A avaliação de aprendizagem é uma das ferramentas que os educadores têm para verificar a eficácia da transmissão e absorção dos conteúdos pelos alunos.
Esse é um instrumento essencial para aprimorar o ensino-aprendizagem na sala de aula. Se antes tínhamos apenas as provas para mensurar o conhecimento, hoje existem diversas análises que podem oferecer uma visão 360º do desenvolvimento do aluno.
Hoje vamos te explicar qual a importância das avaliações nas instituições de ensino, como avaliar os alunos e como tornar esse processo personalizado e simplificado.
Qual a importância das avaliações ao longo do percurso do estudante?
A avaliação educacional é aquela realizada a partir da proposta pedagógica, assim como planos de ensino e trabalho, que devem ser avaliados sistematicamente para que se verifiquem avanços da instituição.
No ensino tradicional, as provas carregam um peso muito grande, pois a pressão por boas notas é uma realidade. Isso faz com que estudantes temam esse momento e, muitas vezes, aspectos como nervosismo e até mesmo o estresse influenciam na execução desse momento.
A importância das avaliações se dá no momento em que a Instituição de Ensino a enxerga não somente como uma ferramenta de ensino, mas também como uma oportunidade de propiciar o crescimento do aluno e de seu engajamento com o aprendizado.
Avaliar para aprender — essa é a melhor maneira de conduzir as avaliações da aprendizagem. Por meio dos resultados, os educadores devem estar preparados para ver muito mais do que simplesmente notas. Esse é o momento de criar novas formas para que os alunos absorvam o conteúdo estudado.
Quais são os tipos de avaliações?
A avaliação escolar é mais que uma reflexão do desempenho dos alunos: ela é uma evidência da qualidade do ensino oferecido pela Instituição.
Existem diferentes tipos de avaliação de aprendizagem e é possível criar uma alternância entre eles ao longo do ano letivo. Dentre os principais modelos para analisar o desempenho do educando podemos encontrar:
- Avaliação formativa: identifica se as propostas do professor são alcançadas no processo de ensino-aprendizagem. A partir do resultado obtido é possível orientar e regular a construção do conhecimento.
- Avaliação cumulativa: voltada à retenção dos conhecimentos repassados em sala de aula. O professor trabalha junto com o aluno e o acompanha em seu dia a dia.
- Avaliação somativa: promove o aluno para outra classe ou curso. É, geralmente, aplicada no bimestre ou semestre. Nesse caso, as opções de exames são: prova ou trabalho final, avaliação com base nos resultados cumulativos.
- Avaliação diagnóstica: identifica ou verifica os conteúdos e o conhecimento dos estudantes para o professor melhorar o ensino-aprendizagem. A partir do diagnóstico, o docente elabora ações para atingir os objetivos esperados e suprir as necessidades.
Benefícios das avaliações para a aprendizagem
A finalidade e importância das avaliações não deve ser somente a de medir o conhecimento adquirido pelo aluno, mas deve ser utilizada como meio para a sua formação pedagógica.
No caso dos estudantes, há a possibilidade de verificar o andamento do seu aprendizado e buscar métodos para impulsionar o seu desenvolvimento. Além disso, professores podem incentivar a autoavaliação dos alunos, e estimular a sua participação ativa na aprendizagem.
Para os educadores, o procedimento é uma oportunidade para verificar se os estudantes conseguiram atingir as metas definidas. Assim, é possível trazer um novo direcionamento às ações pedagógicas para que os objetivos sejam atingidos.
Algumas dicas para se avaliar bem
A avaliação escolar proporciona diversos benefícios para uma gestão pedagógica feita com parâmetros e planejamento prévio.
Trouxemos algumas dicas para se avaliar bem e, estabelecer os objetivos e definir metas para verificar se a avaliação institucional está de acordo com o planejamento pedagógico.
Alterne os tipos de avaliações aplicadas
Atualmente, a avaliação escolar pode ser aplicada para identificar pontos de melhoria no ensino-aprendizagem do aluno. Afinal, se o estudante não aprendeu o conteúdo correspondente à fase educacional, algo de errado aconteceu durante o processo.
Utilizar diversos estilos de avaliação é bom para o aluno, o professor e para o aproveitamento das aulas como um todo.
Diversificar as atividades, propor novas dinâmicas e incentivar a participação dos alunos são fatores-chave. Bons exemplos são trabalhos em grupo, debates e discussões em sala, fichamentos e resumos de determinados conteúdos.
Entenda que a avaliação também ensina
A avaliação também pode ser vista como um instrumento de poder que o professor poderia utilizar com o aluno. Mas com o passar dos anos, a educação passou a entender que a avaliação escolar vai muito além de um instrumento que visa inserir notas no boletim acadêmico.
Uma boa avaliação é aquela que promove a reflexão e o poder argumentativo daquele que está sendo avaliado. As questões a serem cobradas devem ser coerentes, contextualizadas e exigir competências do aluno que vão muito além da famosa “decoreba”.
É preciso considerar a capacidade do aluno de assimilar o conteúdo e de argumentar. Se uma avaliação é bem elaborada, o aluno estudioso consegue expor e desenvolver seus conhecimentos e, se ele o faz, é porque o processo de aprendizagem está sendo eficiente.
Tenha um sistema de gestão de provas
As avaliações são parte indispensável de uma instituição de ensino, seja ela de educação básica ou superior. Para que tudo corra da melhor maneira possível, porém, nada melhor do que contar com um bom sistema de gestão de provas.
Quando se pensa em uma prova, é quase que imediato lembrar que ela serve para avaliar os alunos, ou seja, sabe qual é a nota que melhor se adequa ao seu nível de aprendizado. Porém, a verdade é que as avaliações servem para muito mais que isso.
A importância das avaliações pode compreender o que os alunos já sabem para, assim, elaborar aulas que vão de encontro com suas necessidades ou, até mesmo, identificar se as propostas do professor estão sendo alcançadas no processo de ensino-aprendizagem.
Entendendo o quão complexa é essa questão, portanto, fica clara a necessidade de um sistema de gestão de provas. Afinal, são muitos pontos a se lidar, algo que fica muito difícil sem o apoio da tecnologia correta.
Conclusão
A necessidade de avaliar sempre se fará presente, não importando a norma ou padrão pela qual está baseado o modelo educacional. Não há como fugir da necessidade de avaliação de conhecimentos, desde a educação básica até o último grau de ensino.
A avaliação escolar é parte fundamental do processo de aprendizagem, pois ela assume diferentes formas e nuances. E com a Avaliação Inteligente, nossa nova funcionalidade, você consegue analisar de forma centralizada o que seu aluno precisa se desenvolver.
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