A gestão de provas é feita de maneira “analógica” desde o começo dos tempos nas instituições de ensino, mas o futuro traz cada vez mais formas de resolver essa demanda educacional com mais praticidade, rapidez e conforto para o corpo docente. Veja abaixo termos que todo acadêmico deve conhecer sobre gestão de provas e entenda por quê essa é a escolha certa para a sua equipe.
– Correção online: com as plataformas de gestão de provas, todas as correções podem ser feitas online, a partir de diversos outros conceitos que você vai ler logo abaixo. Mas o mais importante é: otimização do tempo dos professores, que economizam o trabalho da correção manual e podem se dedicar mais ao desenvolvimento das aulas.
Leia sobre Correção Automática de Provas via Smartphone ou Tablet
– Automação: tudo dentro de uma plataforma de gestão de provas é feito de maneira automática, sem ser, contudo, robótica. Existe uma inteligência artificial por trás dos sistemas que permeiam a gestão de provas e garantem a precisão das respostas.
– Banco de questões: quem opta pela gestão de provas no ambiente online pode criar um banco de questões para futuras provas – e, assim, gastar menos tempo na confecção desse material.
– Gestão do Conhecimento: os sistemas guardam toda a gestão do conhecimento para as resoluções das questões e feitura de novas provas. Quem utiliza plataformas online pode ver, inclusive, o desenvolvimento de uma turma (ou aluno) perante determinado tipo de questão ou matéria.
– QR Code: o código que pode ser scaneado pelos smartphones e tablets faz com que cada prova ganhe um número de identificação, permitindo que as notas sejam dadas corretamente de acordo com cada teste, individualmente.
– Randomização de questões e alternativas: a gestão de provas por uma plataforma também permite a randomização de questões e alternativas em testes, fazendo com que eles tenham ordens diferentes e possam ser usados em simulados e provas oficiais, como vestibulares e concursos.
– Diagramação: o layout das provas também pode ser feito automaticamente por um sistema – isso significa que o professor não precisa usar outros específicos para diagramação de suas provas corretamente; um bom sistema de gestão de provas pode fazer isto por você.
– Sistema: é o que faz tudo isso – e muito mais – acontecer dentro da realidade de gestão de provas. Com monitoramento constante da inteligência artificial, os sistemas (principalmente o Sistema de Gestão de Provas, da Starline Tecnologia, propriamente dito) são os maiores aliados do corpo docente de qualquer instituição no caminho para a melhoria contínua da educação. São eles, sem sombra de dúvidas, que ajudam a escrever o futuro.