Em períodos de transformação digital e mudança nos sistemas de ensino, é preciso conhecer a importância de um software para elaborar prova. Essa solução, como já indicamos neste post, serve para criar questões a partir de um banco parametrizado, de acordo com as normas definidas pela instituição.
Esse conceito já evidencia que o sistema diminui de maneira significativa o tempo de elaboração das avaliações. No entanto, os benefícios são ainda maiores. Com ele, o professor tem mais tempo para cuidar daquilo que é realmente importante e atuar de forma estratégica.
Em outras palavras, isso significa que há uma atenção maior aos conteúdos ministrados em sala de aula, o que contribui para os resultados alcançados. Esse é um dos motivos que justificam a importância do software de elaboração de provas.
Quer saber mais? Acompanhe este post e entenda o assunto!
A importância do software de elaboração de provas
Os sistemas de gestão de provas têm a função de elaboração das avaliações. Seu escopo é mais amplo e voltado para o gerenciamento de todas as etapas envolvidas no processo. No que se refere à criação das perguntas, a ideia é usar a tecnologia para criar questões padronizadas e que seguem as diretrizes da instituição de ensino.
Para chegar a esse patamar, é preciso que o banco de questões seja parametrizado com a matriz de conteúdo da escola ou universidade. Assim, ficam definidos os critérios a serem seguidos por todos os docentes.
Nesse momento, você pode perguntar: qual é a importância desse sistema? Mais que facilitar a criação de avaliações, o software de elaboração de prova visa a uma maior padronização. Com isso, fica mais fácil obter e comparar dados dos estudantes para identificar pontos fortes e fracos.
Os dados tornam o processo de ensino-aprendizagem mais inteligente, porque fornecem ao docente as informações necessárias para direcionar o conhecimento repassado em sala de aula. Além disso, o docente é capaz de melhorar os resultados obtidos em sala de aula. Quer saber como? É só continuar lendo e entender quais são as vantagens de fazer avaliações com frequência.
As vantagens da avaliação frequente
O ensino brasileiro, de modo geral, está aquém do esperado. Poucas instituições de ensino se destacam — e a maioria corre atrás dos prejuízos. Isso é confirmado pela avaliação internacional de Educação Básica, o Pisa.
Nesse processo, 61% dos estudantes brasileiros não finalizam nem a primeira parte da prova. Na Colômbia, outro país da América do Sul e vizinho do Brasil, o índice é de 18% — apenas a título de comparação.
Dos 70 países e territórios analisados, o Brasil está 55ª colocação. O desempenho ruim precisa ser mudado — e não é preciso implementar nenhuma fórmula mágica. O ideal é adotar estratégias já comprovadas, que contribuam com a melhoria dos resultados.
Essas ações se refletem em benefícios derivados das avaliações frequentes. Vamos listar os principais a partir de agora.
Mensuração dos indicadores de qualidade
Os indicadores servem para dar um norte ao professor e ao gestor da instituição de ensino. São eles que indicam o que precisa ser trabalhado. Para ter uma ideia, desde o início da aplicação do Prova Brasil, o total de escolas que aumentou sua nota e até superou a meta estabelecida para 2021 foi 66 vezes maior.
Isso acontece porque há uma orientação maior do trabalho pedagógico. Por exemplo: se os professores identificam falhas no ensino de matemática, é preciso criar ações que viabilizem o aprendizado, como implementar jogos, utilizar vídeos e reproduzir situações vivenciadas no dia a dia.
Perceba que os indicadores ruins nem sempre indicam que o professor é ruim. Na verdade, o importante é compreender quais ações são ineficazes e precisam, portanto, ser mais bem trabalhadas.
Além disso, apesar de o dado citado ser referente à Educação Básica, esse tópico vale para qualquer instituição de ensino, inclusive as de nível superior. Em resumo, a mensuração de indicadores de qualidade é uma maneira eficiente de saber o que precisa ser ajustado e o que já é positivo.
Melhoria do planejamento
As instituições de ensino precisam planejar a grade curricular anual e quais conteúdos serão trabalhados. Com a análise de dados, fica fácil determinar quais conteúdos devem ser reforçados e até trabalhados por mais tempo.
Os softwares de elaboração de provas contribuem tanto para a coleta de dados quanto para a definição de quais questões devem ser utilizadas. Para definir esses critérios, você deve adotar as diretrizes da própria instituição e até mesmo as avaliações nacionais, como Enem, Enade e outras. Assim, tem uma ideia clara dos conteúdos a serem repassados.
Tenha em mente que as avaliações nunca devem ser limitadoras. Pelo contrário, devem ajudar a escola a promover o desenvolvimento integral dos estudantes, a partir do alinhamento ao projeto pedagógico.
Compreensão dos gaps de aprendizado
O processo de ensino-aprendizagem apresenta diferentes gaps, que devem ser trabalhados para evitar problemas. Essas lacunas orientam as estratégias que precisam ser traçadas para tornar o repasse de conhecimento mais eficiente.
A partir delas, o professor tem embasamento para testar formas de trabalhar os conteúdos e aplicar provas. Ele também consegue retomar os assuntos de acordo com a periodicidade adequada e implementa o ciclo de ensino de maneira mais efetiva.
Essas vantagens são conquistadas pela metodologia Team Based Learning (TBL). Vamos entendê-la melhor em seguida.
A metodologia TBL
A chamada aprendizagem baseada em equipes é uma estratégia colaborativa e empregada para grupos de alunos. Sua finalidade é ajudar os alunos a compreenderem os conceitos ensinados.
Como isso acontece? Por meio das atividades colaborativas, que são aplicadas para o estudante e seus colegas. Para obter o máximo aproveitamento, é preciso seguir quatro princípios:
- os grupos precisam respeitar a capacidade intelectual dos alunos;
- os estudantes se responsabilizam pelo trabalho em equipe e pré-aprendizado;
- as ações visam à promoção do desenvolvimento e aprendizado da equipe;
- os alunos devem receber feedbacks imediatos e constantes.
A partir dessas diretrizes, a metodologia TBL deve embasar a elaboração das aulas e das provas. Veja como isso acontece!
Preparação da aula
Os membros que fazem parte do grupo recolhem materiais sobre o assunto em discussão. Os conteúdos são permitidos em vários formatos, como vídeos, textos, áudios e mais.
Teste de garantia de prontidão
O Readiness Assurance Test (RAT) é a aplicação de um teste individual que contém entre 5 e 20 questões de múltipla escolha. Depois disso, as avaliações são refeitas em grupo. O objetivo é estimular os alunos a discutirem o assunto e contribuírem com os outros participantes.
Exercícios
Esse é o momento em que os estudantes solucionam situações-problema. A ideia é definir em grupo qual é a melhor saída para resolver a questão e chegar a uma conclusão. Cabe ao professor promover um debate em sala de aula a partir das proposições feitas pelos alunos.
Em suma, o propósito é fazer com que as avaliações sejam feitas individualmente e em grupo. Essa é a metodologia empregada nos cursos do Hospital Israelita Albert Einstein. As avaliações são aplicadas ao final de todas as aulas. Essa avaliação constante é permitida por um software de gestão de provas, nesse caso, o Prova Fácil.
Por meio dele, os docentes criam os testes, que já são diagramados. Depois é só imprimi-los e a correção é feita de forma online. Com isso, é mais fácil alcançar bons resultados junto a um trabalho facilitado.
Com essa explicação, fica fácil entender a importância de um software para elaborar prova. Essa é uma maneira simples de aperfeiçoar o processo de ensino-aprendizagem e compreender pontos fortes e fracos dos estudantes. A consequência é uma situação de ganha-ganha, em que alunos e professores são beneficiados.
E você, já aplica essa ideia na sua instituição de ensino? Tem alguma experiência a compartilhar? Deixe seu comentário! Aproveite e assista como a ONG Bem Mudar utiliza o Prova Fácil para transformar a realidade da Educação Básica:
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