, com todo apoio que a escola puder proporcionar. É dessa forma que ele compreenderá melhor porque determinada disciplina lhe parece mais fácil e outra não, se sua forma de estudar em casa é a mais adequada e descobrirá os melhores mecanismo para potencializar seu aprendizado. A escola poderá investir num ensino mais personalizado, com atividades diversificadas tanto para a sala de aula quanto para casa, estimulando o foco naquilo que apresenta deficiência e mantendo a atratividade dos assuntos que o aluno tenha mais facilidade. O resultado será alunos mais conscientes do processo de evolução pessoal e acadêmico, com uma estima elevada para si mesmos e perante a turma.

Compartilhe este conteúdo:

Posts relacionados:

Inscreva-se em nossa Newsletter

Toda semana dicas e conteúdos educativos da Prova Fácil para você!