Um dos grandes desafios da educação nos dias de hoje é conseguir fazer com que os alunos aprendam com qualidade todo o conteúdo necessário e determinado pela grade curricular, cujas diretrizes são definidas por secretarias municipais e estaduais e o Ministério da Educação. Isso por uma razão muito simples, os alunos são diferentes uns dos outros e, claro, têm facilidades e dificuldades de aprendizado de acordo com o conteúdo passado em classe. Neste processo, a correção de provas pode ser um ponto importante para a consolidação das disciplinas.
A escola que opta por um modelo tradicional de ensino, ou seja, com foco no professor que ensina uma disciplina de maneira igual a todos os alunos, na frente de uma sala de aula, deixa descoberta uma série de lacunas neste processo. O ideal é que professores, monitores e coordenadores pedagógicos consigam identificar na sala cheia de alunos, aqueles que têm maiores dificuldades em uma determinada matéria, por exemplo, Física ou História e consigam acompanhar o desenvolvimento deles de forma individualizada.
A importância da prova personalizada e do acompanhamento pedagógico individual
O Plano Nacional de Educação (PNE) prevê uma série de metas que o poder público deve perseguir nos próximos 10 anos. A meta 2 prevê a universalização do ensino fundamental de 9 anos (ou seja, para alunos entre 6 e 14 anos) e garantir que ao menos 95% deles terminem esta etapa na idade recomendada. Dados de 2014 mostram que 97,5% dos jovens entre 6 e 14 anos já estão nas cadeiras do ensino fundamental, mas, hoje, apenas 73,7% encerram este período até os 16 anos.
Para que essa meta seja cumprida, o PNE recomenda que sejam criados mecanismos para o acompanhamento individualizado dos alunos do ensino fundamental. E como essas ferramentas podem ser criados?
Dicas para um acompanhamento individualizado na sua escola
Embora não existam dados oficiais sobre esse tipo de acompanhamento pedagógico (porque, inclusive, não há uma política pública específica para o tema), o Plano sugere algumas medidas que podem ser adotados pela comunidade escolar:
- O diretor pode organizar uma estrutura para que alunos possam ter atendimento individualizado no turno em que estiverem na escola;
- A escola pode contratar professores auxiliares para que, uma ou duas vezes na semana, façam uma espécie de monitoria com pequenos grupos de estudantes;
Outras experiências realizadas em escolas em todo o Brasil mostram que a análise de dados gerados pela própria escola e pelos alunos são uma fonte importante para perceber onde os estudantes estão deixando de aprender.
Acompanhando alunos com base nos dados da correção de provas
Durante um ano letivo, estudantes fazem inúmeras provas e exercícios avaliativos. Na maior parte das escolas brasileiras são as notas que eles obtém nestas atividades que dirão se o aluno conseguiu apreender o que foi passado em sala de aula e se ele seguirá o curso do aprendizado em uma nova série no ano seguinte. Mas nem todas as escolas sabem o que fazer com as notas tiradas pelos alunos nestes exames. Elas podem ser ferramentas importantes para diagnosticar possíveis dificuldades de aprendizado, servir de base para um acompanhamento individualizado e resolver problemas crônicos de ensino que normalmente só são sentidos lá na frente.
O Prova Fácil, um software desenvolvido pela Starline Tecnologia, é capaz de, além de corrigir provas de forma automática, de armazenar notas dos alunos e gerar relatórios completos sobre cada um dos estudantes. Isso ajuda os professores a diagnosticarem se algo vai mal em uma disciplina e se o aluno precisa de um acompanhamento mais próximo.
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